Page 41 - ARTE!Brasileiros #48
P. 41

mostra foram realizadas oficinas de desenho e xilogravura,   contraposição às propostas germânicas de Beuys.
                     com os resultados parte vistos na própria mostra ou na área   É do campo lúdico, aliás, a obra de Vivian Caccuri
                     externa do museu.                                     na mostra, Ode ao Triângulo, que usa o instru-
                     Outra experiência é a Escola de Arte Útil, de Tania Bruguera,   mento musical para criar uma instalação sobre os
                     que ocupa uma sala da mostra com uma intensa progra-  elementos possíveis ligados à sua forma e função,
                     mação ao longo de suas 11 semanas de duração, entre elas   o que reverbera em diálogo com obras do acervo
                     um workshop de três dias com a própria artista, de 9 a 11   e ativações ao longo da mostra.
                   FOTO DIETER SCHWERDTLE / CORTESIA DOCUMENTA ARCHIV | JOHN GOLDBLATT / CORTESIA PROJETO HÉLIO OITICICA
                     de outubro.                                           Finalmente, o octógono da Pinacoteca é ocu-
                     Arte Útil é um conceito desenvolvido por Bruguera nos   pado por uma plataforma para demonstração,
                     últimos anos que defende que a arte deve ser capaz servir   criada pelo artista Rirkrit Tiravanija, em 2000,
                     como ferramenta de mudança social, capaz de ser implemen-  e que vem tendo distintas versões desde então.
                     tada através de projetos de longo prazo, tema de matéria   Trata-se de um espaço livre a ser ocupado
                     da edição passada de ARTE!Brasileiros. Tudo a ver com as   por diversas ativações ao longo da mostra,
                     propostas de Beuys.                                   de aulas de ioga a festas de formatura. Lá o
                     De Oiticica, a mostra apresenta o ambiente imersivo Apro-  Coletivo Legítima Defesa e Aliadxs, formado
                     priação (Mesa de bilhar , d’après “O café noturno de Van   com a intenção de trabalhar uma poética da
                     Gogh”), visto pela primeira vez na mostra Opinião 66, no   imagem da negritude e seus desdobramentos
                     Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, em 1966. Nele,   sociais e históricos, apresenta Re-existência
                     uma mesa real de bilhar está à disposição dos visitantes   Negrx, uma imersão poético-política e mais
                     em um espaço com paredes vermelhas similares à pin-   duas performances.
                     tura de Van Gogh. Assim, além de tomar café com Ianês,   Com tudo isso, Somos muit+s, com curadoria de
                     os visitantes podem também jogar bilhar na mostra. Aí,   Amanda Arantes, Fernanda Pitta e Jochen Volz
                     Oiticica inclui um elemento importante em seu trabalho   coloca a Pinacoteca com um espaço vivo e que
                     que é o prazer do jogo como elemento para criação de   repensa a arte e seu contexto, assim como fizeram
                     vínculos, um conceito transformador, especialmente em   Beuys e Oiticica em seu tempo.


                                                                                                                      41




         BOOK_ARTE_48_AGOSTO2019.indb   41                                                                       30/08/19   19:33
   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45   46