Page 65 - ARTE!Brasileiros #59
P. 65

Mas este tema precisa ser amplamente discutido   recebem uma bolsa, ficam estudando e pesquisando
                     porque a arte também tem valor comercial e finan-  em temas do seu interesse em intersecção com o
                     ceiro, e quem coleciona se beneficia das exposições,   nosso arquivo.
                     sejam mostras individuais ou coletivas.            Esse percurso tem como objetivo entregar um
                       O processo de doações para museus tem que     resultado, de domínio público, que pode ser um
                     ser profundamente discutido. Quando as pessoas   vídeo, um livro de artista para baixar da internet,
                     votam a favor ou contra a aquisição de uma obra,   uma exposição, um texto. Os editores somos nós.
                     pode haver algum tipo de conflito, e isso deveria   O pesquisador tem um interesse especial em uma
                     ser debatido com a instituição e documentado. No   área, esse é o disparador. É isso que vai dirigir seu
                     caso de videoarte e fotografia, pelo fato de muitas   trabalho.
                     vezes serem edições, obviamente o conflito aparece
                     com mais frequência.                         É como uma residência de pesquisa…
                       Um outro ponto a ser levantado, é o número de   De vez em quando tem de seis a sete pessoas aqui,
                     obras de arte mostradas em exposições, em insti-  que vão se ajudando também. Tudo aqui é de domí-
                     tuições públicas ou privadas, em que os curadores   nio público. Um dos bolsistas, o artista Pontogor,
                     mantêm relações próximas com os colecionadores   começou a pesquisar o trabalho da videoartista
                     de onde partem esses trabalhos a serem exibidos.   holandesa Manon de Boer, que trafega pela arte
                     Infelizmente esse não é um problema só do circuito   conceitual e de quem temos aqui, na coleção, seis
                     brasileiro de arte, é um problema global.       obras. O resultado foi um vídeo-ensaio que relacio-
                                                                     na trabalhos de Manon de Boer, Antonio Dias, Guy
                  Mas neste sentido não deveríamos ser mais radi-    Debord, Roberto Bolaño e outros.
                  cais e dizer que não pode ser o diretor do museu,     Na exposição Horror Vacui, que abrimos no dia 7
                  enfim, aquele que está no museu ocupado de bus-    de maio deste ano, com organização do Pontogor,
                  car patrocínios etc., a mesma pessoa que está      é apresentado o vídeo Como Ver um Fantasma?,
                  ligada à compra e venda de obras, já que estão se   em que ele investiga as diferentes manifestações
                  beneficiando sistematicamente da informação de     do vazio na arte.
                  terceiros para isso?                                  Cris Ambrósio e Deyson Gilbert apresentaram a
                     No Brasil estamos caminhando na profissionaliza-  exposição Estado de Possessão – Notas para uma
                     ção dos museus. No meu ponto de vista a diretoria   Estética da Tortura, que permaneceu aberta ao
                     deve ser de funcionários do museu. Nos conselhos,   público de novembro de 2021 a fevereiro de 2022.
                     sim, há espaço para os mantenedores, mas também
                     deveria ter espaço para os outros agentes da arte.
                     Eu tenho preferência pelo estilo de governança
                     da Pinacoteca do Estado de São Paulo. O modelo
                     da Pinacoteca está mais próximo dos modelos
                     estrangeiros em que os diretores são funcionários
                     da instituição.


                  Parte importantíssima de sua coleção são arqui-
                  vos. Como os estão organizando, como funciona
                  a sua equipe?
                     Catalogação e preservação já são questões técnicas
           FOTO: ARQUIVO PESSOAL  aqui um esquema com o objetivo de transformar o
                     importantíssimas, e cuidamos disso. Mas criamos

                     arquivo em algo vivo, mais dinâmico. Então decidimos
                     investir em artistas, curadores, pesquisadores, que
                     por seis meses, trabalham em período part-time,
                                                                  Os colecionadores Patricia e Pedro Barbosa

                                                                                                              65





                                                                                                                15/07/2022   18:18
         Book_ARTE59.indb   65
         Book_ARTE59.indb   65                                                                                  15/07/2022   18:18
   60   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70