Page 63 - ARTE!Brasileiros #52
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À esquerda, Guerra ou Paz, acrílica e esmalte
sobre tela, é de 2019 e faz alusão à polarização
política que atualmente toma conta do mundo.
Acima, autorretrato de Aguilar, imagem
emblemática da juventude do artista multimídia
cria a banda Titãs. Aguilar mistura Bukowski com
do vento. Até hoje ele vive a multiplicidade de suas
d o v e n t o . A t é h o j e e l e v i v e a m u l t i p l i c i d a d e d e s u a s c r i a a b a n d a T i t ã s . A g u i la r m i s t u r a B u k o w s k i c o m
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transgressões na literatura, pintura, videoarte, música, ensinamentos indianos, expande seu circuito, expõe na
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cinema. Sua pintura ganha impulso em 1963 quando Alemanha e Japão, ganha as páginas da Art in América.
c i n e m a . S u a p i n t u r a g a n h a i m p u l s o e m 1 9 6 3 q u a n d o A l e m a n h a e J a p ã o , g a n h a a s p á g i n a s d a Ar t i n Amé ri c a .
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Em 1980 incendeia o átrio da Pinacoteca do Estado,
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chama atenção de Mário Pedrosa e Clarival do Prado E m 1 9 8 0 i n c e n d e i a o á t r i o d a P i n a c o t e c a d o E s t a d o ,
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Valladares. Suas telas já traziam as cores e técnicas a n t i g o an fi t e a t r o d o m u s e u , c o m a p e r f o r m a n c e C on -
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antigo anfiteatro do museu, com a performance Con-
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q u e l e m b r a m o g r u p o C o B r A . D o i s a n o s d e p o i s e l e certo para Luvas de Box e Piano. “Esse evento deu início
que lembram o grupo CoBrA. Dois anos depois ele
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participa da antológica exposição Opinião 65, com
à Banda Performática com Arnaldo Antunes e outros
p a r t i c i p a d a a n t o l ó g i c a e x p o s i ç ã o O p i niã o 6 5 , c o m à B a n d a P e r f o r m á t i c a c o m A r n a l d o A n t u n e s e o u t r o s
Hélio Oiticica, Rubens Gerchman, Antonio Dias, Car- amigos. Fizemos muitos shows e gravamos disco”. Em
H é l i o O i t i c i c a , R u b e n s G e r c h m a n , A n t o ni o D i a s , C a r - a m i g o s . F i z e m o s m u i t o s s h o w s e g r a v a m o s d i s c o ” . E m
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los Vergara, considerada um marco na arte brasileira. 86 surpreende com a intervenção no Museu da Imagem
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“Com o ai-5 o clima fica insuportável e mudo para e d o S o m c o m A n t ic r i s t o , “ u m a a lu s ã o a o a r t i s t a b ú l g a r o
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e do Som com Anticristo, “uma alusão ao artista búlgaro
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Londres, onde já estavam Caetano, Gil e Mautner”. Na
Lo n d r e s , o n d e j á e s t a v a m C a e t a n o , G i l e M a u t n e r ” . N a Christo que embrulhava monumentos, museus, pontes”.
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á r e a d a s p e r f o r m a n c e s c r i a o b r a s p o l ê m i c a s c o m o A g u i l a r d e s e m b r u l h a o mi s , q u e f o i c o b e r t o p o r p l á s t i c o
área das performances cria obras polêmicas como Aguilar desembrulha o mis, que foi coberto por plástico
Ó p e r a d o T e r c e i r o M u n d o , c o m L u c i l a M e i r e l l e s , e p re t o d u r a n te iv F e s ti v a l V i d e o b r a s i l , q ua n d o o m u s e u e r a
Ópera do Terceiro Mundo, com Lucila Meirelles, e
preto durante iv Festival Videobrasil, quando o museu era
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apresentada na Journées interdisciplinaires sur l’art na avenida Europa. “Fazíamos tudo com muita diversão.” ”
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corporel et performances, no Beaubourg de Paris, e Todas as fases e linguagens de Aguilar se entre- -
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i irrita os críticos. “Só não nos interromperam porque cruzam, dialogam entre si e são testemunhas de uma
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lá não há censura”. A década de 1980, foi marcada pela e s t r a n he z a q ue m ud a o ol h a r do e s p e c t a dor sobr e a
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estranheza que muda o olhar do espectador sobre a
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Casa Azul, seu ateliê na Joaquim Eugênio de Lima, por realidade e a representação. Suas pinturas são perfor-
Ca s a A z ul , s e u a t e l i ê n a J o a q u i m E u g ê ni o d e L i m a , p o r r e a l i d a d e e a r e p r e s e n t a ç ã o . S u a s p i n t u r a s s ã o p e r f o r -
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onde passavam intelectuais como Mário Schenberg, mances de cores e gestos que trazem para o mesmo
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espaço a percepção de uma realidade ímpar, diferente
Haroldo e Augusto de Campos, o pintor Nuno Ramos
H a r ol do e A ug us t o de C a m p os , o p i n t or N u no R a m os e s p a ç o a p e r c e p ç ã o d e u m a r e a l i d a d e í m p a r , d i f e r e n t e
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e o compositor e músico Arnaldo Antunes, que logo daquela que move o homem convencional.
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