Page 25 - ARTE!Brasileiros #50
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O que teria ocorrido com a produção de
                                                   Tarsila do Amaral a partir dos anos 1930 que fez
                                                   com que perdesse o vigor tão característico
                                                   que demonstrava em seus trabalhos iniciais?






























                                                                                               Na página anterior,
                                                                                               Autoretrato de cabelo
                                                                                               curto, 1923. À esquerda,
                                                                                               Saci e três estudos de
                                                                                               bichos, 1925





                  à ordem internacional, que angariou vários adeptos no   e do surrealismo.  Ora, entre a pintura pau-brasil e a
                  Brasil. O “pecado” de Anita foi não ter alinhado sua pro- pintura antropofágica existe um abismo considerável.
                  dução realista e sintética do retorno à ordem, à temática   Enquanto a primeira enfatiza a necessidade da lógica e
                  nacionalista, tão cara ao meio intelectual brasileiro da   da razão para encetar a obra de arte, o segundo aposta
                  época. Independente daqueles que a marginalizaram   no irracional, no subterrâneo da memória pessoal e
                  a partir de 1917, é forçoso afirmar que Malfatti seguiu   coletiva para se articular. Felizmente Tarsila conseguiu
                  fiel aos novos encaminhamentos pensados para sua   pular entre uma margem e outra da arte moderna sem
                  produção, constituindo uma obra que – independente   alterar a qualidade de sua produção. Porém, mesmo que
                  de gostarmos ou não – tem lá sua coerência.     suas obras da fase antropofágica se mostrem ainda tão
                     Com Tarsila isso não ocorreu. É interessante aten- significativas quanto aquela do período “pau-brasil”, a
                  tarmos para a sucessão de fases que ela atravessou, de   recepção que obteve da intelectualidade modernista
                  1923 ao início da década seguinte, filiando-se a vertentes   parece não ter sido a mesma.
                  opostas entre si, dentro do quadro da vanguarda inter-  Porém, o pulo do racionalismo de Léger e cia. para
                  nacional dos anos 1920. Vejamos: da fase “pau-brasil”,  a metafísica de De Chirico, não foi o único naqueles
                  encantadora – e que soube responder às demandas   gloriosos anos de Tarsila. Na visita à União Soviética, de
                  por uma arte brasileira moderna, recebendo acolhida   repente ela dá outro salto (estético/ideológico), jogan-
   FOTOS: HUGO CURTI  pofágica, em que supostamente se esqueceu da rigorosa   se opunha, tanto à racionalidade das vertentes cons-
                  positiva junto à crítica –, Tarsila lançou-se à fase antro- do-se nos braços do realismo socialista, vertente que

                  dimensão analítica da sua primeira fase para mergulhar  trutivas, quanto aos mistérios do surrealismo, ambas
                  nos ensinamentos da pintura metafísica de De Chirico
                                                                  emanações da arte “burguesa” para os parâmetros

                                                                                                              25





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