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MERCADO PESQUISA
31ª e 32ª Bienais de São Paulo, por o fenômeno parece ser bem mais galerias já alicerçadas em prerroga-
exemplo, participaram 390 artistas, recente e ainda bastante embrioná- tivas mais inclusivas. Pioneira nesse
entre os quais 45 mulheres, das quais rio no Brasil. Não obstante, embo- quesito, a Diáspora Galeria, lançada
apenas quatro artistas negras. A pes- ra possam ter temporalidades dis- em 2019, que também participa da
quisa também levantou números do tintas, tendências observadas no p.art.ilha, enxerga o diálogo com o
mercado de arte: uma amostra de 5 campo institucional e no mercado setor e as outras galerias e agentes
galerias do Sudeste (A Gentil Carioca, não devem ser dissociadas, afinal, culturais como um caminho neces-
Celma Albuquerque, Mendes Wood o sistema da arte é composto por sário e incontornável para expandir a
dm, Nara Roesler e Vermelho) com- instâncias distintas mas interdepen- presença das pautas sociais dentro
putava um total de 160 artistas repre- dentes, todas sujeitas a macrode- do sistema da arte. Yvette Mutumba,
sentados, entre os quais 56 eram terminantes, como os movimentos fundadora da revista Contemporary&,
mulheres e apenas 1 artista negra. sociais e o contexto pandêmico, que em uma matéria para a ArtForum,
Uma pesquisa mais recente, têm impulsionado e mesmo acele- citou a galeria como um dos dez
desenvolvida pelo artista, curador rado mudanças no setor. projetos de destaque para seu ano,
e pesquisador Alan Ariê, em 2019, Nesse sentido, vimos algumas o que apenas reforça a importância
mapeou as diferenças de gênero, ações ocorridas neste ano que mere- política de novas galerias para reno-
raça e local de nascimento de 619 cem destaque. A p.art.ilha, que surgiu var o mercado.
artistas representados por 24 gale- como um coletivo de galerias para A hoa, galeria de Igi Ayedun, tam-
rias da cidade de São Paulo, e foi pensar em estratégias coletivas e bém precisa ser mencionada como
divulgada através de um perfil criado compartilhadas de âmbito comercial uma boa novidade. Lançada neste
nas redes sociais, o Negrestudo. Um e institucional, hoje reúne cerca de ano de 2020, a galeria se define como
dado que diz muito sobre a reativi- 40 galerias de distintas localidades uma organização de arte liderada por
dade do mercado de arte em tratar e propostas curatoriais. Além das artistas, dedicada à arte contempo-
do tema foi a recusa expressa de ações pensadas para a atuação rânea latino-americana, e visa romper
algumas galerias contatadas em externa, são recorrentes discus- a noção de atraso e dependência do
participar do levantamento. Quan- sões e contribuições colaborativas sistema europeu e norte-americano
do da divulgação dos resultados, (crowdsourcing) para organização nas artes. Em seu elenco, consta
algumas das galerias marcadas interna desse setor. Como exem- apenas artistas não brancos.
nas redes sociais se desmascaram, plos podemos citar a criação de uma Essas movimentações também
evidenciando incômodo com o tema listagem unificada de curadores e reverberaram nas edições anuais da
e os resultados, que apontam, por suas linhas de pesquisa, uma planilha sp-Arte, que ocorreu online durante
exemplo, que entre os “619 nomes conjunta de prestadores de serviço o mês de agosto, e da ArtRio, que
levantados pela pesquisa, apenas 46 e indicações de transportadoras e ocorreu presencialmente no mês de
pessoas não são brancas. Destas, 27 a possibilidade de dividir e planejar outubro. Ambas, possibilitam a entra-
são pessoas negras - 23 homens e custos em traslados de obras para da de projetos que não se configuram
apenas 4 mulheres; 14 são pessoas o mesmo destino, que têm sido fre- especificamente como galerias de
asiáticas - 9 homens e 5 mulheres; 4 quentes e proveitosas em termos de arte, mas que abrem caminhos na
são pardas - todos homens; e apenas custo, tempo e facilidade. criação de novos modelos para a
1 pessoa é indígena.” Outros setores dentro do circui- circulação e comercialização das
Diante disso, não podemos fechar to da arte se fortaleceram através artes. Entre eles estão a Plataforma
o ano de 2020 sem reforçar a impor- da auto-organização; é o caso da 0101, a Nacional Trovoa e a Piscina,
tância de que esses debates sejam Art Handler Brasil, que foi criada que, além de surgirem como propos-
permanentes nas artes, assim como a partir da necessidade de ações tas de renovação para o mercado,
compromisso na construção de um emergenciais para auxiliar os mon- possuem como base o fato de serem
sistema mais democrático e para tadores de exposições de arte, e que coletivos pautados em debates não
todos. Se no plano institucional e inclusive foi uma das beneficiadas hegemônicos, como o feminismo
curatorial esse debate já vinha ocor- pelas primeiras ações coordenadas interseccional e as lutas antirracistas.
rendo há bastante tempo e se torna- das galerias da p.art.ilha. As edições Viewing Rooms da
do mais recorrente e consistente nos Demandas político-sociais têm sp-Arte e sp-Foto demonstraram
últimos anos, no mercado de arte também instigado a criação de novas que com a virtualidade é possível
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