Page 46 - ARTE!Brasileiros #56
P. 46

EXPOSIÇÕES SÃO PAULO

































































            QuanDo, no final Dos anos 1980, o artista chileno   com a instalação Missão/Missões, uma provocação à
            Alfredo Jaar soube que na pequena cidade de Koko, na   presença dos jesuítas no Brasil.
            Nigéria, 3.500 toneladas de lixo industrial produzido na   Outra obra icônica da mostra de 1989, Geografia =
            Itália haviam sido despejadas em barris enferrujados,  Guerra, esta de Jaar, é vista agora em uma nova versão,
            contaminando a região e seus moradores, ele imedia- bem mais ampla, na retrospectiva O lamento das ima-
            tamente voou para a África e registrou a cena.  gens, em cartaz no Sesc Pompeia até 5 de dezembro.
               Os custos da viagem foram bancados pela organiza- “Nesse trabalho eu abordo a relação desigual entre   FOTOS: KOEN WESSING / NEDERLANDS FOTOMUSEUM, HOLANDA
            ção da mostra Magiciens de la Terre (mágicos da Terra),  mundo desenvolvido e subdesenvolvido, como o que
            realizada no Centre Pompidou, em 1989, pelo curador  ocorre com as vacinas agora”, conta Jaar à arte!bra-
            Jean-Hubert Martin, considerada uma das primeiras   sileiros durante a montagem da exposição.
            exposições a rever a centralidade da produção oci-  O artista chileno é reconhecido por ser um dos mais
            dental na arte contemporânea. De fato, foi lá que Cildo   perspicazes e precisos pensadores das relações de poder
            Meireles despontou para sua carreira internacional   no mundo através das imagens. “Não sou fotógrafo, o que

            46
   41   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51