Page 82 - ARTE!Brasileiros #48
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EXPOSIÇÃO RECIFE
PROPOSTA PARA UMA CATEQUESE – PARTE I - DÍPTICO MORTE E ESQUARTEJAMENTO, 1993
voz ao escritor angolano José Eduardo Agualusa contracatequese, defendido por Varejão. Em um
falando trechos de Casa Grande e Senzala, de Gil- detalhe da obra, um homem é empalado, método
berto Freyre. Transbarroco é uma interpretação de tortura e execução que consiste na inserção
livre que coloca o visitante em meio à fotografia, de estaca no corpo da vítima, até a sua morte. A
cinema e instalação, reforçando Mário Pedrosa: transgressão da cena reposiciona os sentidos e
“a arte é um exercício experimental da liberdade”. abre um novo lugar para sentir e pensar a violência
A arquitetura do Mamam, como plano espacial, no Brasil atual e sua herança colonial.
suspende o tempo em devaneio poético e abraça Há uma forte marca autoral nas obras de Varejão
a exposição sem interferências. Algumas obras, inspiradas em azulejos, ícone da cultura portuguesa,
nascidas em temporalidades distintas, dialogam pela sistematização do movimento de repetição e
com o contemporâneo como a pintura Incisões multiplicidade de formas geométricas, presentes
a la fontana, 2000, que deixa exposta a matéria tanto em trabalhos mais antigos quanto nos mais
interna, carne humana viva, inspirada na famosa recentes. A série Ruínas de charque, de 2000,
tela do artista ítalo-argentino Lucio Fontana. No simula pedaços de arquitetura com pinturas desses
percurso de uma revisita ao colonialismo, vale azulejos, entremeadas pela representação da carne
refletir sobre Proposta para uma catequese - de charque. Ao longo de sua pesquisa Adriana
Parte 1 diptico: Morte por esquartejamento, de colecionou mais de seis mil deles registrados por
1993. Só esse trabalho dá conta do conceito de ela desde 1988, com imagens que a inspiram.
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