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Virgínia de Medeiros, still de Trem em transe, 2019

               Por sua vez, o Cam é outra inspiração para a pró- granD puzzle
            pria escala desta edição da Bienal de Berlim, sem   A atenção à cultura local, à cidade onde a mostra
            anseios espetaculares, mas de forte enraizamento na   se realiza tem sido uma marca e uma qualidade muito
            periferia da capital alemã, já que a sede das primeiras   particulares da Manifesta, a bienal nômade que a cada
            atividades da mostra é no local onde eram fabricadas   edição acontece em uma cidade europeia.  Em 2020,
            impressoras Rotaprint, no bairro operário de Wedding.  a escolhida foi a cidade de Marselha – já está definido
            Foi lá que a artista brasileira Virginia de Medeiros   em que 2022 a Manifesta será em Pristina, no Kosovo
            participou da exp. 2 com o coletivo Feministische  – e a abertura agendada para o próximo 28 de agosto.
            Gesundheitsrecherchegruppe, um grupo feminista de   “Nosso público é composto por 75% dos visitantes
            pesquisa em saúde, entre novembro do ano passado   regionais e agora, ainda mais do que antes, precisaremos
            e fevereiro deste ano.                           transformar a bienal em uma plataforma de mudança
               Segundo as curadoras, a 11ª Bienal de Berlim foi   social e cultural focada localmente, que possa ajudar
            “concebida de forma porosa e processual; o espaço   a fortalecer as infraestruturas já existentes e tornar-
            experimental que abrimos ao público no ano passado  -se mais proeminente ajustada em direção ao que as
            em ExRotaprint nos permitiu apresentar as ideias que   comunidades precisam”, explica a holandesa Hedwig
            estavam esboçadas no projeto e ensaiar publicamente   Fijen, diretora da Manifesta.
            uma relação com a audiência local”. E resumem: “Não   De fato, nas últimas edições, e especialmente a
            trabalhamos com uma moldura que veio pronta para   mais recente, em Palermo, a mostra focou bastante
            ser simplesmente aplicada aqui; é sempre difícil trazer  na cidade e agora, em Marselha, a diretora aponta que
            um contexto sem cair no exotismo e foi preciso calibrar  a tendência já tinha esse sentido: “A Manifesta 13 já
            muita coisa em termos discursivos.”              estava bastante alinhada com algumas das demandas
               Além do ExRotaprint, a última “experiência da   que agora enfrentamos, de avançar deliberadamente
            Bienal de Berlim, chamada de epílogo, vai ocorrer  em direção ao local e em direção ao verdadeiro enga-
            em outros três espaços: o Kunst-Werke (KW), sede   jamento com a comunidade”.
            original da mostra, o segundo andar do Gropius Bau,   Com um time de curadores internacionais, com-
            imenso espaço expositivo construído no século 19,  posto por Alya Sebti (galeria ifa, de Berlim), Katerina
            perto da totalmente renovada Potsdamerplatz, e a   Chuchalina (Fundação V-A-C, de Moscou) e Stefan
            galeria daad, no bairro de Kreuzberg, uma região de   Kalmár (iCa, de Londres), uma das ferramentas para
            imigração turca.                                 uma reflexão sobre a cidade é o Grand Puzzle, uma

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