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Batedeiras de uso doméstico, século 20, expostas na mostra Casas e Coisas











               O desenho curatorial também aplicou fortemente   espaço, tornando possível essa expansão e a inclusão
            recursos táteis, permitindo que o visitante – e não apenas   de novos olhares e interpretações sobre o acervo, a
            aquele que tem alguma limitação visual – toque em diver- arquitetura do prédio e o entorno, observado agora a
            sas obras e objetos que compõem as várias exposições,  partir do mezanino instalado no topo do edifício.
            diminuindo assim a distância entre sua existência real e   Saíram excessos como as dourações nas colunas e
            simbólica. São mais de 300 recursos do gênero, que o   volutas, a cor foi harmonizada e padronizada num suave
            público timidamente vem descobrindo, indo de um jacaré   tom de amarelo originário (as paredes do prédio foram
            taxidermizado (representando o período em que o museu   submetidas a uma verdadeira pesquisa arqueológica a
            também abrigava coleções de arqueologia e etnologia,  fim de encontrar a tonalidade de origem). As salas foram
            transferidas para outras instituições da USP na década   integradas, os andares superiores foram incorporados
            de 80) a réplicas em relevo de peças do acervo, como o   ao museu e as atividades (como acervo, restauro, pes-
            retrato de Maria Quitéria ou uma sala de descanso na   quisa etc.) ali exercidas foram transferidas para outras
            qual é possível experimentar de forma concreta os vários   casas alugadas nas redondezas do bairro do Ipiranga.
            modos de sentar na história do mobiliário brasileiro.    Obras fundamentais da coleção, como a célebre tela
               A reforma física, que vem atraindo o interesse de   Independência ou Morte, de Pedro Américo, que recriou
            um público ávido por novidades, mais do que dobrou   e mitificou a encenação do grito do Ipiranga muitas
            o espaço dedicado às exposições e circulação dos  décadas depois do gesto simbólico da Independência
            visitantes. Ela também atualizou e recontextualizou o  (a tela é de 1888), ou a pintura Partida das Monções, de

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