Page 42 - ARTE!Brasileiros #56
P. 42
EXPOSIÇÕES SÃO PAULO
Vista da instalação Deus dá nozes a quem não tem dentes
decidiram voltar juntos para o Brasil, mas ocorreu uma narrativa, Regina apresenta Golias, uma instalação
fatalidade. “Meu tataravô morreu de tuberculose num trem que nasce de um desenho realizado em 1985, quando
em Marselha e o navio de Gonçalves Dias naufragou nas ela e o marido deixavam Nova York para Bill Lundberg
costas do Maranhão. Os dois estavam fadados à morte. assumir o convite para ensinar na Universidade do
Haroldo de Campos considerava a tradução dele a melhor Texas, em Austin. “Nesse ínterim fiz esses desenhos
já publicada.” Com fortes certezas culturais, históricas sobre os mitos amazônicos e essa tartaruga que acabei
e afetivas, nessa instalação Regina homenageia de uma materializando em uma instalação na galeria Woman
só vez a tradição poética da humanidade, o romance in the World, no Texas, que só expunha mulheres.” A
gerado por Gilgamesh e o tataravô. artista sempre investiu no que considera importante,
A utopia contida nos trabalhos da artista amplia desde o material utilizado até o deslocamento físico.
os limites do possível, como na instalação Deus dá Suas obras são potencializadas pelas descobertas
nozes a quem não tem dentes, apoiada num dito com e desejos pessoais. A tartaruga, vinda de uma tribo
timbres da cultura popular muito falado entre os que indígena, ganha potência de ninja, recebe o nome de
se sentiram rejeitados pela sorte, ou a tiveram e não Golias, puxa cordas, que são cordas de um estilingue
souberam aproveitá-la. Dezenas de nozes pintadas gigante que atravessa a galeria. Do outro lado da peça,
de dourado, simbolizando a riqueza, instaladas no uma grande pedra é enlaçada por essas cordas. O que
piso da galeria, formam um tapete diante da frase desloca esse espírito de um lugar do campo intelectual
escrita na parede, como se fosse um altar, uma ale- para o outro é a imaginação.
goria presente não como organização da totalidade, Sobre o cenário da tartaruga, o teto da galeria exibe FOTOS: JOSÉ PELEGRINI
mas como sintaxe de fragmentos. um olho pintado por Picasso, que é o olho dele. Nessa
Em outra obra, trabalhando uma estrutura ficcional ficção narrativa, a tartaruga Golias desafia o gigante
42