Page 58 - ARTE!Brasileiros #57
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EXPOSIÇÕES MODERNISMO



































































               Segundo a historiadora, o nacionalismo viria como   nas nossas vidas particulares, ou se sobrepõe, e ainda
            decorrência de “uma ânsia de afirmação a partir da   que elementos fariam parte dessa pretensa imagem
            implantação da República (1889), estando daí em diante   única. Para Tereza, o centenário da Semana de Arte
            implícito o desejo de rompimento da intelectualidade   Moderna propicia um momento oportuno acerca de
            com o século 19 e o academismo nas artes visuais”. Com   debates dessa natureza. “A cada época novas respostas
            isso, visava assumir nossa realidade física e cultural,  às reinventadas perguntas. Esta é uma oportunidade para
            até então menosprezadas pela elite, que se identificava   o público reparar. Repare: olhe, observe, note! Estamos
            com a Europa.                                   reparando: revendo, restaurando, renovando!”, afirma
               Em direção a essa questão, em Brasilidade Pós-Mo- ao apontar, também, a necessidade de uma discussão    FOTO: JAIME ACIOLI / DIVULGAÇÃO
            dernismo, Identidade é um dos núcleos mais interessantes   inovadora, que atenda à demanda do nosso tempo.
            da mostra, refletindo justamente sobre a ideia de uma   A ocasião para revisitar a Semana de 22 e reavaliá-la
            identificação nacional e em que momento ela deságua   criticamente não deve passar despercebida. Como

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