Page 62 - ARTE!Brasileiros #52
P. 62

EXPOSIÇÃO SÃO PAULO




















































                                  i
                                  e R
            E
             s
                                é
                                 r
                                         o
                                          a
                                           d
                                     i
                                     o
                                      s V
                            a à s
                   a e
                     s
                      t
               a t
                 e
                  l
                         g
                          a
                           d
                       á l
              s
                        i
                                            o
                                                            depende de você, como tudo na vida”. Cada quadro
                                                  lu
                                                        o
                                                , a
                                               s
                                                         s
           “ “Essa tela está ligada à série Rios Voadores, alusão aos     d e p e n d e d e v o c ê , c o m o t u d o n a v i d a ” . C a d a q u a d r o
                                                     o a
                                                    ã
                                                   s
                                              e
                                             r
            cursos de água atmosféricos que se deslocam, passam
            c u r s o s d e á g u a a t m o s f é r i c o s q u e s e d e s l o c a m , p a s s a m    é i d e n t i fi c a d o c o m o a e s c o l h a d e c a d a p e s s o a e s e
                                                            é identificado como a escolha de cada pessoa e se
                          s
                                                            constitui em um campo cifrado com diálogos entre o
                 m
                                                     d
                i
                           a
                  a d
                                                         a
                     e n
                                                      e d
                         s
                        o
                                       r
                                        r
                                              o u
                                                m
                                      a
                                             d
                                            n
                                           a
                                        e
                                         g
                               b
                                e
                              a
                            s c
                                                    a
                                  a
                                   s c
                                                  i
                                                   d
                                 ç
             o
              r c
            por cima de nossas cabeças carregando umidade da     c o n s t i t u i e m  u m c a m p o c i f r a d o c o m d i á l o g o s  e n t r e o
            p
                                                                 e
                                                                                                 v
                                                                v
                                                                                              q

                                                                  m
                                                                                  e
                                                                                     n
                                                                                      de

                                                             ue

                                                                                   e
                                                                                               ue
                                                                                                  e
                                                                        om
                                                                                             o
                                                                              om
                                                                             c
                                                                                                         A

                                                                                                     os
                                                                                 pr
                                                                           o
                                                                   os
                                                                       e
                                                                                                   m
                                                                       c

                                                                                                       .
            B a c i a A m a z ô ni c a p a r a o C e n t r o - O e s t e , S u d e s t e e S u l d o    que vemos e como compreendemos o que vemos. “A
                                                                                                         “
            Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do
                                                                                          os
                                                                                        m
                                                            q
                                                              a m
                                                                       e
                                                                      c
                                                                        n
                                                                                          z h
                                                              l
                                                                                   ç
                                                                                             á t
                                                                               x
                                                                                  s
                                                                                                      a
                                                                 a
                                                                                   i
                                                                                p
                                                                                                   e
                                                                                                         s
            B r a s i l ” . D e s d e 2 0 0 4 , A g u i l a r s e d i v i d e e n t r e Sã o P a u l o e    tela mais recente da exposição eu fiz há três semanas,
                                                                                    ã
                                                                            a e
                                                                   s r
                                                                                 o
                                                                     e
                                                                                                       n
                                                            t
                                                                                                        a
                                                                                     o e
                                                                                                    m
                                                                          e d
                                                                                               ê
                                                             e
                                                                  i
                                                                                                          ,
            Brasil”. Desde 2004, Aguilar se divide entre São Paulo e
                                                                         t
                                                                                                 s s
                                                                                        u fi
                                                                                               r
                                                            como uma performance dentro da sala da exposição.
            A l t e r d o C h ã o , n o P a r á ,  o n d e  m a n t é m  c a s a / a t e l i ê  e  u m a    c o m o u m a p e r f o r m a n c e d e n t r o d a s a l a d a e x p o s i ç ã o .
            Alter do Chão, no Pará, onde mantém casa/ateliê e uma
                                       ô
                                        ni
                              r
                                                       d
            o
                                  a a
                                s
                                 t
                               e
             r
                                      a
                                       z
                                                      a
                                                         e
                             o
                                    m
                                                     d
                     o c
                                                 m
                                                            No campo ampliado nascem gestos expandidos que
                                                    ni
                    ã
                                                   u
                                                o
                  l
                   ç
              t
            f forte relação com a floresta amazônica e a comunidade     N o   c a m p o   a m pl i a do   n asc e m   ge s t os  e xp a n d i dos   q ue
                         m a fl
                 e
                                          c
               e r
                        o
                  a
                                           a e a c
                                                                                                 b
                                   -
                                                       v
                                                                                             o t
                                                  c
                                                                                               r
                                                   ol
            ribeirinha local, envolvendo-a em suas obras coletivas.  formam uma grande onda”. Em outro trabalho, um
                                                                          a
                                                       as
                                 do
                                                                                                    h
            r
            i
                                                            f
                                                                         r
                                                                                                  a
                                                                 m u
                                      m
                                             obr

                                                                       a g
                                                      t
                                         u
                                                                     m
                                         s
                                          as
                                                                a
                                                                                                   l
                                      e
                                    a
                                                                                                a
                                                             o
                                                    e
                                                               m
                                                      i
                                                as
                                                         .
                                                              r
                                n
                          n
                     l
                                                                            d
                  h
               i
                       a
                 n
                          e
                               e
                                                                                n
                                                                                          u
                                                                                                        m
                                                                              e o
                      c
                                                                                    ”
                              v
                                                                                       m o
                   a
                            ol
                                                                                    . E
                                                                                            r
             b
                                                                                           t
                r
                           v
                        ,
                                                                                 d
                                                                           n
                                                                                                      , u
                                                                                                     o
              e
                i
                        l
                                                                                   a
                     o
                    e
                                                                                             r
                                                             m
                                                                        de
                     l
                                                 o d
                                                t
                                       z
                                                                                                       sob
                                                                    a
                                                                a
                                                                                  nom
                                                                r
                                                                                              os
                                            m g
                                                                 n
                                                                                           a
                                                                  h
              m
                      a é u
                                                i
                                                                                                   e
                                        a e u
                          m
                                                                     do
                                                               a
                                               r
               e
            A imensa tela é uma ode à natureza e um grito de alerta,  emaranhado de fios com nomes de bairros emerge sob
                                                                                          b

                                   a
                                                                                                 e
                  a t
                                                                                        de
                              d
            A i
                                                         ,
                                                      e
                                                       r
                n
                               e à n
                                                                          fios
                                                                                                    r
                                                      l
                 s
                                                                              om
                                                                                                    ge
                                                        a
                                                                                            r
                                                                                                 m
                                                                                     e
                                      e
                                     r
                           a o
                                                            e
                                    t
                                                   e a
                                                                              c
                                                                                            i
                                                        t
                                                                                      s
                                    u
                                                                                                  b
                                                                                  r
                                                                                         a a
                                                                 l
                                                                 o
                                                            o t
                                                                                    ç
                                                                                      o d
            o mais potente e emblemático trabalho da mostra.
            o m ai s p o t e n t e e e m b l e m á t i c o t r a b a l h o d a m o s t r a .  o título São Paulo, uma fricção da arte e urbanismo,
                                                                                     ã
                                                              í
                                                                                   c
                                                                                   i
                                                                                                 r
                                                                                                       m
                                                               t
                                                                u
                                                                             u
                                                                                                          ,
                                                                     o P
                                                                    ã
                                                                   S
                                                                            ,
                                                                                             e e u
                                                                        a
                                                                                                         o
                                                                              m
                                                                                            r
                                                                         u
                                                                                                   a
                                                                                a f
                                                                                                      s
                                                                                                    ni
                                                                           o
                                                                                            t
                                                                          l
               Aguilar mantém uma narrativa livre, sem filtros e     com seus sapatos borrados de tinta pairando no ar. .
                             u
                                    r
                                a
                                                                                                n
                                                    l
               A
                   l
                                                                       p
                                                                              or

                                                            c
                   a
                                    r
                                                                        a
                                                                                                        r
                                                   fi
                                                         e
                                                                                               a
                                  n
                                                                                        t
                                                     r
                                                                                                     no
                                                                          os
                                                      o
                                                                             b
                                                                                        i

                                   a
                                                       s
                                                     t
                  i
                                                                                          t
                                                                         t
                                                                                         n
                              m
                gu
                                     a
                         t
                                        a
                                                                  us
                                                                                          a
                                               s
                                       v
                                                e
                          é
                                                                                               r
                                                                                a
                                                                     s
                                                                                                 do
                                                                                             a
                                                                                 dos
                                          i
                                             e
                                              ,
                                                                                              i
                       a
                                                                 se
                                          l
                                                                      a
                                                                               r
                                                                                     de
                                                 m
                                      t
                        n
                           m
                    r
                                                                                                       a
                                            r
                                                             om
                     m
                                                                                            p
                                       i
                                           v
                                                                          i
                                                                                  0 a
                                                                 n
                                                                            a d
                                                                                         e a
                                                                           v
                                                                 i
                                                                                            t
                                                                  h
                                                                       o
                                                                        lu
                                                                                    n
                                                                                     o
                                                                                           r
                                                                              o
                                                                               s 6
                                                                                               e
                                                                          t
                                                                    a e
                                                               A l
                                                                      v
                                                                                             e r
                                                                                      s d
                   u
                                                 v
                                   t
                                                a
                                                                                                 e
                                            u
                                      s
                                                  i
                 m
                                                   t
                                           q
                          a
            r
                            d
                                    r
                                   e
            t
                                                                                                  l
                              d
                                                                                                     g
                                     e
             a
                               e
            traz a multiplicidade de interesses que gravitam em     A linha evolutiva dos 60 anos de arte revela Aguilar
                             e
                                                r
                                                                                                       i
                                                                                                      u
              z
                                                                                                  a A
                       l
                                             e g
                a
                      p
                    l
                     t
                                 n
                                        e
                                                        m
                     i
                                         s
                         i
                                                                                                         r
                                                     m e
                                                                                                        l
                                                    a
                         d
                                                                                                v
                                 i
                                                                                                        a
                        c
                       i
                                       s
                                   r
                                  b
            o
                                       c
                                                                      s
                                                                                                       o
                                                                     n
                                        i
                  e
                                      a
                                                                                                         â
                                                                                             t
                                    e
                                                                       o e
                                                                                                   e
                                      r
                                                                         n
                                                                                e
                         e
                                                                                 n
                          fl
                           e
              r
                                                                                                      p
                         r
                     a
              n
                    u
                                                                                   o c
                                                                                                        r
                                                                                  t
                       s
                    s
                                                                           o
                                                                                      o
                               s
                                 s
                                 o
                                                                                                    m
                                                                           v
                                                                                            r
                            x
                                                                              i
                                                                               m
                             õ
                              e
                                                                             l
                                                                             v
                                         o
            torno de suas reflexões sobre raciocínio, livre arbítrio,  e seu intenso envolvimento com a arte contemporâ- -
                                                l
                                              ,
                                               i
                                                 r
                                                v
                                                               e
                                             i
                  d
                                           n
                                             o
                                                                u i
                                                                                                 n
            t
                                                      t
                                                      í
                                                         ,
                                                       r
                                                        i
                                                        o
               o
                                                    a
                                                            e s
                                                  e
                                                    r
                                                                                                o

                                                     b
                                                                    e
                                                                                             e c
                                                                                                  t
                                                                  n
                                                                                       m a a
                                          c
                                           í
                                                                   t
                                                 s d
                n
                                                                               c
                           b
               t
                                                                                om
                          m
                                                            ne
                                                                                     ou
                                                                      r
                                          u
                                                        n
                             e
                                                                                               os
                             i
                                                a
                                                                                                      a
                                               l
                                                              a
                 o
                                                                                  e
                       o a
                     e
                                                         -
                                                                    i
                      i
                                                      r
                                                                                   ç
                                                       a
                                                                      i
                i
                                                                    l
                                                                                        m
                                                    e g
                                                                                        e
                                                                                                       nos
                                       e s
                                                                     e
              s
                                 . D
            destino, meio ambiente. Dez de suas telas de gran- nea brasileira. “Tudo começou em meados dos anos
                                                                          T
            d
                                                                                           m
                                e
                                                                                              d
                   , m
                                                                           udo
                                                                  as
                                    e
                                                                        .
                                     z d
                                                                         “
                                                                                                  dos
                                                                                             a
                                           a
                                            s t
                               t
                                                                                            e
                                                                       a
                              n
                                                                br
                                              e
             e
                                                              , c
                                                                                          r
            des dimensões ensaiam um voo sobre a civilização
                                                                         o
                                                                            g
                                                                                  o
                                                                                                     r
                                                                     e
                                                                                     g
                                                                                    é
                                                                                      i
                                                                             a d
                                                                 m m
                                                                                                 u
                                                                                                  t
                                                                                   l
                                                                                       o J
                                                                                                         s
                                                                                e c
                                                                                           g
                                                                o
                                                                          l
                                                            5
                                                                                                   n
                                                                                                    e
                                                                           e
                                                                                                     . Ao
                                                                      u c
                                                                                                a
                                                                                            e M
                                                             0
            d e s d i m e n s õ e s e n s ai a m u m v o o s o b r e a c i v i l i z a ç ã o    50, com meu colega de colégio Jorge Mautner. Aos
                                                                                         o
            o c i de n t a l ,  de s de  os  fi lós o f os  g r e gos  a t é  u m a  p os -  1 5 a n o s l í a m o s t u d o q u e c ai a n a s m ã o s . E u q u e r i a s e r
            ocidental, desde os filósofos gregos até uma pos- 15 anos líamos tudo que caia nas mãos. Eu queria ser
                   u
                 c
               l o
                    p
            s
                                          . E
            sível ocupação de Marte em 2050. Em um segundo     e s c r i t o r , m a s s e gu i a s a r t e s p l á s t i c a s e M a u t n e r  f o i p a r a
                                                       d
                                        5
                                                        o
                                         0
                                                   e
                                                    g
                                                     u
                                                            escritor, mas segui as artes plásticas e Mautner foi para
                                            m u
                                                m s
                                                      n
                        o d
                           e M
             v
                       ã
                     a
              e
                      ç
                                 e e
                                   m 2
                                       0
             í
                              a
                               r
                                t
            conjunto de 35 pinturas que podem ser lidas como
            c o nj u n t o d e 3 5 p i n t u r a s q u e p o d e m s e r l i d a s c o m o    a l i t e r a t u r a ” . Ao s 2 2 a n o s A g u i l a r e x p õ e n a  v i i  B ie n a l
                                                            a literatura”. Aos 22 anos Aguilar expõe na vii Bienal
                                            j
                                           b
                                             t
                                            e
                                        o o
                                   s
                                  r
                                     , d
                                    o
                                                        l
                                                      . E
                                                            de São Paulo e Mautner, com 21, lança o livro Deus
                                                         e
                                                     a
                                                  d
                                              o à i
                                                    i
                                                   e
                , f
               s
                   z o c
                  a
              ô
            t
            tarôs, faz o caminho inverso, do objeto à ideia. Ele     d e Sã o P a u l o e M a u t n e r , c o m 2 1 , l a n ç a o l i v r o  D e u s   FOTO: KARIM KAHN
              r
            a
                               n
                             o i
                                 e
                                v
                            h
                         m
                        a
                           n
                          i
                                                                            e
                                                                       a m
                                                                           r
                                                                               u
                                                                                       ç
                                                                                                u
                                                                                                  a
                                                                                                   r a
                                                                                                 i
                                                                                                 n
                                                                                                       s 1
                                                                                    m
                                                                                      e
                                                                                e c
                                                                          o
                                                                                                      o
                                                                                        o
            p r o p õ e a o v i s i t a n t e u m j o g o , u m a v i a g e m a l o c ai s    da chuva e da morte, que começou a maquinar aos 15. .
                                                                 u
            propõe ao visitante um jogo, uma viagem a locais
                                                                h
                                                                            t
                                                                                         u a m
                                                                                             a
                                                                  v
                                                                             , q
                                                                   a e d
                                                                                   o
                                                                                                         5
                                                             a c
                                                                                               q
                                                            d
                                                                                  t
                      . “O
                                                                                                    r a
                               t
                               i
                                                                              r a a
                              s
                                                                                           i
                          s d
                             e
                                                                                  r
              a
                                                                                                        á
               g
                                                                                          u
            m
                                                                                                         s
                                                                                         g
            i
            imaginados. “Os destinos se transformam sempre,     Tentar categorizar a arte de Aguilar é correr atrás
                                                                                      e A
                                                                                                      t
                                                                                   e d
                     s
                    o
                   d
                                                                                                       r
                i
                  a
                 n
                                n
                                                    e
                                                                                                 o
                                                                       t
                                                                      a
                                                     m
                                                m
                                               a
                                                                         g
                                                                       e
                                                   s
                                                      p
                                                                e
                                                               T
                                                                 n
                                                                  a
                                                                  t
                                                                                             r é c
                                                        r
                                                        e
                                                         ,
                                                                    r c
                                                                          o
                                     e
                                                                            z
                                                                                            a
                                       r
                                       t
                                 o
                                                                                           l
                                  s s
                                                                                                   e
                                                                             a
                                                                            i
                                                                           r
                                            o
                                                                                                  r
                                              m
                                             r
                                           f
                                                                                                  r
                                        a
                                          s
                                         n
            62
   57   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67