Page 62 - ARTE!Brasileiros #57
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EXPOSIÇÕES RECIFE
Patuá Platz, de Marcio Almeida. Em meio à exposição, as fotógrafas Roberta Guimarães (Brasil) e Hannah Wolf (Alemanha) foram
incorporadas à CKD como artistas a partir do trabalho desenvolvido no registro das imagens realizadas no Brasil
Vão, de Paulo Bruscky, um tapete vermelho com a frase Muro de Berlim, episódios em que ele esteve presente.
citada, colocado entre batentes de uma porta, conflui Entre os livros se encontra Os Sertões, de Euclides da
para o espaço estético interpenetrando ilusoriamente Cunha, com tradução de Bertholt Zilly - premiada na
o interno/externo. A instalação, de linguagem apa- Alemanha e no Brasil -, que ensinou literatura brasileira
rentemente simples, é complexa e se abre a outras na Universidade Livre de Berlim. Ainda está na mostra
problemáticas críticas já contidas na obra do artista. a pintura superdimensionada de um peixe, restaurado
Quase todos os trabalhos têm dimensões variáveis e, por Hainke que pertencia à prefeitura de Bremen por
portanto, são facilmente adaptáveis a outros espaços. quase cem anos.
Depois do Recife todas seguem para Bremen, como Contemporâneo dele, o brasileiro Silvio Hansen, que
obras ou fragmentos delas, e se transformam em novos militou na arte postal, preso político durante a ditadura
experimentos. militar, trabalhou para a exposição, mas morreu antes
Entre os alemães destaca-se Wolfgang Hainke, 76 que ela fosse concretizada. Alguns de seus trabalhos
anos, com muito a contar de suas militâncias na arte, denunciam episódios da violência imposta à demo-
algumas delas vividas no grupo Fluxus. Um de seus tra- cracia brasileira.
balhos sugere uma espécie de coluna que dialoga com A arte de hoje capta a violência produzida pela socie-
os Cartemas (composições visuais modulares, no caso dade, não importa o país. Sobre o mesmo chão de estre-
feitas de cerâmica) do designer Aloísio Magalhães, que las, de Marcio Almeida, pertence à matriz dos trabalhos
ocupa uma das paredes do mamam. Ainda há uma caixa políticos do artista e exibe placas de alvos retirados de
na qual Hainke trabalha desde 1991 e que acaba de doar um Clube de Tiro. A dramática origem desse material
ao museu, com trabalhos do poeta Emmett Williams (do ativa a imaginação do espectador preocupado com a
Fluxus) e de Richard Hamilton. Completam a instalação truculência das cidades. Ainda dele, Patuá Platz nasce
objetos como imagens do 11 de Setembro e da queda do dentro da arquitetura de sua caixa, que sustenta uma
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