Page 79 - ARTE!Brasileiros #53
P. 79
O trecho citado está no meio das inima- da instituição. De início, o título que ambos
gináveis 726 páginas do texto de Renato, pensaram conceder ao encontro era, justa-
justamente no momento escolhido por ele mente, Arte afro-brasileira. Altos e baixos de
para introduzir no debate ali instituído sobre um conceito. Porém, uma série de contra-
o conceito de arte “afro-brasileira,” a proble- tempos (entre eles, financeiros) fez com que
mática da mestiçagem – um dos pontos mais o projeto original precisasse ser diminuído e
interessantes de todo o trabalho. E, de fato, a dupla de especialistas acabou propondo e
esse é um dos inúmeros pontos de interesse realizando um seminário menos abrangente,
do texto, mas não o único. Levando-se em mas do mais alto nível, dedicado à questão
conta o nível de seu alcance historiográfico e da arte afro-brasileira: “Olhares sobre a arte
crítico, entendi, logo na leitura de suas primei- afro-brasileira”.
ras páginas, estar frente a um dos principais Mesmo mais modesto, o encontro reuniu
acontecimentos no campo da história da arte alguns dos especialistas mais significati-
no Brasil dos últimos anos: um documento, vos da área – Marta Heloisa Leuba Salun,
um monumento. entre outras e outros –, e artistas que então
Arte afro-brasileira: Altos e baixos de um despontavam no campo da arte brasileira:
conceito reflete sobre praticamente todos Janaina Barros, Rommulo Vieira Conceição
aqueles e aquelas que se debruçaram sobre e Tiago Gualberto .
[1]
o conceito “arte afro-brasileira” – assunto Finalizado o seminário, ao invés de publi-
crucial dentro dos estudos sobre arte no Brasil car apenas seus anais – o que já seria algo
–, desenvolvendo uma cronologia das diversas importante para a área – Renato parece
contribuições. Porém, seu trabalho não se ter desejado resgatar o projeto original do
resume a apenas narrar essa cronologia. Ao encontro, que era esquadrinhar os altos e
fazê-la, Renato premia com comentários críti- baixos do conceito “arte afro-brasileira”, e
cos cada autor e autora que cita, observações foi justamente daí que começou a surgir o
quase sempre profundas, mas todas repletas “livro” que agora apresento.
de humor e ironia. Renato narra desconfiando Alguém poderá estranhar o fato de eu ter
da própria narração e do objeto narrado, e tal usado no parágrafo acima a palavra “livro”
estratégia tonifica os textos sobre os quais se entre aspas. De início pode parecer estranha,
debruça, possibilitando aos leitores e leitoras mas atesto que tal forma foi a única que encon-
que também se posicionem sobre a narrativa trei para me aproximar de Arte afro-brasileira:
que se constitui sob seus olhos. Altos e baixos de um conceito, com o intuito
Mas não pensem vocês, leitor ou leitora, de apresentá-lo aos leitores e leitoras.
que Arte afro-brasileira: Altos e baixos de um Lendo esse trabalho de Renato logo me
conceito pode ser confundido com qualquer veio à cabeça a distinção que Roland Barthes
outro livro sobre a história da arte “afro-bra- – já faz tanto anos! – fazia entre o conceito
sileira” ou, no limite, com qualquer outro livro de “obra” e aquele de “texto”. Para o pen-
convencional sobre qualquer assunto. O tex- sador francês, ao conceito tradicional de
to de Renato nem deveria ser caracterizado “obra” – um trabalho com começo, meio e
como um livro, e as razões para tal conclusão fim – estava atrelado o conceito de “autor”
vêm a seguir. – aquele ser todo-poderoso, orquestrador
único, onipresente e onipotente. Barthes
*** desconfiava desse binômio (autor + obra) e
Segundo Renato, a ideia de produção de contra ele opunha, por um lado, a morte do
Arte afro-brasileira: Altos e baixos de um con- autor tradicional – ou sua substituição pelo
ceito surgiu do incentivo de alguns amigos scriptor –e, por outro, a transformação da
que achavam que ele deveria publicar os anais “obra” em “texto”. Do Autor para o scriptor:
de um ciclo de palestras que levara adiante
com sua amiga e colega, Juliana Ribeiro, na […] O Autor, quando se acredita nele, é
Pinacoteca de São Paulo, em 2016, a convite sempre concebido como o passado do seu
79