Page 105 - ARTE!Brasileiros #56
P. 105

que parece um brinquedo de
                                                                             parque infantil, mas na verdade
                                                                             é uma composição disfuncional
                                                                             que tem em sua construção até
                                                                             elementos que podem machucar.
                                                                               A mostra concentra a maioria
                                                                             das obras no subsolo do Sesc,
                                                                             onde de fato é a garagem do
                                                                             edifício, o que acaba se revelando
                                                                             um espaço adequado. A curadoria
                                                                             não buscou esconder essa
                                                                             característica, reforçando assim
                                                                             a força do que não está dentro
                                                                             das convenções.
                                                                                O rio é uma serpente se
                                                                             configura assim como uma
                                                                             mostra com forte apelo visual –
                                                                             o muro de caixas-de-fósforos de
                                                                             Antonio Társis, Vermelho como
                                                                             brasa, se insere na mesma lógica,
                                                                             assim como a potente instalação
                                                                             de desenhos de pássaros de
                                                                             Laura Lima –, que se aprofunda
                                                                             em temas urgentes sem ser
                                                                             panfletária. Com isso, a exposição
                                                                             se aproxima de uma das mais
                                                                             importantes com tal proposta,
            Acima, vista da exposição com obra de Negalê Jones em primeiro plano e Panorama   a documenta X (1997), em Kassel,
            Catatumbo, de Nohemi Perez, ao fundo; abaixo, Nhíromi, de Denilson Baniwa  na Alemanha, intitulada Politics
                                                                             Poetics e organizada pela
                                                                             francesa Catherine David. Já tem
                                                                             até gente do circuito apelidando
 FOTOS: MATHEUS JOSÉ MARIA / CORTESIA SESC SOROCABA   um imenso painel composto    na obra de Pedro Victor Brandão,   apenas com três edições, o Sesc
                                             Catatumbo, área fronteiriça entre
                                                                             Frestas de “Sorokassel”.
            menos políticas. É o caso de
                                                                                Independente de brincadeiras,
            Panorama Catatumbo, da
                                             Colômbia e Venezuela.
            colombiana Nohemi Perez,
                                                                             é incontornável confirmar que,
                                               Essa estratégia é semelhante
            por desenhos de carvão em telas
                                             com uma pintura em cores fortes
                                                                             consolidou um laboratório de arte
                                             que se parece abstrata, mas
                                                                             contemporânea importante,
            de pintura. De longe, a imagem
            da floresta é encantadora,
                                                                             fora do circuito convencional,
                                             na verdade é um possível gráfico
            mesmo em preto e branco,
                                             sobre endividamento e
                                                                             dando destaque a curadores
                                                                             e curadoras arrojados,
                                             inadimplência no Brasil. O mesmo
            mas quem se aproxima percebe
                                                                             compensando a dificuldade de
            discretos desenhos de cenas com
                                             ocorre com o trepa-trepa de
            armas, apontando para a violência
                                                                             representação das outras mostras
                                             Rommulo Vieira Conceição,
                                             instalado na área externa do Sesc,
                                                                             de caráter bienal do Brasil.
            persistente da região de
                                                                                                        105
   100   101   102   103   104   105   106   107   108   109   110