Page 31 - ARTE!Brasileiros #55
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Dá um Certo alÍvio em adentrar a mostra de José assemelham a colagens de elementos contraditórios.
Damasceno, Moto-contínuo, na Estação Pinacoteca, Contudo, ao contrário dos múltiplos significados pos-
em um contexto tão desfavorável, quando uma Cpi síveis das obras surrealistas, não há nada muito além do
descortina todos os atos estapafúrdios de um governo que são os próprios elementos das obras. Os martelos
que colaborou para as quase 500 mil mortes em decor- seguem martelos, os fios de lã seguem fios de lã, o que
rência da Covid-19 no país. leva a arte contemporânea a um mero exercício formalista.
A diversidade de procedimentos, de magnânimas Outro conjunto da exposição que aponta para essa
instalações a delicados desenhos, a disparidade entre superficialidade são as chamadas Esculturas Borracha,
materiais usados, do nobre mármore ao decadente e realizadas em mármore que hiperdimensionam objetos
perecível cigarro, e a ausência de uma temática explícita, comuns do cotidiano, como o material escolar que dá
podem apontar para como uma exposição que lida em título às obras.
seu limite com a arte como um “exercício experimental Quando o espectador se dá conta dessa falta de
da liberdade”, na definição do crítico de arte Mário profundidade, o alívio se transforma em irritação, porque
Pedrosa (1900-1981). Em tempos de pandemia, liber- o virtuosismo da mostra aponta para uma total falta de
dade pode ser tudo. ligação a qualquer contexto, que não o da própria arte,
Como aponta a curadora norte-americana Lynn e a única lente possível para se observar o conjunto é
Zelevansky no catálogo da mostra para descrever uma pensando em categorias da própria arte. Não por acaso,
das obras do artista, mas que serve para a exposição o texto de Zelevansky no catálogo se desenvolve em
como um todo, Damasceno cria “um mundo próprio, torno da técnica do desenho.
habitado por criaturas estranhas”. Em uma sociedade tão polarizada, conflituosa, pre-
Entre as mais de 70 peças expostas, realizadas entre conceituosa, e pode-se dizer tantos outros termos que
1989 e 2021, algumas das obras que ajudam nesse senti- apontam para uma falência de qualquer pensamento
mento de desconexão com o contexto são aquelas que, humanista, a exposição com curadoria de José Augusto
por sua dimensão e serialidade, criam estranhas paisa- Ribeiro traz uma seleção e uma disposição dos trabalhos
gens, como Trilha Sonora, com centenas de martelos altamente estetizados, um conjunto que revela uma
que pendurados em pregos criam a representação de beleza fria e distante, cheia de trocadilhos como Can
montanhas, e Snooker, uma mesa de sinuca recoberta you hear me? (você consegue me escutar?), com dois
de fios de lã que saem das luminárias dispostas acima trompetes unidos pela boca.
dela. O mesmo princípio é visto em Paisagem crescen- Curiosamente, o catálogo da exposição vai em sen-
do, onde centenas de cigarros que parecem pontos da tido oposto, praticamente um livro de artista, já que a
parede criam imagens de árvores. maior parte dele é composta por fotos de um lambe-
Trata-se aí de um conjunto de trabalhos que sedu- -lambe com a imagem da efígie da República que ilustra
zem pelos truques de suas composições e provocam as notas de um real coladas em muros da cidade, a
aquele sorriso de Mona Lisa, pela sua engenhosidade e maioria em locais decadentes e empobrecidos, e em
originalidade. Em seu texto, Zelevansky busca valorizar alguns deles podem ser lidas manifestações políticas
essa estratégia apontando que existe uma “dimensão como “Fora Temer”, dando aí uma noção do contexto
psicológica na obra de Damasceno que beira o surreal” e tornando-se uma documentação de uma potente
e cita autores favoritos do artista como William James, instalação pública.
Edgar Allan Poe e Jorge Luis Borges como possíveis É essa vitalidade que falta na exposição em si, que
diálogos com sua obra. se revela monótona demais de tão bela e perfeita. Sair
De fato, as obras já citadas possuem dimensões do prédio na zona da cracolândia é de um contraste
surreais, já que seus processos construtivos inusitados, chocante, mas acaba sendo mesmo um alívio voltar à
das montanhas feitas por pregos e martelos às luzes feiura e as dificuldades do mundo real, com todo seu
compostas por fios de lã, resultam em imagens que se dinamismo e potencialidades.
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