Page 33 - ARTE!Brasileiros #55
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os responsáveis pela programação do Instituto    pirâmide hierárquica de valores estéticos e políticos.
            Tomie Ohtake, em São Paulo, fizeram coincidir nas   Fazer-se representar era imperioso e, na ausência
            suas galerias as exposições de dois artistas afro-des- do monarca, reverenciava-se a figura e autoridade
            cendentes: Pardo é Papel, mostra itinerante do artista   expressa pela pintura ou escultura. As representações
            carioca Maxwell Alexandre; e Di Cavalcanti - Muralista,  do rei ou dos nobres projetavam simbolicamente os
            mostra do consagrado pintor modernista, curada por  seus poderes e, por isso, eram copiosamente realizadas
            Ivo Mesquita.                                    e distribuídas. Da mesma forma, seus feitos recebiam
               Este “encontro” nos permite acompanhar a força da   grande atenção, já que a partir das pinturas de caráter
            história da pintura afro-brasileira em dois momentos   histórico divulgavam-se façanhas guerreiras ou piedosas
            diferentes e desde perspectivas pictóricas distantes,  dos monarcas e seus congêneres.
            porém entrelaçadas. Um olhar mais paciente talvez   Entre nós essa pintura de tipo histórico, que resulta
            perceberia coincidências narrativas importantes entre   quase que obrigatoriamente épica na sua aparência e
            esses universos aparentemente dispares, mas, aqui,  pretensão, foi também praticada e algumas destas obras
            vamos nos concentrar neste jovem artista negro que   ocupam ainda hoje um lugar central nas narrativas que
            irrompeu na cena nacional e internacional com força   vaticinam o nascimento do Estado e nação brasileiros.
            peculiar.                                          No nosso caso, obedecendo aos cânones acadêmi-
               Desde o fim do século 19, no ocidente, as acade- cos herdados e colonialmente impostos, essas pinturas
            mias de arte estabeleceram cânones que emprestaram   apresentam heróis em ação, como aquela Independên-
            importância - relativa - aos variados gêneros de pintura.  cia ou Morte, realizada em 1888 pelo paraibano Pedro
            Desse modo, mais meritórios e dignos de consideração   Américo (1843-1905) e hoje pertencente ao acervo do
            (e consumo) seriam os processos que resultassem em   Museu Paulista da Universidade de São Paulo, onde
            obras dedicadas à afirmação das elites de plantão, fos- se vê o ainda príncipe Pedro ladeado por uma comi-
            sem elas eclesiásticas ou não. As obras que retratassem   tiva e escoltado por cavalarianos erguendo a espada
            essas aristocracias estariam garantidas no topo de uma   e decretando a independência brasileira de Portugal.




                                                                   Sem título, da série Novo Poder, 2019. Foto: Gabi Carrera
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