Page 46 - ARTE!Brasileiros #60
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memória mUSEU do iPirAnGA












































            Vista da mostra Mundos do Trabalho











            o mais novo museu Da CiDaDe De são paulo  do bandeirante, em um espaço de investigação no
            condensa de forma instigante passado e presente.  qual os objetos, documentos e outros vestígios mate-
            Instalado num prédio eclético, que começou a ser  riais tornam-se protagonistas, não é uma tarefa fácil.
            construído ainda no século 19 e que foi inteiramente   Sobretudo se levarmos em consideração a existência de
            restaurado a partir de uma concepção bastante atual   uma série de restrições decorrentes dos tombamentos
            de museologia e inclusão, o Museu do Ipiranga tem   do edifício como patrimônio arquitetônico e imaterial
            dois pilares estruturantes – o estímulo à pesquisa e a   pelas três instâncias de preservação.
            formação de um público amplo – e um objeto central:   Uma das soluções encontradas foi o uso massivo
            a cultura material. Apresenta-se como um “laborató- de recursos audiovisuais no novo projeto museológico.
            rio de história”, em contraposição direta a uma visão   Logo na abertura, oficializada em 6 de setembro na
            arcaica e fetichizada da história, na qual corações   esteira das celebrações do bicentenário, frustradas
            inchados de formol de ex-monarcas e símbolos e   pelo uso político da data, 56 produções audiovisuais
            datas nacionais são sequestrados com o objetivo de   complementavam as vitrines, mostruários e obras de
            perpetuar as estruturas de poder construídas pelas   arte espalhados pelo prédio. A previsão é de que nos
            gerações passadas.                              próximos meses outras venham a se somar, totalizando
                Transformar o local erigido para ser um memorial  70 peças digitais, dialogando com a estrutura estável e   FOTOS: HELOÍSA BORTZ
            de sustentação de um discurso de protagonismo de   problematizando assim o discurso oficial que impregna
            São Paulo na construção da nação e da heroica figura   o projeto ideológico do museu.

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