Page 26 - ARTE!Brasileiros #50
P. 26

ENSAIO TARSILA









                  soviéticos. É claro que ela tentou atenuar o autorita- jamais traiu sua radical busca da origem da própria
                  rismo da vertente que abraçara, arriscando levar para   pintura. O que, infelizmente, não ocorreu com Tarsila.
                  ela certa “delicadeza” que já impregnara suas fases   Finalizo estas considerações voltando à Coleção
                  anteriores. Mas não foi feliz na empreitada. Cá entre   de desenhos de Tarsila que estão na Fundação Marcos
                  nós: nenhuma de suas pinturas produzidas durante sua   Amaro e atentando para o quanto é fundamental que
                  fase “realista socialista” e aquelas produzidas depois,  tenhamos abertas ao público coleções como essa. O
                  se comparam, em termos de qualidade de concepção/  contato direto com os desenhos da artista e a possibili-
                  realização, às suas duas fases anteriores.      dade de também ler os textos das curadoras, presentes
                  Acima mencionei o fato de que Tarsila, após sua fase   no catálogo da exposição que acontece a partir de 14
                 “realista”, teria tentado “copiar a si mesma”, produzindo   de março em Itu, conseguiram mobilizar e, de alguma
                  trabalhos que repetiam temas e soluções plásticas já   maneira, configurar uma série de questões que vinha
                  desenvolvidas nos anos 1920. Esse procedimento nos   acalentando sobre a produção da artista, mas que, até
                  remete a Giorgio de Chirico (caro a Tarsila) que durante   então, não tinha tido chance de elaborá-la e dar-lhe uma
                  o período final de sua vida, levou adiante uma série de   primeira e ainda tímida sistematização. Saio dessa expe-
                  pinturas em que “pintava a si mesmo”. Antes de fale- riência com outra compreensão do papel desempenhado
                  cer, De Chirico, aparentemente como Tarsila, também   por Tarsila do Amaral no cenário da arte brasileira da
                  produziu uma série de obras em que “refazia” pinturas   primeira metade do século passado e isso somente foi
                  metafísicas muito próximas daquelas por ele concebi- possível pela generosidade da Fundação Marcos Amaro,
                  das no início de carreira. No entanto, ao contrário dela,  que tornou pública essa série de trabalhos, depois deles
                  De Chirico encetou, durante sua longa trajetória, uma   terem ficado trancafiados durante cinquenta anos, em
                  volta particular às origens. Somente após transitar por  uma coleção particular, e longe da vista de todos!
                  grande parte dos principais períodos da história da   Espero que a Coleção não propicie apenas novos
                  arte ocidental (De Chirico foi renascentista, barroco,  estudos sobre Tarsila, que aprofundem sua importân-
                  neoclássico, romântico etc.), foi que ele retornou à   cia e singularidade, mas também que um novo público
                  pintura metafísica que ajudou a constituir no início do   entre em contato com a produção dessa artista que, em
                  século passado.  Apreciando ou não sua obra, o fato   tão poucos anos, fez tanto para a visualidade do país.
                                [6]
                  é que essas produções dos últimos anos de vida de   E termino perguntando: e para que existem coleções
                  De Chirico guardam uma coerência que, se não foi fiel   como essa, a não ser para entreter, ensinar e, sobretudo,
                  à busca da originalidade (desejada pelos modernos),  para colocar a cabeça das pessoas para funcionar?



                  [1] - A Coleção em breve será disponibilizada ao público na   Ana Nakanderkara e “Conservação nas obras de Tarsila do Amaral.
                  mostra Tarsila. Estudos e Anotações, a ser inaugurada na Fábrica   Coleção Kogan Amaro”, de Isis Baldini.
                  de Arte Marcos Amaro, em Itu, com curadoria de Aracy Amaral e   [4] - Reparem que no Autorretrato, apesar de sua estruturação
                  Regina Teixeira de Barros.                      geométrica “moderna”, persistem valores muito afeitos à
                  [2] - Sobre a obra de Tarsila do Amaral, consultar: SartunI, Maria   celebração da “mão” da artista, edulcorando a imagem –
                  Eugenia (Dir.) / BarroS, Regina Teixeira de (org.Ed.) Catálogo   procedimento, aliás, que Tarsila tenderá a suprimir em seus
                  Raisonné Tarsila do Amaral, São Paulo: Base 7 Projetos Culturais:   reconhecidos autorretratos daquela mesma década.
                  Pinacoteca di Estado, 2008. Vol.1, 2, e 3.      [5] - Sobre as relações de Mario de Andrade com a arte moderna,
                  [3] - Ler: “Tarsila. Desenhos”, de Aracy Amaral e “Sobre os desenhos   consultar, entre outros: CHIarellI, Tadeu. Pintura não é só beleza.
                  de Tarsila”, de Regina T. de Barros. In amaral, Aracy; BarroS.   A crítica de arte de Mario de Andrade. Florianópolis: Letras
                  Regina T. de (curadoras.). Tarsila. Desenhos. Itu: Fundação Marcos   Contemporâneas, 2007.
                  Amaro, 2020. Além dos textos citados e das imagens das obras, o   [6] - Como bem lembrou o crítico italiano Renato Barilli em
                  catálogo conta também com importantes textos sobre conservação   diversas ocasiões (Ver, entre outros, BarIllI, Renato. L’arte
                  e restauro das obras da Coleção: “Conservação e restauro I”, de   contemporanea. Da Cézanne alle ultime tendenze. Seconda
                  Ana Maria C. Scablianti (e outros); “Conservação e restauro II”, de   edizione. Milano: Feltrinelli Editore, 1985.

                  26





                                                                                                                08/04/2020   23:03
         BOOK_ARTE_50.indb   26
         BOOK_ARTE_50.indb   26                                                                                 08/04/2020   23:03
   21   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31