Page 23 - ARTE!Brasileiros #57
P. 23
Vista da Feira Internacional de Arte Contemporânea (FIAC) de Paris, em outubro de 2021
chegou a opacar o brilho dos expositores que concor- Várias obras figurativas reaparecem como estrelas.
reram de vários países da Europa, África e Ásia e que Alice Neel, Chen Ke, Jean-Michel Othoniel, Yves Laloy, que
sempre trazem excelentes elencos. foram vendidas logo no começo. Victoria Miro apresentou
Galerias históricas e tradicionais como Thaddaeus uma série belíssima de 10 pastéis de Chantal Joffe, Pictures
Ropac mostraram obras do Georg Baselitz, coincidindo of What I Did Not See, 2019. E artistas negros também
com a nova retrospectiva do artista alemão que acaba passam a ter maior expressão no circuito. A Templon trouxe
de abrir no Centro Pompidou, e que permanecerá até uma obra muito original de Omar Ba, senegalês nascido
7 de março de 2022. A Thaddaeus Ropac vendeu, do em 1977, Dispersion Devant l’impasse, 2021.
artista, Bad in Flur (2021), no valor de 1.2 milhões de euros. Na toada da inclusão de artistas representantes da
A Galeria 1900-2000, fundada em 1972 sob os con- art brut ou art outsider no “circuito oficial do mercado”,
selhos de Man Ray, focou no início no dadaísmo, nos que vem crescendo desde a exposição Palazzo Enciclo-
surrealistas, no pop, e nos hiper-realistas e foi amplian- pedico, na Bienal de Veneza de 2013, e se inserindo em
do seu elenco para o Fluxus e contemporâneos como museus como o Met e o Moma, a Christian Berst Art
George Condo e Jean-Michel Basquiat. Ela mostra Brut, de Nova York, apresentou o artista checo Luboš
tradicionalmente tesouros de Picabia, Max Ernst e Man Plný, cujo potente trabalho é produto da sua fascina-
Ray, do Alighiero Boetti e Joseph Kosuth. ção com a iconografia médica. Ele chega a provocar
O artista brasileiro Julio Villani, radicado em Paris e estudar situações no próprio corpo, quase como
desde 1982, forma parte do núcleo de artistas da galeria. performances, testando seus limites. Seu trabalho já
Sua obra, 65 cm de pintura, acrílica sobre tela de 1992, foi apresentado na 17a Bienal de Veneza e no Museu
foi vendida no primeiro dia. National d’Art Moderne de Paris, em 2013.
23