Page 22 - ARTE!Brasileiros #53
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MERCADO REPORTAGEM
Obra de Bruno
Dunley apresentada
na individual Virá, na
Galeria Nara Roesler
“O fato de ter pelo menos a faixa de valores facilitou necessidade de mudança ou por pressão de diversos
muito a pesquisa para as pessoas. Numa feira física movimentos sociais e artísticos, importantes museus
normalmente você não sabe o preço, às vezes tem do mundo estão revendo seus acervos para incluir obras
vergonha de perguntar… O site dá mais informações, de artistas mulheres, negros, indígenas, lgBts, latinos
possibilidades de consulta e permite que as pessoas e asiáticos. Thiago Gomide, mesmo constatando que a
comecem a se familiarizar com a área.” média de vendas de sua galeria em 2020 esteve abaixo
Feitosa acrescenta ainda que houve uma aproxi- da de outros anos, acabou de concretizar a transação
mação de um público “mais sensível às questões do de uma escultura de Lygia Clark para o Guggenheim de
momento”, o que pode ter beneficiado as vendas destas Abu Dhabi por cerca de R$ 10 milhões. Vele lembrar que
galerias de menor porte. “Houve um apoio a artistas o Moma de São Francisco recentemente vendeu uma
jovens, negros, mulheres e de minorias. Ou seja, um obra do americano Mark Rothko por U$D 50 milhões
publico comprador mais consciente do seu papel”, para adquirir um conjunto de trabalhos de artistas
acrescenta ela, citando a participação na sp-Arte dos mulheres ou integrantes de minorias étnico-raciais, e
projetos Levante Nacional Trovoa e Plataforma 01.01, de que o Everson Museum de Siracusa se desfez de
que focam em produções de artistas afro-diaspóricos, um trabalho de Jackson Pollock para suprir o mesmo
não binários, asiáticos e indígenas. Não menos impor- tipo de lacuna. “Então os museus não só querem como
tante para os bons resultados foram as parcerias entre precisam rever suas coleções. E nisso o Brasil se posi-
galerias que marcaram principalmente os primeiros ciona bem”, conclui Gomide.
meses de pandemia. Segundo a pesquisa do Latitude,
66,1% dos agentes do mercado brasileiro informaram experimentanDo e CorrenDo atrás Do atraso
ter realizado novas parcerias com foco na coletivização Os Viewing Rooms, espécies de salas expositivas vir-
das soluções e com práticas como a divisão de metas de tuais, foram o caminho encontrado por grande parte das
venda com outras galerias. A p.art.ilha foi umas dessas feiras ao redor do mundo para não cancelar totalmente
iniciativas coletivas, a mais citada pelos entrevistados suas edições. Desde as estrangeiras como Art Basel, FOTO: CORTESIA DO ARTISTA E DA GALERIA NARA ROESLER
da pesquisa, que estimulou as vendas também com Frieze, tefaf e Untitled até as nacionais como sp-Arte
benefícios comerciais para os compradores. ou as inéditas Not Cancelled Brazil e Latitude Art Fair,
Relacionado a este olhar mais atento à questões todas recorreram à criação de espaços virtuais que,
políticas atuais, um fenômeno ligado às instituições de modo geral, foram se sofisticando ao longo do ano.
é outro aspecto que pode ter favorecido o mercado Se nem sempre os resultados de vendas alcançaram
brasileiro em tempos recentes. Seja por consciência da os números de outros anos, os gastos para as galerias
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