Page 21 - ARTE!Brasileiros #53
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contexto de juros baixos, dólar alto e ainda com uma
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                                                             você vê de lançamentos de apartamentos é uma loucura,
                                                             ou mesmo os números sobre recordes de vendas de
                                                             carros importados.” Após dois leilões difíceis no meio
                                                             do ano, Cravo cita uma forte retomada em seu último
                                                             evento, realizado em novembro, no qual uma obra de
                                                            Jorge Guinle, por exemplo, tinha preço inicial de R$ 180
                                                             mil e foi arrematada por R$ 260 mil.


                                                             novos CompraDores
                                                             Mas o fato é que não apenas obras de grande valor e de
                                                             artistas consagrados foram comercializadas durante
                                                             2020. Em uma outra ponta, trabalhos de nomes jovens,
                                                             com valores mais baixos e vendidas muitas vezes por
                                                             galerias menores, também ganharam fôlego comercial
                                                             no período. Segundo a pesquisa do projeto Latitude,
                                                             as galerias que movimentaram em 2019 menos de
                                                             R$ 500 mil tiveram este ano, proporcionalmente, um
                                                             desempenho melhor do que as que movimentaram até
                                                             R$ 10 milhões. Segundo Bailune, a Aura, que sempre
                                                             teve um público jovem e prática em fazer negócios com
                                                             compradores de primeira viagem, concretizou uma série
                                                             de transações que estavam travadas antes da pandemia.
                                                            “Vários clientes que a gente prospectava passaram a
                                                             comprar, viraram clientes da galeria.”
                                                               A entrada de um novo público no mercado é confir-
                                                             mada por outros galeristas e diretores de feira. Entre os
                                                             motivos apontados, para além da já citada permanência
             Obra do artista Sérgio Camargo vendida          em casa que afetou todas as gerações, está o fato de
             este ano pela galeria Bergamin & Gomide
                                                             os mais jovens terem maior facilidade e costume de
                                                             comprar no universo online - espaço de vendas que
            galerias com esse perfil que foi possível manter ou   ganhou maior relevância na pandemia. Segundo Perl-
            mesmo superar o patamar de vendas do ano passado”,  man, dados do meio do ano mostravam que na Artsoul,
            afirma Fernanda Feitosa, fundadora e diretora da sp-Arte.  plataforma de venda de arte contemporânea, o número
            Alexandre Gabriel, sócio da Fortes D’Aloia e Gabriel,  de acessos tinha triplicado e o de vendas duplicado.
            também percebe este movimento: “Estamos lidando   Fernanda Feitosa conta que tanto na sp-Arte quanto na
            com um público que tem um excedente de capital, e   sp-Foto cerca de 70% dos visitantes deste ano estavam
            esse excedente vai para algum lugar. Quando você tem   ali pela primeira vez, ou seja, não eram frequentadores
            uma oscilação grande de mercado - em meio a esse   das edições presenciais realizadas pela marca.
            pandemônio, com tamanha instabilidade de governo   Neste sentido, a transparência adotada tanto pelas
            -, um colecionador com segurança e uma boa relação   plataformas de venda, os market places, quanto pelas
            com a galeria sabe que vai poder fazer um bom negócio,  feiras, que em grande parte passaram a fornecer dados
            e que talvez tenha acesso a obras que antes não teria”.  detalhados e preços das obras, pode ter facilitado a
               O sucesso de vendas visto em parte dos leilões, que   vida de jovens colecionadores. “Acho que isso evita um
            trabalham com o mercado secundário e majoritariamente   constrangimento que existe, principalmente em feiras,
            com artistas renomados, também reforça a hipótese   de pessoas que não fazem ideia dos preços e não se
            de que o investimento em arte foi para alguns uma   sentem confortáveis em frequentar esse segmento”, diz
            espécie de diversificação de investimentos. Para Aloísio   ele. Alexandre Roesler, que participou de cerca de uma
            Cravo, um dos mais importantes leiloeiros do país, num   dezena de feiras virtuais no ano, segue a mesma linha:

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