Page 31 - ARTE!Brasileiros #55
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Dá um Certo alÍvio em adentrar a mostra de José   assemelham a colagens de elementos contraditórios.
            Damasceno, Moto-contínuo, na Estação Pinacoteca,  Contudo, ao contrário dos múltiplos significados pos-
            em um contexto tão desfavorável, quando uma Cpi   síveis das obras surrealistas, não há nada muito além do
            descortina todos os atos estapafúrdios de um governo   que são os próprios elementos das obras. Os martelos
            que colaborou para as quase 500 mil mortes em decor- seguem martelos, os fios de lã seguem fios de lã, o que
            rência da Covid-19 no país.                      leva a arte contemporânea a um mero exercício formalista.
               A diversidade de procedimentos, de magnânimas   Outro conjunto da exposição que aponta para essa
            instalações a delicados desenhos, a disparidade entre   superficialidade são as chamadas Esculturas Borracha,
            materiais usados, do nobre mármore ao decadente e   realizadas em mármore que hiperdimensionam objetos
            perecível cigarro, e a ausência de uma temática explícita,  comuns do cotidiano, como o material escolar que dá
            podem apontar para como uma exposição que lida em   título às obras.
            seu limite com a arte como um “exercício experimental   Quando o espectador se dá conta dessa falta de
            da liberdade”, na definição do crítico de arte Mário   profundidade, o alívio se transforma em irritação, porque
            Pedrosa (1900-1981). Em tempos de pandemia, liber- o virtuosismo da mostra aponta para uma total falta de
            dade pode ser tudo.                              ligação a qualquer contexto, que não o da própria arte,
               Como aponta a curadora norte-americana Lynn   e a única lente possível para se observar o conjunto é
            Zelevansky no catálogo da mostra para descrever uma   pensando em categorias da própria arte. Não por acaso,
            das obras do artista, mas que serve para a exposição   o texto de Zelevansky no catálogo se desenvolve em
            como um todo, Damasceno cria “um mundo próprio,  torno da técnica do desenho.
            habitado por criaturas estranhas”.                 Em uma sociedade tão polarizada, conflituosa, pre-
               Entre as mais de 70 peças expostas, realizadas entre   conceituosa, e pode-se dizer tantos outros termos que
            1989 e 2021, algumas das obras que ajudam nesse senti- apontam para uma falência de qualquer pensamento
            mento de desconexão com o contexto são aquelas que,  humanista, a exposição com curadoria de José Augusto
            por sua dimensão e serialidade, criam estranhas paisa- Ribeiro traz uma seleção e uma disposição dos trabalhos
            gens, como Trilha Sonora, com centenas de martelos   altamente estetizados, um conjunto que revela uma
            que pendurados em pregos criam a representação de   beleza fria e distante, cheia de trocadilhos como Can
            montanhas, e Snooker, uma mesa de sinuca recoberta   you hear me? (você consegue me escutar?), com dois
            de fios de lã que saem das luminárias dispostas acima   trompetes unidos pela boca.
            dela. O mesmo princípio é visto em Paisagem crescen-  Curiosamente, o catálogo da exposição vai em sen-
            do, onde centenas de cigarros que parecem pontos da   tido oposto, praticamente um livro de artista, já que a
            parede criam imagens de árvores.                 maior parte dele é composta por fotos de um lambe-
               Trata-se aí de um conjunto de trabalhos que sedu- -lambe com a imagem da efígie da República que ilustra
            zem pelos truques de suas composições e provocam   as notas de um real coladas em muros da cidade, a
            aquele sorriso de Mona Lisa, pela sua engenhosidade e   maioria em locais decadentes e empobrecidos, e em
            originalidade. Em seu texto, Zelevansky busca valorizar  alguns deles podem ser lidas manifestações políticas
            essa estratégia apontando que existe uma “dimensão   como “Fora Temer”, dando aí uma noção do contexto
            psicológica na obra de Damasceno que beira o surreal”  e tornando-se uma documentação de uma potente
            e cita autores favoritos do artista como William James,  instalação pública.
            Edgar Allan Poe e Jorge Luis Borges como possíveis   É essa vitalidade que falta na exposição em si, que
            diálogos com sua obra.                           se revela monótona demais de tão bela e perfeita. Sair
               De fato, as obras já citadas possuem dimensões   do prédio na zona da cracolândia é de um contraste
            surreais, já que seus processos construtivos inusitados,  chocante, mas acaba sendo mesmo um alívio voltar à
            das montanhas feitas por pregos e martelos às luzes   feiura e as dificuldades do mundo real, com todo seu
            compostas por fios de lã, resultam em imagens que se   dinamismo e potencialidades.

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