Page 43 - ARTE!Brasileiros #56
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Picasso que o pintor se tornou. “A exemplo da tela de entender o tempo. “Um tempo para você é uma coisa,
Les Demoiselles d’Avignon, ele só pegou o invólucro para um astronauta é outra completamente diferente.”
africano, quer dizer, as dançarinas, sem se interessar Com essa reflexão ela entrou nessa ancestralidade para
pelo significado, conteúdo e simbologia das imagens perguntar a eles o significado do tempo. “A tartaruga
daquelas mulheres e das narrativas nelas contidas. tem tudo a ver com isso, ela é um ser cósmico, é um
Picasso é o próprio colonizador que se apropria de sol que corre com a lua, é o dia que corre com a noite.
uma cultura nativa. A tela Les Demoiselles d’Avignon E, na cultura afro-brasileira tem o Deus Tempo, que
hoje daria para resolver muitas dívidas de alguns paí- Caetano cantou: ‘Tempo, tempo, tempo, tempo’, que
ses africanos. A cultura ocidental é uma cultura muito é uma bandeira branca.”
oportunista, que começa pelo descobrimento - que Regina pode mudar de territórios, cidades, continen-
não foi descobrimento, foi uma invasão e usurpação tes, mas sempre carrega dentro dela essa acumulação
das terras dos povos originários para gerar lucro aos primitiva, a formação primeira de artista/ecologista,
europeus.” O otimismo não é um ponto destacado ativista/antropóloga afetada por uma humanidade em
do discurso da artista sobre a história oficial. “Hoje franca decadência. “Nossa vida é um repositório de
tentam se redimir e começam uma releitura de vários experiências que depois se transmudam no trabalho que
episódios históricos, mas nem por isso vejo melhoras fazemos e se torna uma antena para o universo. Você
na situação dos indígenas ou dos afrodescendentes.” também recebe as coisas, eterniza com o teu tempo,
A artista passou a se interessar pelas culturas o chamado Zeitgeist (espírito da época) dos alemães.
arcaicas desde criança, quando teve a curiosidade Quer dizer, tudo é divino e misterioso.”
Vista da obra Golias
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