Page 63 - ARTE!Brasileiros #59
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que conseguem juntar a excelência do conceitualis- O fascínio está no quase inalcançado. O desejo se
mo e a política de forma extremamente harmoniosa. move em direção à falta, como diz o Lacan…
O brilhantismo de Antonio Dias já se expressa, nos É por aí. Eu não vou conseguir dominar a coisa. Estou
anos 1960, quando da criação do naC (Núcleo de sempre atrás. É muito gostoso você viver numa
Arte Contemporânea) na Universidade Federal da relação que é de eterno desafio.
Paraíba. E o Haacke foi, por décadas, professor da
Cooper Union em Nova York. O Cildo tem uma sólida Parece-me que no fundo, seria um pouco o con-
formação acadêmica na Universidade de Brasília (UnB). trário do que vemos no colecionismo visto ape-
nas como commodity, em que o fascínio está
Então você, ao se identificar com estes artistas, em adquirir uma peça para tê-la, esperar que se
descobriu uma forma de militância. valorize e depois vendê-la. Aqui o prazer está em
Para mim, tem a ver com o jeito como fui formado. você continuar pesquisando, encontrando elos e
Meu pai é professor. Todo mundo em casa tem associações a partir da obra.
PhD. Sou o único que não tem. Então sempre tive
certa fascinação por este tipo de coisa. Muita gente E isso é infinito. Desafia muito mais intelectualmente.
na família é ligada à universidade. Não tenho nada contra quem faz isso comercialmente,
Por exemplo, vi na Bienal de 2010 uma obra basea- mas a minha parte comercial é outro lado da minha
da nos métodos de alfabetização do Paulo Freire, vida. Neste jogo aqui, estou eternamente caminhando
um cara sobre quem eu tinha escutado falar em atrás do que eu não sei. E aí, não preciso somen-
casa a vida toda, e que hoje é execrado por gente te de material. Preciso de pessoas extremamente
que nem o conhece!
Se você olhar as aulas que tem em Harvard, no
MIT, na Caltech, das que eu já vi, nada mais são
do que variantes de um método desenvolvido por
este brasileiro.
Educação para Adultos, do Jonathas de Andrade,
é uma obra em que ele formalizou algo político de
modo superconceitual. E fui dos primeiros a comprar
trabalhos dele.
Viajo muito, estou em tudo quanto é lugar. Tenho
acesso a galerias e a espaços independentes,
tenho interlocução com estas pessoas que desen-
volvem projetos experimentais. Esse foi o caminho.
Aqui, por exemplo, tem uma coleção completa
com mais de 300 folhetos do CAyC [Centro de Arte
y Comunicación, centro internacional de cultura e
FOTO: CORTESIA DO ARTISTA E DA GALERIA VERMELHO itens sobre o CAyC no Brasil. Assim como a edição de
arte pop, criado na Argentina nos anos 1970]. Com-
pramos este material. Aqui é o lugar onde tem mais
1966 de Diagonal Cero [revista dirigida pelo artista
argentino nascido em La Plata, Edgardo Antonio
Vigo, dedicada à arte experimental, conceptual e
à poesia visual. Num gesto vanguardista, o editor
pulou a edição 25 e a dedica “ao nada”].
Entrei neste jogo sedutor, que é uma Babel ou um
labirinto borgeano, em que você entra e de que não
sai jamais. As associações são infinitas.
Jonathas de Andrade, Educação para Adultos, 2010
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