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INSTITUIÇÕES CEARÁ POLÍTICA CULTURAL
Ou seja, proporcionalmente, Ceará investe bem mais é Cláudia Falcon, que antes exercia essa função no que o empoderavam como artista homossexual e negro, Botelho. Com 169 artistas de várias gerações, de José
em cultura que São Paulo. mam paulista. um feito raro em meados do século passado. Leonilson (1957-1993) a Clébson Francisco (1994), a
Todos os novos equipamentos estão sob o cuidado Para o secretário de Cultura, Fabiano Piúba, a cria- Bandeira também era amigo de outro artista cearense exposição traz um panorama da cena local bastante
do arquiteto português José Manuel Carvalho Araújo, ção da Pinacoteca se insere em uma política de forta- que nasceu no mesmo ano que ele, Aldemir Martins contundente, marcada por ampla diversidade. Do total
convidado diretamente para a tarefa. Suas interven- lecimento institucional, que vem já desde os final dos (1922-2006), tema de outra das mostras inaugurais da exposto, 91 obras são do acervo da Pinacoteca.
ções, discretas e respeitosas com a história de cada anos 1980 com a gestão de Violeta Arraes (1926-2008) Pinacoteca, No lápis da vida não tem borracha, a cargo Para além do acervo e das exposições, a Pinacoteca
local, faz certo tributo a seu conterrâneo Álvaro Siza, como secretária de Cultura do governo Tasso Jereis- da curadora Rosely Nakagawa, que tem como adjunta é encarada, segundo seu diretor Rian Fontenele, como
especialmente pela escolha de materiais e da moder- sati, quando é recuperado o Theatro José de Alencar, e Waléria Américo. Com isso, a Pinacoteca é inaugurada “museu ateliê”. “Como artista, sei que até um caderno
nidade no traço. depois com Paulo Linhares, secretário do governo Ciro no centenário de dois artistas locais, com exposições pode ser visto como ateliê, mas a ideia aqui é que a
Araújo é autor de vários projetos comerciais em São Gomes, no final dos anos 1990, e que criou o Dragão que ampliam o repertório sobre cada um deles. No Pinacoteca seja um espaço de experimentação, de
Paulo, além de Portugal, e seu nome veio por meio de do Mar. “Costumo dizer que não existe uma política caso de Aldemir, sua obra vai além dos gatos e galos reflexão, de referência e memória”, conta.
um grupo que há anos pretendia criar um espaço para própria para uma biblioteca, uma Pinacoteca ou para conhecidos, apresentando um artista mestre do traço O conjunto das três mostras inaugurais é denomi-
a fotografia na cidade, composto, entre outros, pelo um museu. O que existe são políticas de fomento às e muito atento à cultura local. nado Bonito pra chover, uma expressão cearense que
fotógrafo Tiago Santana, organizador do Fotofestival artes, de patrimônio cultural e memória, de formação Finalmente, a série de mostras que inaugura a Pina- se diz quando o céu está carregado, e vem água por aí.
Solar e irmão de Camilo, do professor universitário artística e cultural, de cidadania e diversidade e como coteca é uma ampla pesquisa sobre arte contemporânea É um título bastante adequado ao resultado do que o
Silas de Paula, atual diretor do mis, e do artista Rian esses equipamentos culturais são ambientes para o cearense, intitulada Se Arar, a cargo de Cecília Bedê, “ambiente de resistência” está criando no Ceará: uma
Fontenele, atual diretor da Pinacoteca do Estado. Esse pensamento, a formulação e a execução dessas políticas Herbert Rolim, Lucas Dilacerda, Maria Macedo e Adriana radical transformação em seu panorama cultural.
grupo acabou formando uma espécie de conselho culturais”, explica Fabiano.
para a implementação dos novos projetos, tanto que
alguns deles assumiram funções gerenciais agora em banDeira e alDemir, 100
sua implementação. No caso da Pinacoteca, parte central de sua missão é
Esse complexo é constituído pela Estação das Artes, receber um importante acervo que foi acumulado ao
a antiga estação ferroviária do Ceará, onde estão a longo de décadas e que estava espalhado em gabinetes
Pinacoteca do Estado, a nova sede da Secretaria da e espaços não muito adequados, ainda em catalogação.
Cultura, o Iphan, o Museu Ferroviário e o Centro de Recentemente, por meio da lei Aldir Blanc, foram gastos
Design, mais a ampliação do Museu da Imagem e do R$ 2 milhões para ampliação do acervo levando-se em
Som, e o Centro Cultural Cariri, no interior do estado, conta representatividade de gênero e raça.
onde antes funcionava um seminário religioso e depois É possível ter uma ideia da abrangência deste acervo
um hospital. Além de espaços expositivos, ele vai contar levando-se em conta apenas uma das exposições inau-
com teatro e planetário. gurais, Amar se aprende amando, dedicada ao artista
A administração desses equipamentos é feita por cearense Antonio Bandeira (1922-1967), que possui 645
uma os (organização social), o Instituto Mirante de obras expostas e, desse total, apenas uma é emprestada,
Arte e Cultura, criado para esta função. É importante todas as demais são da própria Pinacoteca. “A maioria
lembrar que a primeira os dedicada à cultura no país das obras aqui nunca foi exposta e é um recorte que
surgiu justamente em Fortaleza para cuidar do Centro vai muito além da visão embranquecida que o mercado
Dragão do Mar de Arte e Cultura, inaugurado em 1999, criou sobre o Bandeira”, revela o curador da mostra,
um complexo que abriga, entre outros, o Museu de Bitu Cassundé, que tem Chico Porto como adjunto.
Arte Contemporânea e o Museu da Cultura Cearense. Ele precisou batalhar para tirar algumas obras icô-
nicas de Bandeira de gabinetes do governo, mas o
pinaCoteCa resultado é muito impressionante. Bitu apresenta um
Inaugurada no dia 3 de dezembro, a Pinacoteca possui artista muito além do abstrato, como é mais conhecido,
uma área total de 9,2 mil metros quadrados, com uma e suas várias relações, no Brasil e no exterior, com o
área expositiva de 3 mil metros quadrados e a reserva circuito das artes, entre elas sua proximidade com a FOTO: DIVULGAÇÃO/PINACOTECA DO ESTADO DO CEARÁ
técnica de 869 metros quadrados, área superior ao arquiteta Lina Bo Bardi, que inaugurou o Museu de
espaço expositivo do Museu de Arte Moderna de São Arte Moderna da Bahia, no Teatro Castro Alves, em
Paulo, com mobiliário projetado especialmente para 1960, com uma exposição dedicada a ele. Bandeira, que
ela, o que reforça a seriedade de todo o projeto. Coin- viveu em Paris nos seus últimos anos, é ainda pouco
cidentemente, a coordenadora da nova reserva técnica celebrado por seus autorretratos, dois deles na mostra, Antonio Bandeira,
Autorretrato no espelho, 1945
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