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Cantos de Esquinas, 2019
caráter épico, grandioso, consagrador e, certamente Alexandre trás também multidões num movimento dinâ-
histórico. mico. Mas, à diferença de outras obras, propositalmente
Elas não foram realizadas na Europa como aquela os corpos ali apresentados são todos negros, inequivo-
de Américo. Não são resultado de uma solicitação do camente negros, e pintados em situações corriqueiras
Estado, nem foram pintadas em fino linho. Também do seu dia a dia. E não são anônimos. Apesar de não
não ostentam uma rebuscada moldura dourada que terem seus rostos esboçados, é possível identificar o
exibe as armas do império. Pelo contrário, as pinturas poeta e sambista Cartola, o demiurgo Arthur Bispo do
de Alexandre expostas no Instituto Tomie Ohtake foram Rosário ou Jean-Michel Basquiat, que se aglutinam à
realizadas num suporte frágil que sequer é sustentado miríade dos outros sujeitos dessa cena negra feérica
por um chassi. A fragilidade desse suporte, o papel, é que só na superfície plana do papel parece caótica, já
facilmente detectada e percebida nos rasgos que foram que o espaço projetado é bem composto por cores
incorporados à pintura. A Arte Povera, pobre, surgida sólidas ornadas de dourado.
na Itália dos anos 1950 e 1960 também fazia elogio ao Na entrada da galeria que abriga a mostra há uma
material barato empregado pelos artistas que aderiram enorme pintura que representa um grupo de pessoas
a essa estética. Lá como aqui, essa escolha destaca negras observando e comentando uma pintura apre-
uma atitude política. sentada como um painel, bege, ou pardo, um grande
Assim como nos clássicos, a pintura de Maxwell e vazio retângulo amarelo Nápoles, um amarelo muito
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