Page 81 - ARTE!Brasileiros #53
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do próprio Renato, feitos em notas de roda- estudo e compreensão do fenômeno “arte
pé – procedimento que enriquece muito essa afro-brasileira” – simplesmente sumiria.
segunda parte do trabalho. Podendo abrir a guarda que encerra o
processo de formulação de suas concepções,
*** Renato, felizmente, não escreveu uma “Obra”
É claro que não posso falar por todos porque nunca se viu como “Autor”. Todo seu
os leitores e leitoras de Arte afro-brasileira: objetivo foi demonstrar, a meu ver, que, tanto
Altos e baixos de um conceito, porém, creio a experiência dos estudos e comentários
que caberiam mais algumas palavras sobre o sobre a questão “arte afro-brasileira” assim
“livro”: em primeiro lugar, não tenho dúvida de como o próprio seminário, são partes de um
que ele simplesmente não existiria se tivesse único processo para avançar no conhecimento
sido enviado para ser produzido dentro dos sobre a complexidade da produção artística
padrões de um livro tradicional. Configuran- levada a cabo no país, sem almejar chegar a
do-se como um documento em pdf e ligado uma única “verdade”.
à Creative Commons, Arte afro-brasileira: Saio da leitura de Arte afro-brasileira: Altos
Altos e baixos de um conceito apenas pode e baixos de um conceito com algumas postu-
manter sua imensa primeira parte porque não ras mais sedimentadas, embora repletas de
dependia de uma editora e, portanto, não pre- novas perspectivas. Ou seja, saio transfor-
cisava obedecer à “lógica” do mercado livreiro. mado pela leitura, o que me faz voltar ao que
Livre dessas amarras, o texto conseguiu se escreveu Barthes sobre a morte do autor e o
apresentar em toda a sua generosidade e fim do conceito tradicional de “obra”:
potência criativa, assumindo uma liberdade
de produção e divulgação de conhecimento […] Assim se revela o ser total da escrita: um
de fato acessível a todos . texto é feito de escritas múltiplas, saídas de
[6]
Estou convencido de que, caso os originais várias culturas e que entram uma com as
fossem para qualquer editora para serem outras em diálogo, em paródia, em contesta-
publicados dentro das normas existentes, ção; mas há um lugar em que essa multiplici-
toda aquela primeira parte seria suprimida e o dade se reúne, e esse lugar não é o autor, […],
que teríamos seria uma versão resumida dos é o leitor: o leitor é o espaço exacto em que
anais do evento ocorrido da Pinacoteca. Ou se inscrevem, sem que nenhuma se perca,
seja, a parte mais fraternal do escrito – aquela todas as citações de que uma escrita é feita: a
em que Renato abre seu arquivo de notas e unidade de um texto não está em sua origem,
comentários, explicitando seu processo de mas no seu destino […]
[7]
[1] – Em tempo: o Seminário “Olhares sobre a arte afro-brasileira” afro-brasileira e seus artistas [cinco subdivisões]; 4.0 Arte
(ocorrido entre 5 de novembro e 3 de dezembro de 2016, dava afro-brasileira: esboços teóricos e estudos de caso [quatro
continuidade às atividades levadas a cabo pela Pinacoteca de São subdivisões]; 5.0 Miscelânia [três subdivisões]; 6.0 E agora,
Paulo a partir da mostra “Territórios: artistas afrodescendentes José?; 7.0 Referências; 8.0 Apêndices: um evento sobre arte
no acervo da Pinacoteca. Pinacoteca de São Paulo (Pina Estação), afro-brasileira [onze subdivisões]; 9.0 Anexos [três subdivisões].
ocorrida entre dezembro de 2015 e abril de 2016. [5] – Sim, a maioria deles pode ser descrita como Autor, no sen-
[2] – “A morte do autor”, in Barthes, Roland. O rumor da língua. tido que Barthes deu ao termo. E isso não é responsabilidade de
Lisboa: Edições 70 Ltda., 1987. Pág.51. Renato Araújo.
[3] – Idem. Pág. 51/52. [6] – A falta de uma editora convencional por trás da escrita de
[4] – Aqui vão as partes de Arte afro-brasileira: Altos e baixos Renato Araújo só é sentida, na verdade, pela ausência de uma
de um conceito: 1.0 As ondas de valorização Institucionais edição que retirasse alguns poucos problemas de revisão do texto,
do negro [com duas subdivisões]; 2.0 Arte afro-brasileira e algo, no entanto, facilmente corrigível.
o problema de sua definição [quatro subdivisões]; 3.0 A arte [7] – Barthes, Rolando. Op.cit. Pág. 53.
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