Page 61 - ARTE!Brasileiros #59
P. 61

O Jacopo fez tese de doutorado baseada em artistas
                                                                     andarilhos, que fazem land art, walking art. Então havia
                                                                     essa afinidade com uma arte mais imaterial que me
                                                                     fascinava. Juntou a fome com a vontade de comer.
                                                                     Eu queria caminhar para a arte conceitual, então
                                                                     foi um casamento perfeito. Eu encontrava algumas
                                                                     coisas, ele sugeria outras, e íamos trocando ideias,
                                                                     construindo tudo junto. Dentre esses artistas con-
                                                                     temporâneos que vieram da pesquisa do Jacopo está
                                                                     a cipriota Haris Epaminonda, de quem compramos
                                                                     algumas obras já em 2012, e que ganhou o Leão de
                                                                     Prata da Bienal de Veneza em 2019.
                                                                        Mas logo no segundo ano, eu comecei a trazer
                                                                     umas coisas extremamente contemporâneas que 
                                                                     não eram do gosto do Jacopo, porque não tem a ver
                                                                     com a estética dele, por exemplo a obra do Jacol-
                                                                     by Satterwhite. Ano passado estive no Haus der
                                                                     Kunst de Munique, no hall principal estava uma
                                                                     instalação gigantesca do Jacolby. Eu fui um dos
                                                                     primeiros compradores dele na história, que era
                                                                     representado apenas por uma galeria perdida em
                                                                     Palma de Mallorca.
                                                                        Mas isso era eu caminhando minha trajetória, ain-
                                                                     da que acompanhado do Jacopo, era uma troca de
                                                                     experiência muito produtiva com extensas conversas.
                                                                     Acabamos olhando coisas diferentes juntos, como
                                                                     Ken Okiish e Nick Mauss. Eram artistas estrangeiros
                                                                     que já produziam antes do começo dos anos 2010,
                                                                     mas eu os peguei num ponto de inflexão, de serem
                                                                     encontrados pelos museus.

                                                                  Há um diferencial que aproxima você deles. Do
                                                                  que se trata na sua opinião?
           FOTO: DANIEL PEREZ  / CORTESIA DA ARTISTA E DA RODEO GALLERY
                                                                     Posso talvez fazer um comentário extremamente pre-
                                                                     conceituoso e perigoso, mas acontece que nos EUa
                                                                     e na Europa estes artistas têm formação acadêmica.
                                                                     E, para este colecionismo que segui, penso que é
                                                                     necessário, mas não suficiente, esse tipo de forma-
                                                                     ção. Tem a minha identidade nisso. Não estou criti-
                                                                     cando a produção artística que não tenha formação
                                                                     acadêmica. Tudo é arte. Mas este caminho traz para
                                                                     mim uma interlocução com que tenho mais afinidade.

                                                                  Dê um exemplo de onde isso fica evidente em
                                                                   seu acervo.
                                                                     A nossa próxima exposição, com a Leslie Thornton,
                  Haris Epaminonda, Untitled 11, 2011                professora na Brown. Uma precursora da videoarte

                                                                                                              61





                                                                                                                15/07/2022   18:18
         Book_ARTE59.indb   61
         Book_ARTE59.indb   61                                                                                  15/07/2022   18:18
   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66