Page 79 - ARTE!Brasileiros #48
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NA PÁGINA ANTERIOR, EXPERIÊNCIA Nº3, 1956, APRESENTA O NEW
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                                                                           DE OSWALD DE ANDRADE E JULIETA BARBARA, 1939; ABAIXO,
                                                                           DUAS MULHERES, 1973, TINTA ACRÍLICA FLUORESCENTE









































                               moralista de uma sociedade extremamente reli-  que lhe foi atribuída por Oswald de Andrade) e
                               giosa. “A vida inteira ele se interessou por dois   participou ativamente de ações para aglutinação
                               campos do conhecimento a psicanálise, relativa-  do meio artístico, como a fundação do Clube dos
                               mente nova naquele momento, e a etnologia”,   Artistas Modernos (CAM).
                               explica Kiki. É pela confluência desses dois campos,
                               por um desejo permanente de tentar entender o   BERLIM – Depois da Inglaterra, onde o artista
                               mundo a partir de comportamentos construídos   viveu entre 1914 e 1922 mas onde seu trabalho
                               desde os tempos ancestrais, que a curadora inter-  nunca havia sido exposto antes, será a vez do
                               preta sua produção bastante diversa.        público alemão conhecer mais de perto sua obra,
                               Outro aspecto interessante da seleção é a ênfase   cujo caráter disruptivo, experimental e crítico terá
                               que ela coloca na ampla rede social do artista,   uma importância central na Bienal de Berlim do
                               que de certa forma contraria a ideia corrente de   ano que vem. “Seu interesse pela psicologia das
                               que Carvalho era um homem solitário, marginali-  massas (Freud) nos permite analisar ideias de
                               zado. De família abastada, com muitos contatos no   pátria, fanatismo religioso, o medo, a organização
                               meio artístico e social de São Paulo, ele mantinha   das multidões, linchamentos, fake news e corpos
                               estreitas relações com o círculo dos modernistas   dissidentes no espaço público”, afirma Lisette
                               de primeira geração (o próprio título da mostra,   Lagnado, uma das curadoras do evento. “Para
                               Antropófago Ideal, retoma uma alcunha elogiosa   nós, Flávio é um anti-herói”, sintetiza ela.


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