Page 19 - ARTE!Brasileiros #57
P. 19
Nos anos anteriores à pandemia, as feiras eram O resultado brasileiro parece conversar com as pre-
responsáveis por quase 50% das vendas de galeristas visões estrangeiras, que apontam uma diminuição
ao redor mundo, segundo o relatório da Art Basel e uBs. das viagens e participação em feiras por parte das
Em 2020, esse número caiu para 13% em decorrência galerias. Márcio Botner, sócio d’A Gentil Carioca, por
dos eventos cancelados. Diversos galeristas no Brasil outro lado, acredita que a tendência seja uma retomada
e no mundo apontam que essa diminuição na depen- muito próxima ao que existia antes. “Claro que dá uma
dência das feiras pode ter vindo para ficar. Segundo sensação de que talvez não dê para ser tão veloz assim,
reportagem do The Art Newspaper, só em 2019 acon- que talvez fosse melhor de alguma outra maneira, mas
teceram 178 feiras de arte paralelamente a bienais ou continuo achando o contato presencial fundamental”,
trienais e às exposições de museus e galerias. “É um afirma o carioca. Apesar das discordâncias, a opinião
sistema predatório. Não há casa que consiga bancar não destoa totalmente da postura dos demais galeris-
financeiramente todo esse investimento”, compartilha tas, que defendem que mesmo com a diminuição da
André Millan. “Quando você para um pouco, percebe dependência das feiras, não é possível se desprender
que não fez nenhuma feira [em 2020] e continuou ven- completamente, seja pelas possibilidades de vínculo
dendo bem, aí você se pergunta: será que realmente e socialização criadas, pelos resultados em vendas a
preciso fazer tudo isso?”, indaga Roesler. longo prazo ou pela expansão para outros mercados.
Para Thiago Gomide e Thais Darzé (Paulo Darzé Os resultados dos dois maiores eventos nacionais
Galeria), a pausa decorrente da pandemia permitiu em 2021 demonstram, de fato, que o interesse nas fei-
que os galeristas - geralmente imersos em rotinas ras segue elevado. Ao longo dos cinco dias de evento,
intensas de eventos - pudessem pensar sobre o quanto a sp-Arte - que esse ano trocou o Pavilhão da Bienal
o custo operacional e o processo de estresse, cansaço (25 mil m ) pelo galpão arca (9 mil m ) - recebeu cerca
2
2
e expectativa revertem financeira e institucionalmente. de 18.500 pessoas, esgotando praticamente todos
19