Page 65 - ARTE!Brasileiros #59
P. 65
Mas este tema precisa ser amplamente discutido recebem uma bolsa, ficam estudando e pesquisando
porque a arte também tem valor comercial e finan- em temas do seu interesse em intersecção com o
ceiro, e quem coleciona se beneficia das exposições, nosso arquivo.
sejam mostras individuais ou coletivas. Esse percurso tem como objetivo entregar um
O processo de doações para museus tem que resultado, de domínio público, que pode ser um
ser profundamente discutido. Quando as pessoas vídeo, um livro de artista para baixar da internet,
votam a favor ou contra a aquisição de uma obra, uma exposição, um texto. Os editores somos nós.
pode haver algum tipo de conflito, e isso deveria O pesquisador tem um interesse especial em uma
ser debatido com a instituição e documentado. No área, esse é o disparador. É isso que vai dirigir seu
caso de videoarte e fotografia, pelo fato de muitas trabalho.
vezes serem edições, obviamente o conflito aparece
com mais frequência. É como uma residência de pesquisa…
Um outro ponto a ser levantado, é o número de De vez em quando tem de seis a sete pessoas aqui,
obras de arte mostradas em exposições, em insti- que vão se ajudando também. Tudo aqui é de domí-
tuições públicas ou privadas, em que os curadores nio público. Um dos bolsistas, o artista Pontogor,
mantêm relações próximas com os colecionadores começou a pesquisar o trabalho da videoartista
de onde partem esses trabalhos a serem exibidos. holandesa Manon de Boer, que trafega pela arte
Infelizmente esse não é um problema só do circuito conceitual e de quem temos aqui, na coleção, seis
brasileiro de arte, é um problema global. obras. O resultado foi um vídeo-ensaio que relacio-
na trabalhos de Manon de Boer, Antonio Dias, Guy
Mas neste sentido não deveríamos ser mais radi- Debord, Roberto Bolaño e outros.
cais e dizer que não pode ser o diretor do museu, Na exposição Horror Vacui, que abrimos no dia 7
enfim, aquele que está no museu ocupado de bus- de maio deste ano, com organização do Pontogor,
car patrocínios etc., a mesma pessoa que está é apresentado o vídeo Como Ver um Fantasma?,
ligada à compra e venda de obras, já que estão se em que ele investiga as diferentes manifestações
beneficiando sistematicamente da informação de do vazio na arte.
terceiros para isso? Cris Ambrósio e Deyson Gilbert apresentaram a
No Brasil estamos caminhando na profissionaliza- exposição Estado de Possessão – Notas para uma
ção dos museus. No meu ponto de vista a diretoria Estética da Tortura, que permaneceu aberta ao
deve ser de funcionários do museu. Nos conselhos, público de novembro de 2021 a fevereiro de 2022.
sim, há espaço para os mantenedores, mas também
deveria ter espaço para os outros agentes da arte.
Eu tenho preferência pelo estilo de governança
da Pinacoteca do Estado de São Paulo. O modelo
da Pinacoteca está mais próximo dos modelos
estrangeiros em que os diretores são funcionários
da instituição.
Parte importantíssima de sua coleção são arqui-
vos. Como os estão organizando, como funciona
a sua equipe?
Catalogação e preservação já são questões técnicas
FOTO: ARQUIVO PESSOAL aqui um esquema com o objetivo de transformar o
importantíssimas, e cuidamos disso. Mas criamos
arquivo em algo vivo, mais dinâmico. Então decidimos
investir em artistas, curadores, pesquisadores, que
por seis meses, trabalham em período part-time,
Os colecionadores Patricia e Pedro Barbosa
65
15/07/2022 18:18
Book_ARTE59.indb 65
Book_ARTE59.indb 65 15/07/2022 18:18