Page 63 - ARTE!Brasileiros #52
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À esquerda, Guerra ou Paz, acrílica e esmalte
                                                             sobre tela, é de 2019 e faz alusão à polarização
                                                             política que atualmente toma conta do mundo.
                                                             Acima, autorretrato de Aguilar, imagem
                                                             emblemática da juventude do artista multimídia







                                                             cria a banda Titãs. Aguilar mistura Bukowski com
            do vento. Até hoje ele vive a multiplicidade de suas
            d o v e n t o . A t é h o j e e l e v i v e a m u l t i p l i c i d a d e d e s u a s    c r i a a b a n d a T i t ã s . A g u i la r m i s t u r a B u k o w s k i c o m
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            transgressões na literatura, pintura, videoarte, música,  ensinamentos indianos, expande seu circuito, expõe na
                                                         a
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            cinema. Sua pintura ganha impulso em 1963 quando  Alemanha e Japão, ganha as páginas da Art in América.
            c i n e m a . S u a p i n t u r a g a n h a i m p u l s o e m 1 9 6 3 q u a n d o    A l e m a n h a e J a p ã o , g a n h a a s p á g i n a s d a  Ar t  i n  Amé ri c a .
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            chama atenção de Mário Pedrosa e Clarival do Prado     E m 1 9 8 0 i n c e n d e i a o á t r i o d a P i n a c o t e c a d o E s t a d o ,
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            Valladares. Suas telas já traziam as cores e técnicas     a n t i g o  an fi t e a t r o  d o  m u s e u ,  c o m  a  p e r f o r m a n c e   C on -
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                                                             antigo anfiteatro do museu, com a performance Con-
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            q u e l e m b r a m o g r u p o C o B r A . D o i s a n o s d e p o i s e l e    certo para Luvas de Box e Piano. “Esse evento deu início
            que lembram o grupo CoBrA. Dois anos depois ele
                                                               r
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            participa da antológica exposição Opinião 65, com
                                                             à Banda Performática com Arnaldo Antunes e outros
            p a r t i c i p a d a a n t o l ó g i c a e x p o s i ç ã o  O p i niã o  6 5 ,  c o m   à B a n d a P e r f o r m á t i c a c o m A r n a l d o A n t u n e s e o u t r o s
            Hélio Oiticica, Rubens Gerchman, Antonio Dias, Car- amigos. Fizemos muitos shows e gravamos disco”. Em
            H é l i o O i t i c i c a , R u b e n s G e r c h m a n , A n t o ni o D i a s , C a r -  a m i g o s . F i z e m o s m u i t o s s h o w s e g r a v a m o s d i s c o ” . E m
                                                                               n
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            los Vergara, considerada um marco na arte brasileira.  86 surpreende com a intervenção no Museu da Imagem
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               “Com o ai-5 o clima fica insuportável e mudo para     e d o S o m c o m  A n t ic r i s t o , “ u m a a lu s ã o a o a r t i s t a b ú l g a r o
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                                                             e do Som com Anticristo, “uma alusão ao artista búlgaro
                                                                s
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            Londres, onde já estavam Caetano, Gil e Mautner”. Na
            Lo n d r e s , o n d e j á e s t a v a m C a e t a n o , G i l e M a u t n e r ” . N a    Christo que embrulhava monumentos, museus, pontes”.
                                                                                    u
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            á r e a d a s p e r f o r m a n c e s c r i a o b r a s p o l ê m i c a s c o m o    A g u i l a r  d e s e m b r u l h a  o  mi s ,  q u e  f o i  c o b e r t o  p o r  p l á s t i c o
            área das performances cria obras polêmicas como  Aguilar desembrulha o mis, que foi coberto por plástico
            Ó p e r a  d o T e r c e i r o M u n d o , c o m L u c i l a M e i r e l l e s , e    p re t o  d u r a n te   iv  F e s ti v a l V i d e o b r a s i l , q ua n d o o m u s e u e r a
            Ópera do Terceiro Mundo, com Lucila Meirelles, e
                                                             preto durante iv Festival Videobrasil, quando o museu era
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            apresentada na Journées interdisciplinaires sur l’art     na avenida Europa. “Fazíamos tudo com muita diversão.” ”
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            corporel et performances, no Beaubourg de Paris, e     Todas as fases e linguagens de Aguilar se entre- -
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            i irrita os críticos. “Só não nos interromperam porque     cruzam, dialogam entre si e são testemunhas de uma
                                                                       o
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            lá não há censura”. A década de 1980, foi marcada pela     e s t r a n he z a  q ue  m ud a  o  ol h a r  do  e s p e c t a dor  sobr e  a
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                                                             estranheza que muda o olhar do espectador sobre a
                                                         l
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            Casa Azul, seu ateliê na Joaquim Eugênio de Lima, por  realidade e a representação. Suas pinturas são perfor-
            Ca s a   A z ul ,  s e u  a t e l i ê  n a  J o a q u i m  E u g ê ni o  d e  L i m a ,  p o r    r e a l i d a d e e a r e p r e s e n t a ç ã o . S u a s p i n t u r a s s ã o p e r f o r -
                                                         g,
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                                         o M
            onde passavam intelectuais como Mário Schenberg,  mances de cores e gestos que trazem para o mesmo
                                                                         e
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                                                             espaço a percepção de uma realidade ímpar, diferente
            Haroldo e Augusto de Campos, o pintor Nuno Ramos
            H a r ol do  e  A ug us t o  de  C a m p os ,  o  p i n t or  N u no  R a m os    e s p a ç o a p e r c e p ç ã o d e u m a r e a l i d a d e í m p a r , d i f e r e n t e
                                                                              o
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            e o compositor e músico Arnaldo Antunes, que logo     daquela que move o homem convencional.
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