Page 27 - ARTE!Brasileiros #55
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Monster Chetwynd, Hokusai’s Octapai, 2004, instalação na galeria Tanya Leighton (Berlim)






            ecológico, a Galleria Franco Noero, de Turim, exibe o   és breve para mi pode sugerir um prolongamento ou
            filme de Simon Starling, Projeto para uma travessia do   esperança contínua para o futuro.
            Vale do Rift. O still, composto de imagens paradisíacas,    A galeria A Gentil Carioca, do Rio de Janeiro, anco-
            registra poeticamente uma canoa, construída com   radouro de fantasias astrais e experiências renovadoras,
            magnésio extraído das águas do Mar Morto usada em   mostra Descompasso Atlântico, de Arjan Martins, que
            2016, numa tentativa de atravessá-lo, partindo de Israel   acontece em dois locais e com poéticas diferentes. No
            à Jordânia. A experiência avança em vários sentidos e   interior da galeria, as pinturas mantêm foco narrativo
            revela que neste trecho, localizado no Vale do Rift, a água   tanto na herança escravagista como na atual situação
            é altamente salgada e que o lugar se destaca por ser o   da população negra. A céu aberto, em plena praia de
            mais baixo do planeta - está a 427 metros abaixo do nível   Ipanema, Arjan Martins realiza uma instalação colorida
            do mar. Ainda alerta que a região é muito explorada por  de inspiração geométrica que conversa com o oceano
            guardar riquezas minerais especiais: um litro de água   Atlântico, antiga rota dos navios negreiros. Composta
            contém 45 gramas de magnésio.                    por cinco birutas, objetos normalmente usados em aero-
               Há trabalhos filosoficamente engajados no simbo- portos para controle do vento, a instalação traz em cada
            lismo do tempo e sua duração. A galeria Jean Mot, de   um deles um símbolo dos avisos marítimos: homem ao
            Bruxelas, mostra o filme Canção para Lupita, de Fran- mar, carga perigosa etc. Propositalmente, a galeria abriu
            cis Alÿs, de 1998, uma animação em 16mm. A água se   a exposição em 22 de abril, dia em que no ano de 1500 os
            desloca no itinerário poético de Alÿs ao longo de toda   colonizadores portugueses desembarcaram no Brasil.
            a película. Uma mulher despeja água de um copo para  A ideologia da sobrevivência atravessada por Galleries
            outro repetidamente. A ação de fazer e desfazer é acom- Curate: rhe faz das declarações de intenções desse grupo
            panhada por uma música cuja frase Mañana, mañana   um espaço ampliado de ver e registrar o novo normal.

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