Page 22 - ARTE!Brasileiros #50
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ENSAIO TARSILA






































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                                                                                                 1924. Na página
                                                                                                 seguinte, Estudo
                                                                                                 de A Negra, 1923
                                                                                                 e Bicho barrigudo, 1925







                  em termos de qualidade e vigor àquelas dos primeiros   da artista, desde sua iniciação com Pedro Alexandrino,
                  anos. É como se o fim melancólico de Tarsila enquanto   no final dos anos 1910. São delicados os primeiros, onde
                  artista, contaminasse o final das reflexões das duas   ela anota as pessoas perdidas em momentos vaga-
                  especialistas .                                 bundos do cotidiano. Seu traço é sutil, quase envergo-
                             [3]
                    Essas constatações fazem aflorar de novo um pro- nhado por se aproximar de uma tradição em que ainda
                  blema que assombra a todos que se debruçam sobre a   não se sente plenamente integrada. Passados poucos
                  trajetória de Tarsila do Amaral: o que teria ocorrido com   anos, no entanto, a timidez característica de muitos
                  sua produção a partir dos anos 1930 que fez com que   novatos parece ter sumido. Que Veneza deliciosa é
                  perdesse o vigor tão característico que demonstrava em   aquela, captada por Tarsila, como se deslizasse numa
                  seus trabalhos iniciais? A partir, portanto, das premis- gôndola? Desenho que, antes de registrar fielmente o
                  sas surgidas tendo a Coleção adquirida pela Fundação   local, atesta como a artista já percebia a importância
                  Marcos Amaro como ponto inicial e dos textos escritos   do suporte bidimensional e o poder das linhas sobre ele.
                  pelas curadoras, a proposta deste texto é chamar a   Muitos falam que o desenho mais incisivo que Tarsila
                  atenção para algumas das obras consideradas mais   pratica a partir de 1923 estaria ligado a um gosto pela
                  significativas agora pertencentes à instituição e, por  arte “primitiva”, que interessava a muitos naqueles
                  último, levantar algumas considerações que talvez  anos. Creio que esse parâmetro foi importante para ela.
                  contribuam para que, de fato, se inicie um enfrenta- Porém, existe neles uma nitidez, uma clareza impes-
                  mento direto desse problema que constrange a todos.  soal nesses desenhos que me parecem informados
                    ***                                           pela fotografia e pela imagem publicitária dos carta-
                    Entrar em contato com esses desenhos de Tarsila é  zes, uma referência também presente em Léger – tão   FOTOS: HUGO CURTI
                  mergulhar em algumas das produções mais instigantes   importante para Tarsila. Essa característica pode ser


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