Page 40 - ARTE!Brasileiros #48
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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO
À DIR., JOSEPH BEUYS NA
INSTALAÇÃO HONIGPUMPE
AM ARBEITSPLATZ [BOMBA DE
MEL NO LOCAL DE TRABALHO]
NA ROTUNDA DO MUSEUM
FRIDERICIANUM, NA DOCUMENTA
6, EM 1977; ABAIXO, A OBRA E
INSTALAÇÃO NA PINACOTECA
DE SÃO PAULO; NA PÁGINA
SEGUINTE À ESQUERDA, HÉLIO
OITICICA DURANTE A MONTAGEM
DA OBRA APROPRIAÇÃO (MESA
DE BILHAR, D’APRÈS “O CAFÉ
NOTURNO DE VAN GOGH”),
NA WHITECHAPEL GALLERY,
LONDRES, 1969
e as primeiras salas de Somos muit+s compro-
vam essa preocupação. Além de desenhos que
acompanham questões importantes em sua obra,
a escultura Bomba de mel no local do trabalho,
uma máquina que bombeou mel pelo museu Fri-
dericianum ao longo dos cem dias da Documenta
6, em 1977, trata justamente da infiltração de
uma substância natural, agente de fecundação,
fonte de vida e imortalidade. Mel e gordura são
elementos comuns da poética de Beuys. Com mel
ele leva vida e adoça as instituições de arte e,
nesse sentido, é de se lamentar que a obra seja
vista apenas como uma escultura inanimada, sem
de fato percorrer a Pinacoteca.
Contudo, a mostra proporciona outras experiên-
cias possíveis de coletividade, como na perfor-
mance Ágora, de Maurício Ianês, que estará pre-
sente durante seus três meses de duração. Nela,
ele cria um espaço de convivência, onde serve chá
e café e permite que visitantes se manifestem pelas
paredes pintadas em vermelho intenso.
Já Monica Nador e o Jardim Miriam Arte Clube
(Jamac) são vistos em uma parceria com o Núcleo
de Ação Educativa da Pinacoteca com o pro-
jeto Extramuros, que existe desde 2008. Para a
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