Page 60 - ARTE!Brasileiros #54
P. 60

ARTIGO A ARTE E O CAPITAL


            CIDADE MATARAZZO,


            ARTE CONTEMPORÂNEA


            E NEOLIBERALISMO








                     A partir do luxuoso empreendimento
                     imobiliário que está sendo construído
                     em São Paulo, a curadora e pesquisadora
                     aponta para o perigoso uso da arte
                     contemporânea pela lógica neoliberal,
                     questiona o modelo capitalista que diz
                     “defender” a diversidade e discute a
                     precarização das relações de trabalho

                     por pollyana quintella*





            segunDo a teoria eConômiCa,     complexidades que isso envolve.  etc e tal. Para além da discussão
            o neoliberalismo propõe que         No caso específico da arte,   econômica, podemos interpretar
            o bem-estar humano pode         não é tão difícil medir seus    as novas formas de fazer política
            ser melhor alcançado pela       efeitos. Há cada vez menos apoio   segundo algumas metodologias
            suspensão das restrições        estatal e financiamento público   artísticas, vide o modo como
            às liberdades e capacidades     para a produção artística e cada   líderes populistas autoritários têm
            empreendedoras individuais      vez mais mercado. Há mais       explorado certa performatividade
            no âmbito de uma estrutura      precarização e menos garantias.   elástica e espetacular, que sabe
            institucional caracterizada por   Mais discurso bem intencionado e   disputar (e ganhar) a atenção dos
            sólidos direitos à propriedade   menos compromisso social. Mais   grandes públicos. De modo geral,
            privada, livres mercados e livre   concorrência e menos articulação   podemos reconhecer o selo da
            comércio. O neoliberalismo      coletiva. Mais espetáculo e menos  “arte contemporânea” diretamente
            privatiza ativos públicos, libera   democracia.                 implicado na transformação
            recursos naturais, desregula a      A parceria entre arte       dos padrões globais de
            indústria, facilita os investimentos   contemporânea e lógica neoliberal   poder, sobretudo no que hoje
            estrangeiros, impacta nossas    vai desde a pequena escala –    convencionamos chamar de pós-
            relações de trabalho e nosso meio   como a promessa de liberdade   democracia, algo que demanda
            profissional. Mas, para afirmar-se   individual, por exemplo, que se   mais atenção, e talvez um outro
            plenamente, também se constitui   aproxima da imagem clichê do   texto.
            como paradigma cultural, e se   artista – até as escalas maiores,   Talvez esteja fresco na cabeça
            reflete nas relações interpessoais,   com a presença da arte em   do leitor o recente episódio em     FOTO: IMAGEM DE DIVULGAÇÃO DA CIDADE MATARAZZO
            sexuais, afetivas, simbólicas,   projetos de “revitalização” de   torno do estádio Pacaembu, em
            subjetivas e familiares, como   cidades, bem como seu papel     São Paulo. A gestão de Bruno
            David Harvey já bem notara. O   de camuflagem refletido em      Covas e o consórcio Allegra
            modelo neoliberal está por toda   operações que envolvem poluição,   Pacaembu fecharam um contrato
            parte, com as contradições e    gentrificação, lavagem de dinheiro   de concessão do estádio por

            60
   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65