Page 39 - ARTE!Brasileiros #56
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cada vez mais. A casa entra na exposição como um   tecendo um tubo feito de 2000 a 2010, bem simbólico
            lugar de acolhimento. “A Poltrona Tentáculo de Ovo,  desse período.” Um fio sobe e desce lentamente na
            de Raphaela Melsohn, é fruto da pandemia, está ligada   cadeira onde ela fez o trabalho, sentada. A ideia foi
            ao ato de criar dentro de sua casa num espaço mais   reunir artistas mais jovens, na média de 30 anos, ao
            aconchegante”. Há claramente uma tentativa de dis- lado de outros com 50 ou mais, como os consagrados
            solver o congelamento de nossa relação com o objeto.  Maiolino e Jorge Macchi, ampliando os limites do pos-
            “O rolinho de espuma preso à cadeira tem mais de oito   sível e confrontando a legitimidade estética atemporal.
            metros, são grandes tentáculos vindos do acolhimento   O sistema de arte mudou bastante nas últimas déca-
            de uma tv com uma música e que conversa com os   das e novas galerias surgem constantemente na cidade.
            neoconcretos da Magdalena Jitrik.” Esta obra, quase   No passado, tudo girava em torno da Bienal de São
            hipnótica, convida o visitante a entrar dentro dela e   Paulo, hoje os colecionadores, críticos, diretores de
            dialoga com a ideia do ovo da Lygia Pape, exposto no   museu chegam regularmente ao Brasil, durante todo o
            mesmo ambiente.                                  ano. “Eles primeiro vão a Inhotim, depois seguem para
               Instalada logo na entrada, a escultura de Anna Maria   São Paulo e, em seguida, para o Rio de Janeiro, em um
            Maiolino se ergue elegante e ereta como uma planta   movimento vivo e constante”, comemora Marli.
            ou uma espada, apontando para o universo como o
            epicentro de uma circularidade. Para Marli, as bolhas
            siderais trouxeram a ideia de como esse cosmo todo
            foi trazendo uma consciência diferente. “Cada artista     Na página anterior, Poltrona tentáculo de ovo, 2020,
            tem algo dentro de si. A Adriana Aranha faz crochê que    de Raphaela Melsohn; nesta página, à esquerda,
                                                                      Sem Título, 2021, de Anna Maria Maiolino; à direita,
            demanda um tempo de espera, de construção circular,       Pedras bordadas (botão), 1998, de Ana Linnemann
















































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