Page 80 - ARTE!Brasileiros #53
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LIVROS RESENHA
próprio livro: o livro e o autor colocam-se a si ampliação da complexidade do tema. No
próprios numa mesma linha, distribuída como entanto, como mencionado, Renato não se
um antes e um depois: supõe-se que o Autor contenta em trazer para o leitor e leitoras
alimenta o livro, quer dizer que existe antes apenas trechos desses estudiosos todos.
dele, pensa, sofre, vive com ele; tem com ele Nesse longo trecho de Arte afro-brasileira:
a mesma relação de antecedência que um Altos e baixos de um conceito (quase 400
pai mantém com o seu filho. Exatamente o páginas), o scriptor também nos contem-
scriptor moderno nasce ao mesmo tempo que pla com uma série de citações de autores e
o seu texto; não está de modo algum provido autoras que igualmente pensaram a questão
de um ser que precederia ou excederia a sua racial no país, embora não especificamente a
escrita, não é de modo algum o sujeito de que questão da “arte afro-brasileira” (dentre eles,
o seu livro seria o predicado; não existe outro a se destacar os nomes de Gilberto Freyre e
tempo para além do da enunciação, e todo o Vilém Flusser).
texto é escrito eternamente aqui e agora […] . Mas não pensem o leitor e a leitora que o
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papel de Renato na escritura do “livro“, tenha
Da obra ao texto: sido apenas aquela de coletor de trechos de
livros, ensaios, conferências etc., dos gran-
[…] Sabemos agora que um texto não é feito de des nomes que trataram da questão da arte
uma linha de palavras, libertando um sentido “afro-brasileira” e/ou de assuntos correlatos.
único, de certo modo teológico (que seria a O que torna esta primeira parte do escrito
“mensagem do Autor-Deus), mas um espaço ainda mais saborosa – e instrutiva! – é a série
de dimensões múltiplas, onde se casam e de comentários que Renato agrega aos textos
se contestam escritas variadas, nenhuma que cita. Ele coleta, mas também comenta,
das quais é original: o texto é um tecido de vai ao encontro dos pensamentos de alguns
citações, saídas dos mil focos da cultura […] . dos autores , e de encontro a outros, dinami-
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zando a leitura e obrigando o leitor e a leitora
Nada definiria melhor Arte afro-brasileira. a se posicionarem perante a inteligência e o
Altos e baixos de um conceito enquanto texto, sarcasmo de muitas das suas observações.
assim como o papel de Renato Araújo como Outro dado importante: se numa resenha
seu scriptor, categorias que nos aproximam sobre uma “obra” convencional a possível
das características tão singulares que o tra- referência às notas de rodapé estaria, nor-
balho apresenta. malmente, em uma nota, no caso do texto de
Embora Renato tenha dividido seu escrito Renato a situação muda por completo. E isto
em nove partes (e não capítulos, como era de pelo fato de que, ao lermos as notas de rodapé
se esperar) , creio que, para este comen- na medida em que elas aparecem comentando,
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tário, é possível dividi-lo em dois grandes não apenas os textos que Renato cita, mas,
segmentos: o primeiro reuniria da primeira à sobretudo seus próprios comentários, vere-
sétima partes, formando um texto que, como mos surgir, se não uma “contranarrativa”, pelo
poucos, exemplifica bem as propostas de Bar- menos uma outra escrita que se entrelaça – e
thes. Nele, Renato desfia uma série de textos às vezes esgarça – o texto que ele tece.
fundamentais para se pensar a questão da A segunda parte de Arte afro-brasileira:
produção artística chamada “afro-brasileira”, Altos e baixos de um conceito, dá continuidade
mas não apenas. à escritura da primeira, porém concentrada
São vários os autores citados que se dedi- agora nos resumos das falas dos especialis-
caram ao estudo do que é ou do que pode tas e dos artistas convidados a participar do
ser entendido como “arte afro-brasileira”, seminário “Olhares sobre a arte afro-brasi-
não apenas os autores canônicos – desde leira”, já citado. Não apenas os resumos das
Nina Rodrigues até Kabengelê e Leuba Salun falas estão ali registradas, mas também as
– mas também jovens pesquisadores que perguntas feitas pelo público e as respectivas
vêm trazendo novas contribuições para a respostas, acompanhadas de comentários
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