Page 42 - ARTE!Brasileiros #56
P. 42

EXPOSIÇÕES SÃO PAULO












































            Vista da instalação Deus dá nozes a quem não tem dentes






            decidiram voltar juntos para o Brasil, mas ocorreu uma   narrativa, Regina apresenta Golias, uma instalação
            fatalidade. “Meu tataravô morreu de tuberculose num trem   que nasce de um desenho realizado em 1985, quando
            em Marselha e o navio de Gonçalves Dias naufragou nas   ela e o marido deixavam Nova York para Bill Lundberg
            costas do Maranhão. Os dois estavam fadados à morte.  assumir o convite para ensinar na Universidade do
            Haroldo de Campos considerava a tradução dele a melhor  Texas, em Austin. “Nesse ínterim fiz esses desenhos
            já publicada.” Com fortes certezas culturais, históricas   sobre os mitos amazônicos e essa tartaruga que acabei
            e afetivas, nessa instalação Regina homenageia de uma   materializando em uma instalação na galeria Woman
            só vez a tradição poética da humanidade, o romance   in the World, no Texas, que só expunha mulheres.” A
            gerado por Gilgamesh e o tataravô.              artista sempre investiu no que considera importante,
               A utopia contida nos trabalhos da artista amplia   desde o material utilizado até o deslocamento físico.
            os limites do possível, como na instalação Deus dá   Suas obras são potencializadas pelas descobertas
            nozes a quem não tem dentes, apoiada num dito com   e desejos pessoais. A tartaruga, vinda de uma tribo
            timbres da cultura popular muito falado entre os que   indígena, ganha potência de ninja, recebe o nome de
            se sentiram rejeitados pela sorte, ou a tiveram e não   Golias, puxa cordas, que são cordas de um estilingue
            souberam aproveitá-la. Dezenas de nozes pintadas   gigante que atravessa a galeria. Do outro lado da peça,
            de dourado, simbolizando a riqueza, instaladas no   uma grande pedra é enlaçada por essas cordas. O que
            piso da galeria, formam um tapete diante da frase   desloca esse espírito de um lugar do campo intelectual
            escrita na parede, como se fosse um altar, uma ale- para o outro é a imaginação.
            goria presente não como organização da totalidade,   Sobre o cenário da tartaruga, o teto da galeria exibe   FOTOS: JOSÉ PELEGRINI
            mas como sintaxe de fragmentos.                 um olho pintado por Picasso, que é o olho dele. Nessa
               Em outra obra, trabalhando uma estrutura ficcional   ficção narrativa, a tartaruga Golias desafia o gigante

            42
   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47