Page 62 - ARTE!Brasileiros #57
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EXPOSIÇÕES RECIFE











































            Patuá Platz, de Marcio Almeida. Em meio à exposição, as fotógrafas Roberta Guimarães (Brasil) e Hannah Wolf (Alemanha) foram
            incorporadas à CKD como artistas a partir do trabalho desenvolvido no registro das imagens realizadas no Brasil




            Vão, de Paulo Bruscky, um tapete vermelho com a frase   Muro de Berlim, episódios em que ele esteve presente.
            citada, colocado entre batentes de uma porta, conflui   Entre os livros se encontra Os Sertões, de Euclides da
            para o espaço estético interpenetrando ilusoriamente   Cunha, com tradução de Bertholt Zilly - premiada na
            o interno/externo. A instalação, de linguagem apa- Alemanha e no Brasil -, que ensinou literatura brasileira
            rentemente simples, é complexa e se abre a outras   na Universidade Livre de Berlim. Ainda está na mostra
            problemáticas críticas já contidas na obra do artista.  a pintura superdimensionada de um peixe, restaurado
            Quase todos os trabalhos têm dimensões variáveis e,  por Hainke que pertencia à prefeitura de Bremen por
            portanto, são facilmente adaptáveis a outros espaços.  quase cem anos.
            Depois do Recife todas seguem para Bremen, como    Contemporâneo dele, o brasileiro Silvio Hansen, que
            obras ou fragmentos delas, e se transformam em novos   militou na arte postal, preso político durante a ditadura
            experimentos.                                   militar, trabalhou para a exposição, mas morreu antes
               Entre os alemães destaca-se Wolfgang Hainke, 76   que ela fosse concretizada. Alguns de seus trabalhos
            anos, com muito a contar de suas militâncias na arte,  denunciam episódios da violência imposta à demo-
            algumas delas vividas no grupo Fluxus. Um de seus tra- cracia brasileira.
            balhos sugere uma espécie de coluna que dialoga com   A arte de hoje capta a violência produzida pela socie-
            os Cartemas (composições visuais modulares, no caso   dade, não importa o país. Sobre o mesmo chão de estre-
            feitas de cerâmica) do designer Aloísio Magalhães, que   las, de Marcio Almeida, pertence à matriz dos trabalhos
            ocupa uma das paredes do mamam. Ainda há uma caixa   políticos do artista e exibe placas de alvos retirados de
            na qual Hainke trabalha desde 1991 e que acaba de doar  um Clube de Tiro. A dramática origem desse material
            ao museu, com trabalhos do poeta Emmett Williams (do   ativa a imaginação do espectador preocupado com a
            Fluxus) e de Richard Hamilton. Completam a instalação   truculência das cidades. Ainda dele, Patuá Platz nasce
            objetos como imagens do 11 de Setembro e da queda do   dentro da arquitetura de sua caixa, que sustenta uma

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