Page 73 - ARTE!Brasileiros #54
P. 73

Na página ao lado,
                                                                                     acima, obra sem tíulo
                                                                                     de 1949, de Alberto
                                                                                     da Veiga Guinard,
                                                                                     pertencente ao acervo
                                                                                     do MAM-SP (doação
                                                                                     Paulo Kuczynski); abaixo,
                                                                                     fotomontagem de Jorge
                                                                                     de Lima publicada em A
                                                                                     pintura em pânico, 1943.
                                                                                     Nesta página, Glória do
                                                                                     artista, 1933, de Guignard



            realizará, calcado no exemplo fortíssimo de Max Ernst,  estudar e a se escrever não apenas sobre a particular
            e tendo Murilo Mendes como parceiro.             relação que os unia, mas, sobretudo, pelo viés – ou
               Infelizmente parecem não ter sobrevivido exemplares   brecha! – que ambos abriram para o desenvolvimento
            dessas fotomontagens feitas em parceria pelo poeta   particular do surrealismo no Brasil, com ressonâncias
            e pelo poeta/pintor, o que não invalida, no entanto, a   claras nas produções de Guignard e Jorge de Lima.
            ação conjunta de ambos, no sentido de fazer expandir   Apenas esse fato já seria motivo para comemorar
            a produção de obras surrealistas no país. Sabe-se   tão importante encontro ocorrido em 1921 e que agora
            apenas que Jorge de Lima seguirá produzindo novas   completa cem anos.
            fotomontagens solitariamente e que, em 1943, publicará
            o livro de fotomontagens A pintura em pânico, com   [1]      NAVA, Pedro. O Círio perfeito. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova
            prefácio do próprio Mendes.                       Fronteira, 1983.
                                  ***                        [2]    VIRAVA, Thiago Gil de Oliveira. Uma brecha para o surrealismo. São
               Passados cem anos do início da profícua amizade   Paulo: Alameda, 2014.

            entre Nery e Mendes, nota-se que ainda há muito a se   [3]    Sobre Guignard e a fotomontagem, ler - CHIARELLI, Tadeu (cur.).
                                                              Apropriações/Coleções. Porto Alegre: Santander Cultural, 2002
                                                                                                         73
   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77   78