Page 33 - ARTE!Brasileiros #55
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os responsáveis pela programação do Instituto pirâmide hierárquica de valores estéticos e políticos.
Tomie Ohtake, em São Paulo, fizeram coincidir nas Fazer-se representar era imperioso e, na ausência
suas galerias as exposições de dois artistas afro-des- do monarca, reverenciava-se a figura e autoridade
cendentes: Pardo é Papel, mostra itinerante do artista expressa pela pintura ou escultura. As representações
carioca Maxwell Alexandre; e Di Cavalcanti - Muralista, do rei ou dos nobres projetavam simbolicamente os
mostra do consagrado pintor modernista, curada por seus poderes e, por isso, eram copiosamente realizadas
Ivo Mesquita. e distribuídas. Da mesma forma, seus feitos recebiam
Este “encontro” nos permite acompanhar a força da grande atenção, já que a partir das pinturas de caráter
história da pintura afro-brasileira em dois momentos histórico divulgavam-se façanhas guerreiras ou piedosas
diferentes e desde perspectivas pictóricas distantes, dos monarcas e seus congêneres.
porém entrelaçadas. Um olhar mais paciente talvez Entre nós essa pintura de tipo histórico, que resulta
perceberia coincidências narrativas importantes entre quase que obrigatoriamente épica na sua aparência e
esses universos aparentemente dispares, mas, aqui, pretensão, foi também praticada e algumas destas obras
vamos nos concentrar neste jovem artista negro que ocupam ainda hoje um lugar central nas narrativas que
irrompeu na cena nacional e internacional com força vaticinam o nascimento do Estado e nação brasileiros.
peculiar. No nosso caso, obedecendo aos cânones acadêmi-
Desde o fim do século 19, no ocidente, as acade- cos herdados e colonialmente impostos, essas pinturas
mias de arte estabeleceram cânones que emprestaram apresentam heróis em ação, como aquela Independên-
importância - relativa - aos variados gêneros de pintura. cia ou Morte, realizada em 1888 pelo paraibano Pedro
Desse modo, mais meritórios e dignos de consideração Américo (1843-1905) e hoje pertencente ao acervo do
(e consumo) seriam os processos que resultassem em Museu Paulista da Universidade de São Paulo, onde
obras dedicadas à afirmação das elites de plantão, fos- se vê o ainda príncipe Pedro ladeado por uma comi-
sem elas eclesiásticas ou não. As obras que retratassem tiva e escoltado por cavalarianos erguendo a espada
essas aristocracias estariam garantidas no topo de uma e decretando a independência brasileira de Portugal.
Sem título, da série Novo Poder, 2019. Foto: Gabi Carrera