Page 19 - ARTE!Brasileiros #57
P. 19

Nos anos anteriores à pandemia, as feiras eram   O resultado brasileiro parece conversar com as pre-
            responsáveis por quase 50% das vendas de galeristas   visões estrangeiras, que apontam uma diminuição
            ao redor mundo, segundo o relatório da Art Basel e uBs.  das viagens e participação em feiras por parte das
            Em 2020, esse número caiu para 13% em decorrência   galerias. Márcio Botner, sócio d’A Gentil Carioca, por
            dos eventos cancelados. Diversos galeristas no Brasil   outro lado, acredita que a tendência seja uma retomada
            e no mundo apontam que essa diminuição na depen- muito próxima ao que existia antes. “Claro que dá uma
            dência das feiras pode ter vindo para ficar. Segundo   sensação de que talvez não dê para ser tão veloz assim,
            reportagem do The Art Newspaper, só em 2019 acon- que talvez fosse melhor de alguma outra maneira, mas
            teceram 178 feiras de arte paralelamente a bienais ou   continuo achando o contato presencial fundamental”,
            trienais e às exposições de museus e galerias. “É um   afirma o carioca. Apesar das discordâncias, a opinião
            sistema predatório. Não há casa que consiga bancar  não destoa totalmente da postura dos demais galeris-
            financeiramente todo esse investimento”, compartilha   tas, que defendem que mesmo com a diminuição da
            André Millan. “Quando você para um pouco, percebe   dependência das feiras, não é possível se desprender
            que não fez nenhuma feira [em 2020] e continuou ven- completamente, seja pelas possibilidades de vínculo
            dendo bem, aí você se pergunta: será que realmente   e socialização criadas, pelos resultados em vendas a
            preciso fazer tudo isso?”, indaga Roesler.       longo prazo ou pela expansão para outros mercados.
               Para Thiago Gomide e Thais Darzé (Paulo Darzé   Os resultados dos dois maiores eventos nacionais
            Galeria), a pausa decorrente da pandemia permitiu   em 2021 demonstram, de fato, que o interesse nas fei-
            que os galeristas - geralmente imersos em rotinas   ras segue elevado. Ao longo dos cinco dias de evento,
            intensas de eventos - pudessem pensar sobre o quanto   a sp-Arte - que esse ano trocou o Pavilhão da Bienal
            o custo operacional e o processo de estresse, cansaço   (25 mil m ) pelo galpão arca (9 mil m ) - recebeu cerca
                                                                                           2
                                                                    2
            e expectativa revertem financeira e institucionalmente.  de 18.500 pessoas, esgotando praticamente todos















































                                                                                                         19
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24