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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO






             PINACOTECA REVÊ E ATUALIZA


             BEUYS E OITICICA





             MOSTRA SOMOS MUIT+S: EXPERIMENTOS SOBRE COLETIVIDADE TRAZ ARTISTAS DO SÉCULO
             20 QUE REPOSICIONARAM A ARTE EM DIÁLOGO COM PROJETOS ATUAIS


             POR FABIO CYPRIANO






             A EXPOSIÇÃO Somos muit+s: experimentos sobre cole-  reproduzido no catálogo da mostra, que afirma: “Todo
             tividade retoma o pensamento de dois artistas essen-  ser humano é um artista, pois ele experimenta a essência
             ciais na segunda metade do século 20, Joseph Beuys   criativa em si, a essência formadora que se relaciona a
             (1921 – 1986) e Hélio Oiticica (1937 – 1980) para pensar   todos os campos de problemas da vida, todos os campos
             a prática artística hoje.                         no qual esse ser humano se movimento”.
             De certa forma, foi o que fez a 27ª Bienal de São Paulo,   Essa é a chave de um pensamento ainda pouco explorado,
             Como viver junto, em 2006, que partia das propostas   que é a compreensão que a arte é um campo amplo e
             de Oiticica para mapear produções que questionavam   que pode se desdobrar em vários outros campos. Não se
             a representação por meio da proposta da antiarte e   trata aí de algo absolutamente inovador, já que Marcel
             buscavam criar experiências coletivas.            Duchamp, muitos anos antes já defendia que jogar xadrez
             Passados treze anos, faz sentido seguir buscando refe-  era arte, mas Beuys, obviamente, foi muito além.
             rência em Beuys e Oiticica? SIM. Nesse período, o mer-  Fundador do Partido Verde, na Alemanha, em 1980,
             cado de arte no Brasil se expandiu consideravelmente,   defensor da democracia direta, ecologista, sua militân-
             as instituições de arte da cidade se fortaleceram, e o   cia sempre foi uma faceta importante de sua atividade
             país entrou em uma guerra contra a cultura. Assim, as   artística. No campo da arte, Beuys defendia a ideia de
             as propostas radicais da arte seguem mais necessárias,   “escultura social”, uma estratégia em conciliar a prática
             mas ainda são exercidas em poucos espaços. Contudo,   artística com a intervenção social, como ocorreu em
             elas são o oxigênio do sistema e, como tal, essenciais   Sete mil Carvalhos. Em 1979, por ocasião da Documenta
             para se entender o que pode significar a arte hoje.  de Kassel, Beuys e moradores do local plantaram sete
             Ao visitar a mostra, ouvi uma senhora de sotaque gaúcho   mil carvalhos, a fim de transformar a árida cidade alemã,
             comentar com sua amiga enquanto lia sobre o projeto   uma das mais destruídas na Segunda Guerra Mundial.
             de Arte Útil da artista cubana Tania Bruguera: “Não é a   Hoje, Kassel é um exemplo de “escultura social.
             toa que há tanta perseguição à arte nos últimos tempos,   Beuys também era um crítico dos sistemas de exclusão.
             porque o que ela [a artista] quer é mudança”, afirmou   Expulso da Universidade de Düsseldorf, em 1972, por
             enfática, como a buscar aprovação. Impossível não ter   defender que suas aulas deveriam ser assistidas por
             empatia. É até um alívio perceber que, mesmo apenas   qualquer um e não apenas pelos matriculados em suas
             em estado de potência, já que a obra de Bruguera não   classes, ele criou a Frei Internationale Universität (Uni-
             estava sendo ativada, ela deixava claro que o negócio   versidade Livre Internacional) junto a outros colegas,
             ali não é apenas entretenimento.                  em 1983, no seu próprio ateliê, em Düsseldorf.
             Faz todo sentido retomar Beuys porque afinal é dele uma   Como se vê, as dimensões políticas e educacionais são
             das mais importantes propostas artísticas, defendida   essenciais em seu pensamento, mas não só: ele tam-
             desde 1977, como se lê no texto Entrada em um ser vivo,   bém tinha uma visão da importância simbólica da arte


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