Page 105 - ARTE!Brasileiros #56
P. 105
que parece um brinquedo de
parque infantil, mas na verdade
é uma composição disfuncional
que tem em sua construção até
elementos que podem machucar.
A mostra concentra a maioria
das obras no subsolo do Sesc,
onde de fato é a garagem do
edifício, o que acaba se revelando
um espaço adequado. A curadoria
não buscou esconder essa
característica, reforçando assim
a força do que não está dentro
das convenções.
O rio é uma serpente se
configura assim como uma
mostra com forte apelo visual –
o muro de caixas-de-fósforos de
Antonio Társis, Vermelho como
brasa, se insere na mesma lógica,
assim como a potente instalação
de desenhos de pássaros de
Laura Lima –, que se aprofunda
em temas urgentes sem ser
panfletária. Com isso, a exposição
se aproxima de uma das mais
importantes com tal proposta,
Acima, vista da exposição com obra de Negalê Jones em primeiro plano e Panorama a documenta X (1997), em Kassel,
Catatumbo, de Nohemi Perez, ao fundo; abaixo, Nhíromi, de Denilson Baniwa na Alemanha, intitulada Politics
Poetics e organizada pela
francesa Catherine David. Já tem
até gente do circuito apelidando
FOTOS: MATHEUS JOSÉ MARIA / CORTESIA SESC SOROCABA um imenso painel composto na obra de Pedro Victor Brandão, apenas com três edições, o Sesc
Catatumbo, área fronteiriça entre
Frestas de “Sorokassel”.
menos políticas. É o caso de
Independente de brincadeiras,
Panorama Catatumbo, da
Colômbia e Venezuela.
colombiana Nohemi Perez,
é incontornável confirmar que,
Essa estratégia é semelhante
por desenhos de carvão em telas
com uma pintura em cores fortes
consolidou um laboratório de arte
que se parece abstrata, mas
contemporânea importante,
de pintura. De longe, a imagem
da floresta é encantadora,
fora do circuito convencional,
na verdade é um possível gráfico
mesmo em preto e branco,
sobre endividamento e
dando destaque a curadores
e curadoras arrojados,
inadimplência no Brasil. O mesmo
mas quem se aproxima percebe
compensando a dificuldade de
discretos desenhos de cenas com
ocorre com o trepa-trepa de
armas, apontando para a violência
representação das outras mostras
Rommulo Vieira Conceição,
instalado na área externa do Sesc,
de caráter bienal do Brasil.
persistente da região de
105