Page 38 - ARTE!Brasileiros #48
P. 38
EXPOSIÇÃO SÃO PAULO
PINACOTECA REVÊ E ATUALIZA
BEUYS E OITICICA
MOSTRA SOMOS MUIT+S: EXPERIMENTOS SOBRE COLETIVIDADE TRAZ ARTISTAS DO SÉCULO
20 QUE REPOSICIONARAM A ARTE EM DIÁLOGO COM PROJETOS ATUAIS
POR FABIO CYPRIANO
A EXPOSIÇÃO Somos muit+s: experimentos sobre cole- reproduzido no catálogo da mostra, que afirma: “Todo
tividade retoma o pensamento de dois artistas essen- ser humano é um artista, pois ele experimenta a essência
ciais na segunda metade do século 20, Joseph Beuys criativa em si, a essência formadora que se relaciona a
(1921 – 1986) e Hélio Oiticica (1937 – 1980) para pensar todos os campos de problemas da vida, todos os campos
a prática artística hoje. no qual esse ser humano se movimento”.
De certa forma, foi o que fez a 27ª Bienal de São Paulo, Essa é a chave de um pensamento ainda pouco explorado,
Como viver junto, em 2006, que partia das propostas que é a compreensão que a arte é um campo amplo e
de Oiticica para mapear produções que questionavam que pode se desdobrar em vários outros campos. Não se
a representação por meio da proposta da antiarte e trata aí de algo absolutamente inovador, já que Marcel
buscavam criar experiências coletivas. Duchamp, muitos anos antes já defendia que jogar xadrez
Passados treze anos, faz sentido seguir buscando refe- era arte, mas Beuys, obviamente, foi muito além.
rência em Beuys e Oiticica? SIM. Nesse período, o mer- Fundador do Partido Verde, na Alemanha, em 1980,
cado de arte no Brasil se expandiu consideravelmente, defensor da democracia direta, ecologista, sua militân-
as instituições de arte da cidade se fortaleceram, e o cia sempre foi uma faceta importante de sua atividade
país entrou em uma guerra contra a cultura. Assim, as artística. No campo da arte, Beuys defendia a ideia de
as propostas radicais da arte seguem mais necessárias, “escultura social”, uma estratégia em conciliar a prática
mas ainda são exercidas em poucos espaços. Contudo, artística com a intervenção social, como ocorreu em
elas são o oxigênio do sistema e, como tal, essenciais Sete mil Carvalhos. Em 1979, por ocasião da Documenta
para se entender o que pode significar a arte hoje. de Kassel, Beuys e moradores do local plantaram sete
Ao visitar a mostra, ouvi uma senhora de sotaque gaúcho mil carvalhos, a fim de transformar a árida cidade alemã,
comentar com sua amiga enquanto lia sobre o projeto uma das mais destruídas na Segunda Guerra Mundial.
de Arte Útil da artista cubana Tania Bruguera: “Não é a Hoje, Kassel é um exemplo de “escultura social.
toa que há tanta perseguição à arte nos últimos tempos, Beuys também era um crítico dos sistemas de exclusão.
porque o que ela [a artista] quer é mudança”, afirmou Expulso da Universidade de Düsseldorf, em 1972, por
enfática, como a buscar aprovação. Impossível não ter defender que suas aulas deveriam ser assistidas por
empatia. É até um alívio perceber que, mesmo apenas qualquer um e não apenas pelos matriculados em suas
em estado de potência, já que a obra de Bruguera não classes, ele criou a Frei Internationale Universität (Uni-
estava sendo ativada, ela deixava claro que o negócio versidade Livre Internacional) junto a outros colegas,
ali não é apenas entretenimento. em 1983, no seu próprio ateliê, em Düsseldorf.
Faz todo sentido retomar Beuys porque afinal é dele uma Como se vê, as dimensões políticas e educacionais são
das mais importantes propostas artísticas, defendida essenciais em seu pensamento, mas não só: ele tam-
desde 1977, como se lê no texto Entrada em um ser vivo, bém tinha uma visão da importância simbólica da arte
38
BOOK_ARTE_48_AGOSTO2019.indb 38 30/08/19 19:33