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MERCADO  PESQUISA



            31ª e 32ª Bienais de São Paulo, por  o fenômeno parece ser bem mais   galerias já alicerçadas em prerroga-
            exemplo, participaram 390 artistas,  recente e ainda bastante embrioná- tivas mais inclusivas. Pioneira nesse
            entre os quais 45 mulheres, das quais   rio no Brasil. Não obstante, embo- quesito, a Diáspora Galeria, lançada
            apenas quatro artistas negras. A pes- ra possam ter temporalidades dis- em 2019, que também participa da
            quisa também levantou números do   tintas, tendências observadas no   p.art.ilha, enxerga o diálogo com o
            mercado de arte: uma amostra de 5   campo institucional e no mercado   setor e as outras galerias e agentes
            galerias do Sudeste (A Gentil Carioca,  não devem ser dissociadas, afinal,  culturais como um caminho neces-
            Celma Albuquerque, Mendes Wood   o sistema da arte é composto por  sário e incontornável para expandir a
            dm, Nara Roesler e Vermelho) com- instâncias distintas mas interdepen- presença das pautas sociais dentro
            putava um total de 160 artistas repre- dentes, todas sujeitas a macrode- do sistema da arte. Yvette Mutumba,
            sentados, entre os quais 56 eram   terminantes, como os movimentos   fundadora da revista Contemporary&,
            mulheres e apenas 1 artista negra.  sociais e o contexto pandêmico, que   em uma matéria para a ArtForum,
                Uma pesquisa mais recente,  têm impulsionado e mesmo acele- citou a galeria como um dos dez
            desenvolvida pelo artista, curador  rado mudanças no setor.     projetos de destaque para seu ano,
            e pesquisador Alan Ariê, em 2019,   Nesse sentido, vimos algumas   o que apenas reforça a importância
            mapeou as diferenças de gênero,  ações ocorridas neste ano que mere- política de novas galerias para reno-
            raça e local de nascimento de 619   cem destaque. A p.art.ilha, que surgiu   var o mercado.
            artistas representados por 24 gale- como um coletivo de galerias para   A hoa, galeria de Igi Ayedun, tam-
            rias da cidade de São Paulo, e foi   pensar em estratégias coletivas e   bém precisa ser mencionada como
            divulgada através de um perfil criado   compartilhadas de âmbito comercial   uma boa novidade. Lançada neste
            nas redes sociais, o Negrestudo. Um   e institucional, hoje reúne cerca de   ano de 2020, a galeria se define como
            dado que diz muito sobre a reativi- 40 galerias de distintas localidades   uma organização de arte liderada por
            dade do mercado de arte em tratar  e propostas curatoriais. Além das   artistas, dedicada à arte contempo-
            do tema foi a recusa expressa de   ações pensadas para a atuação   rânea latino-americana, e visa romper
            algumas galerias contatadas em   externa, são recorrentes discus- a noção de atraso e dependência do
            participar do levantamento. Quan- sões e contribuições colaborativas   sistema europeu e norte-americano
            do da divulgação dos resultados,  (crowdsourcing) para organização   nas artes. Em seu elenco, consta
            algumas das galerias marcadas   interna desse setor. Como exem- apenas artistas não brancos.
            nas redes sociais se desmascaram,  plos podemos citar a criação de uma   Essas movimentações também
            evidenciando incômodo com o tema   listagem unificada de curadores e   reverberaram nas edições anuais da
            e os resultados, que apontam, por  suas linhas de pesquisa, uma planilha   sp-Arte, que ocorreu online durante
            exemplo, que entre os “619 nomes   conjunta de prestadores de serviço   o mês de agosto, e da ArtRio, que
            levantados pela pesquisa, apenas 46   e indicações de transportadoras e   ocorreu presencialmente no mês de
            pessoas não são brancas. Destas, 27   a possibilidade de dividir e planejar  outubro. Ambas, possibilitam a entra-
            são pessoas negras - 23 homens e   custos em traslados de obras para   da de projetos que não se configuram
            apenas 4 mulheres; 14 são pessoas   o mesmo destino, que têm sido fre- especificamente como galerias de
            asiáticas - 9 homens e 5 mulheres; 4   quentes e proveitosas em termos de   arte, mas que abrem caminhos na
            são pardas - todos homens; e apenas   custo, tempo e facilidade.  criação de novos modelos para a
            1 pessoa é indígena.”              Outros setores dentro do circui- circulação e comercialização das
               Diante disso, não podemos fechar  to da arte se fortaleceram através   artes. Entre eles estão a Plataforma
            o ano de 2020 sem reforçar a impor- da auto-organização; é o caso da   0101, a Nacional Trovoa e a Piscina,
            tância de que esses debates sejam   Art Handler Brasil, que foi criada   que, além de surgirem como propos-
            permanentes nas artes, assim como   a partir da necessidade de ações   tas de renovação para o mercado,
            compromisso na construção de um   emergenciais para auxiliar os mon- possuem como base o fato de serem
            sistema mais democrático e para   tadores de exposições de arte, e que   coletivos pautados em debates não
            todos. Se no plano institucional e   inclusive foi uma das beneficiadas   hegemônicos, como o feminismo
            curatorial esse debate já vinha ocor- pelas primeiras ações coordenadas   interseccional e as lutas antirracistas.
            rendo há bastante tempo e se torna- das galerias da p.art.ilha.    As edições Viewing Rooms da
            do mais recorrente e consistente nos   Demandas político-sociais têm   sp-Arte e sp-Foto demonstraram
            últimos anos, no mercado de arte   também instigado a criação de novas   que com a virtualidade é possível

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