Page 34 - ARTE!Brasileiros #55
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EXPOSIÇÕES MAXWELL ALEXANDRE




















































            A lua quer ser preta, se pinta no eclipse (diss), da série Pardo é Papel, 2019





               A outra, Batalha do Avaí, também de Américo, foi   implicado na sua realização e claro, pela impressionante
            concluída em 1877 e pode ser visitada no Museu Nacional   descrição que faz de um momento crucial da batalha
            de Belas Artes no Rio de Janeiro. Nela está representada   que descreve. Naquela profusão de personagens, de
            uma verdadeira multidão de soldados engalfinhados em   corpos em dinâmico e dramático choque, num primeiro
            renhida batalha e que tem ao fundo um Duque, aliás,  plano central e aos pés da cena vemos o corpo de um
            Caxias, cuja farda está aberta - ao que consta, isso   soldado negro que jaz com a cabeça ferida - do crânio
            provocou o desagrado do retratado -, que montado   fendido escapa a massa encefálica. Os negros repre-
            em seu cavalo branco coordena altivo e distante os   sentados nessa batalha lutam pela soberania do país
            movimentos da “sua” tropa fatalmente vitoriosa.    que os mantinha escravizados. No entanto, o corpo
               Essas obras têm em comum as dimensões gigantes- desumanizado pela escravidão é o mesmo que verte
            cas, o profuso número de militares que protagonizam   sangue e vísceras naquele combate titânico apresen-
            ou apoiam as ações descritas e, sobretudo, o papel   tado por Pedro Américo.
            subalterno e periférico dos personagens representativos   As pinturas de Maxwell Alexandre expostas na mos-
            da fração popular daquela sociedade, sejam negros,  tra Pardo é papel - inicialmente mostradas no Museu   FOTOS: GABI CARRERA / DIVULGAÇÃO
            mulheres, indígenas ou brancos miseráveis.      de Arte Contemporânea de Lyon (França), em 2019, e
               A Batalha do Avaí é notória pelo número de per- depois no Museu de Arte do Rio (mar) e na Fundação
            sonagens nela representados, pelo prodígio técnico   Iberê Camargo, em Porto Alegre - também possuem um

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