Page 36 - ARTE!Brasileiros #55
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EXPOSIÇÕES MAXWELL ALEXANDRE



























































            pálido. Ali é pintura dentro da pintura, meta-pintura.  como lembrança do metal precioso que, prospectado
            Maxwell Alexandre nos faz contemplar pessoas que,  pelos escravizados nos garimpos de Minas Gerais, fez
            por sua vez, observam um painel (dentro do painel)   a riqueza de muitos - menos daqueles que o extraiam.
            onde se enxerga uma única cor. Um ácido e inteligente   O dourado emoldura os elementos da cultura pop, do
            comentário sobre o cubo branco, sobre a instituição   consumo, os símbolos da ascensão social promovida
            cultural que o projeta e que reflete de maneira narcísica   pelo esporte, pelo trabalho, pela arte e pela delinquência
            só a cor do branco admitido neste espaço, sem espelhar  às vezes inevitável no caminho do excluído.
            os pretos que também o ocupam. Se há referências a   Pode ser que identifiquemos nas pinturas de Max-
            Basquiat na pintura de Alexandre, essa influência não   well Alexandre algum caráter festivo, de festa profana
            tira a potência das obras do artista e, além do mais,  e sacra. Nesse caso é preciso compreender o quanto
            apresenta-se legítima. Não deixa de ser consagrador  a festa se traduz em resistência para aquela parcela da
            que jovens artistas negros e negras possam referir-se   população que é o alvo preferencial das “balas perdidas”,
            a outros igualmente pretos, excelentes como suas   das munições da necropolítica que mutilam famílias
            influências.                                    e liquidam vidas jovens ou ainda no ventre das jovens   FOTOS: GABI CARRERA / DIVULGAÇÃO
               A opulência do dourado sobre o azul, ouro irides- mães, mas que não contém nem dissipam o gênio
            cente sobre vermelho, ouro cintilante sobre o verde,  insubmisso dessa insurgente arte contemporânea
            estão presentes à composição dessas pinturas quase   preta brasileira.

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