Page 58 - ARTE!Brasileiros #57
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EXPOSIÇÕES MODERNISMO
Segundo a historiadora, o nacionalismo viria como nas nossas vidas particulares, ou se sobrepõe, e ainda
decorrência de “uma ânsia de afirmação a partir da que elementos fariam parte dessa pretensa imagem
implantação da República (1889), estando daí em diante única. Para Tereza, o centenário da Semana de Arte
implícito o desejo de rompimento da intelectualidade Moderna propicia um momento oportuno acerca de
com o século 19 e o academismo nas artes visuais”. Com debates dessa natureza. “A cada época novas respostas
isso, visava assumir nossa realidade física e cultural, às reinventadas perguntas. Esta é uma oportunidade para
até então menosprezadas pela elite, que se identificava o público reparar. Repare: olhe, observe, note! Estamos
com a Europa. reparando: revendo, restaurando, renovando!”, afirma
Em direção a essa questão, em Brasilidade Pós-Mo- ao apontar, também, a necessidade de uma discussão FOTO: JAIME ACIOLI / DIVULGAÇÃO
dernismo, Identidade é um dos núcleos mais interessantes inovadora, que atenda à demanda do nosso tempo.
da mostra, refletindo justamente sobre a ideia de uma A ocasião para revisitar a Semana de 22 e reavaliá-la
identificação nacional e em que momento ela deságua criticamente não deve passar despercebida. Como
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