Page 61 - ARTE!Brasileiros #59
P. 61
O Jacopo fez tese de doutorado baseada em artistas
andarilhos, que fazem land art, walking art. Então havia
essa afinidade com uma arte mais imaterial que me
fascinava. Juntou a fome com a vontade de comer.
Eu queria caminhar para a arte conceitual, então
foi um casamento perfeito. Eu encontrava algumas
coisas, ele sugeria outras, e íamos trocando ideias,
construindo tudo junto. Dentre esses artistas con-
temporâneos que vieram da pesquisa do Jacopo está
a cipriota Haris Epaminonda, de quem compramos
algumas obras já em 2012, e que ganhou o Leão de
Prata da Bienal de Veneza em 2019.
Mas logo no segundo ano, eu comecei a trazer
umas coisas extremamente contemporâneas que
não eram do gosto do Jacopo, porque não tem a ver
com a estética dele, por exemplo a obra do Jacol-
by Satterwhite. Ano passado estive no Haus der
Kunst de Munique, no hall principal estava uma
instalação gigantesca do Jacolby. Eu fui um dos
primeiros compradores dele na história, que era
representado apenas por uma galeria perdida em
Palma de Mallorca.
Mas isso era eu caminhando minha trajetória, ain-
da que acompanhado do Jacopo, era uma troca de
experiência muito produtiva com extensas conversas.
Acabamos olhando coisas diferentes juntos, como
Ken Okiish e Nick Mauss. Eram artistas estrangeiros
que já produziam antes do começo dos anos 2010,
mas eu os peguei num ponto de inflexão, de serem
encontrados pelos museus.
Há um diferencial que aproxima você deles. Do
que se trata na sua opinião?
FOTO: DANIEL PEREZ / CORTESIA DA ARTISTA E DA RODEO GALLERY
Posso talvez fazer um comentário extremamente pre-
conceituoso e perigoso, mas acontece que nos EUa
e na Europa estes artistas têm formação acadêmica.
E, para este colecionismo que segui, penso que é
necessário, mas não suficiente, esse tipo de forma-
ção. Tem a minha identidade nisso. Não estou criti-
cando a produção artística que não tenha formação
acadêmica. Tudo é arte. Mas este caminho traz para
mim uma interlocução com que tenho mais afinidade.
Dê um exemplo de onde isso fica evidente em
seu acervo.
A nossa próxima exposição, com a Leslie Thornton,
Haris Epaminonda, Untitled 11, 2011 professora na Brown. Uma precursora da videoarte
61
15/07/2022 18:18
Book_ARTE59.indb 61
Book_ARTE59.indb 61 15/07/2022 18:18