Page 66 - ARTE!Brasileiros #52
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PRÊMIO PIPA ONLINE




















             Acima, Xũnĩm [Morcegos], 2005, aquarela, 15 x
             10,5 cm; abaixo, Ũpakut ha payexop te ta tuk tex
             yãmĩyxop kutex, ax hã [Os pajés cantam para o
             doente o canto de ritual], 2005, aquarela, 16 x 12 cm












                                                            Acima, Ũtixtu yiax nõg ũxetut mũtix tu tat xok, ũtixtu yiax nõg
                                                            tu kukxatinãg kotxix [Acabou o resguardo dos dois e eles
                                                            foram banhar, acabou o resguardo dos dois e eles mastigam
                                                            jaborandi], 2005, aquarela, 18 x 23 cm



            traJetória nas artes            iniciação de meninos, denominado   Pet (2009), por exemplo, registrou a
            Nascido em Santa Helena de Minas   tatakox, quanto o fim do resguardo   ida de diversos indígenas a um zooló-
            em 1978, em uma das poucas aldeias   de uma mulher após o nascimento   gico de Belo Horizonte, onde cantam
            Maxakali ainda existentes - que reú- do filho, feito através de rituais e   seus yãmîy (cantos sagrados) em
            nem hoje cerca de 2 mil habitantes   cantos em um rio próximo à Aldeia   homenagem aos animais no cativei-
            em áreas no nordeste de mg -, Isael   Verde, onde Isael habitava à época.  ro; em Dia do Índio na Aldeia Verde
            passou a se interessar pela lingua- Hoje, o artista, que é também verea- Maxakali registra celebrações feitas
            gem audiovisual por volta de 1999.  dor da cidade de Ladainha desde   na aldeia em 2010; e em Xupapoya-
           “Por que eu aprendi a fazer filmes?  2016, ajuda a erguer a Aldeia Nova,  nãg (2013) filma um grande ritual em
            Porque eu vi muitos filmes de outras   também nos arredores da cidade.   que alguns indígenas representam
            aldeias, de Xavantes, Guaranis, e   Questões territorias, inseguran- lontras - bichos sagrados para os
            virou meu sonho fazer também dos   ça alimentar, falta de água potável   Maxakali - que vêm à aldeia vingar
            Maxakali”. Isael não falava português   e de acesso aos rios são apenas   à morte de seus parentes.
           - nem comia comida temperada ou   algumas das dificuldades cotidia-  Para Denilson Baniwa, Isael
            bebia café, ressalta - e, ao mesmo   nas enfrentadas pelos indígenas   consegue como ninguém traduzir a
            tempo em que começou a aprender a   locais - e não deixam de permear  riqueza e potência da cultura Maxakali
            língua, teve seus primeiros contatos   os trabalhos de Isael.        para o mundo ocidental. “E, nessa
            com filmagem através da professora   Após os primeiros filmes, mon- conexão, ele cria uma relação onde
            Rosangela de Tugny, da Ufmg.    tados e legendados com a ajuda de   ambos podem conviver. Quando ele
               Foram anos de trocas com pes- colaboradores como Charles Bicalho,  coloca os espíritos Maxakali para
            quisadores de Belo Horizonte até   em Belo Horizonte, Isael intensificou   o mundo, talvez eu entenda como
            que produzisse seu primeiro filme.  a sua produção, muitas vezes ao lado   uma voz de tentativa de criar relações.
            Em 2007, filmou tanto um ritual de   da mulher Sueli Maxakali. Em Xokxop   De dizer: ‘O meu mundo é esse, eu

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