Page 70 - ARTE!Brasileiros #54
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COLUNA CONVERSA DE BAR(R)







            UM CENTENÁRIO


            PASSANDO EM


            BRANCAS NUVENS






                                          Um olhar para a amizade entre Ismael
                                          Nery e Murilo Mendes, iniciada em 1921,
                                          demonstra que há ainda muito a se estudar
                                          e escrever sobre o desenvolvimento
                                          particular do surrealismo no Brasil

                                          por taDeu Chiarelli








            enquanto estuDiosos e pesquisaDores se prepa-      Além da importância de estudos mais específicos
            ram para a série de eventos que, a partir deste ano, dão   sobre essa coleção de obras de Ismael formada por
            início às comemorações do centenário da Semana de   Murilo (que bem exemplifica o desejo do jovem poe-
            Arte Moderna, ocorrida em São Paulo em fevereiro de   ta manter para si pelo menos parte do amigo), cabe
            1922, vão passando em brancas nuvens as comemora- ressaltar as transformações pelas quais ele passaria
            ções de um outro centenário, de um outro evento (se   após a morte de Ismael, transformações essas que
            assim podemos chamá-lo) também fundamental para   se iniciaram ainda durante seu velório, quando Murilo
            a arte e a cultura no país, ocorrido no Rio de Janeiro   foi levado a um verdadeiro êxtase místico, tendo sido
            em 1921: o encontro e o início da relação entre o artista   possuído por Jesus Cristo através do espírito de Ismael
            Ismael Nery e o poeta Murilo Mendes.            Nery – episódio narrado por Pedro Nava em seu livro
               Essa tão profunda amizade que uniu ambos até   de memórias, O círio perfeito1.
            1934, ano do falecimento de Ismael, interessa a todos   Essa experiência, que levaria o então jovem anarquis-
            no Brasil e sob diversos aspectos. Dentre eles, caberia   ta Murilo Mendes para o catolicismo de Ismael, também
            salientar a forte carga libidinal que envolveu os dois   teria outra consequência: a partir de meados dos anos
            amigos e que fez com que, por exemplo, Murilo Mendes  1930 (após a morte do amigo), Murilo se apaixona ou
            se tornasse o primeiro grande colecionador de obras   deixa aflorar plenamente sua paixão por Adalgisa, que
            do amigo, aquele que - como bem lembrou Adalgisa   o rejeita várias vezes.
            Nery, esposa do pintor - resgatava do lixo a produção   Esses poucos dados me parecem de interesse sufi-
            que Ismael jogava fora, recuperava sua integridade   ciente para um estudo biográfico de Mendes, a partir de
            física e a catalogava.                          um ponto de vista psicanalítico. Afinal, se de início ele
               Por outro lado, sabe-se que essa coleção, ainda com   quer reter o amigo pela preservação das obras que este
            o pintor vivo, tornou-se aos poucos uma das únicas e   jogava fora, com sua morte o poeta (após o processo
            mais importantes coleções de arte moderna da antiga   de possessão no velório) parece ter se transformado no
            Capital Federal, acervo que permitiu a vários intelectuais   próprio amigo, assumindo sua religião, suas preferências
           – entre eles o então jovem Mário de Andrade – entrarem   estéticas (como será mencionado ainda aqui) e a viúva.
            em contato com a obra de Ismael.                   Mas, apesar de todo interesse dessa história, a meu

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