Page 26 - ARTE!Brasileiros #55
P. 26

MERCADO GALLERIES CURATE











            Para ele, desde as primeiras tratativas, essas conversas   se destaca ao moldar a figura de um polvo enorme
            se constituem como uma terapia de grupo. “O projeto   executado em látex, pintado e colocado lascivamente
            traz no título o enigmático símbolo rhe, medida de   sobre o piso. A instalação se completa com a xilogravura
            unidade e impermanência, definida por duas palavras   ampliada em xerox e fixada na parede de um exemplar
            gregas: panta rei, que significa ‘tudo se move’.” Delépine   da série erótica O Sonho da Esposa do Pescador (Kinoe
            faz uma analogia entre o elemento água, fundamental   no komatsu), do artista Katsushika Hokusai, executada
            em nossas vidas, e o esforço deles para criar alter- em impressão popular shunga no século 19. O trabalho
            nativas na crise global. O trabalho transcende sediar  e a vida de Monster Chetwynd tangenciam a perfor-
            exposições online, plataforma digital, pois há também a   mance, poética com a qual ela se identifica. Num jogo
            preocupação de arquivar materiais referentes às obras   de identidades, a artista de Glasgow muda seu nome de
            em exibição. Ao serem adicionados novos conteúdos,  quando em quando, assim como fazia Hokusai, artista
            projetos passados e atuais são mixados.         que ela reverencia e que ao longo da vida teve mais de
               As exposições têm temas múltiplos e a maioria fala   30 nomes. A água aqui se apresenta como metáfora,
            do meio ambiente. Na coletiva Tempest, da galeria   sonho ou delírio mítico de um gozo nunca vivenciado.
            Tanya Leighton de Berlim, a artista Monster Chetwynd   Numa perspectiva mais programática do movimento







            Instalação de Birutas, 2021, de Arjan Martins, com símbolos da sinalização entre embarcações e o porto





















                                                                                                                  FOTOS: FAGNER FRANÇA | TANYA LEIGHTON GALLERY, BERLIM




















            26
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31