Page 46 - ARTE!Brasileiros #60
P. 46
memória mUSEU do iPirAnGA
Vista da mostra Mundos do Trabalho
o mais novo museu Da CiDaDe De são paulo do bandeirante, em um espaço de investigação no
condensa de forma instigante passado e presente. qual os objetos, documentos e outros vestígios mate-
Instalado num prédio eclético, que começou a ser riais tornam-se protagonistas, não é uma tarefa fácil.
construído ainda no século 19 e que foi inteiramente Sobretudo se levarmos em consideração a existência de
restaurado a partir de uma concepção bastante atual uma série de restrições decorrentes dos tombamentos
de museologia e inclusão, o Museu do Ipiranga tem do edifício como patrimônio arquitetônico e imaterial
dois pilares estruturantes – o estímulo à pesquisa e a pelas três instâncias de preservação.
formação de um público amplo – e um objeto central: Uma das soluções encontradas foi o uso massivo
a cultura material. Apresenta-se como um “laborató- de recursos audiovisuais no novo projeto museológico.
rio de história”, em contraposição direta a uma visão Logo na abertura, oficializada em 6 de setembro na
arcaica e fetichizada da história, na qual corações esteira das celebrações do bicentenário, frustradas
inchados de formol de ex-monarcas e símbolos e pelo uso político da data, 56 produções audiovisuais
datas nacionais são sequestrados com o objetivo de complementavam as vitrines, mostruários e obras de
perpetuar as estruturas de poder construídas pelas arte espalhados pelo prédio. A previsão é de que nos
gerações passadas. próximos meses outras venham a se somar, totalizando
Transformar o local erigido para ser um memorial 70 peças digitais, dialogando com a estrutura estável e FOTOS: HELOÍSA BORTZ
de sustentação de um discurso de protagonismo de problematizando assim o discurso oficial que impregna
São Paulo na construção da nação e da heroica figura o projeto ideológico do museu.
46