Page 34 - ARTE!Brasileiros #48
P. 34
REPORTAGEM GRADA KILOMBA E DJAMILA RIBEIRO
ESTOU
REFLETIDA NA
MINHA OBRA
GRADA KILOMBA ASSUME POSICIONAMENTO
PESSOAL COMO FORMA DE SE CONTRAPOR
À CULTURA COLONIALISTA; ARTISTA
PORTUGUESA LANÇA LIVRO E PARTICIPA
DE MOSTRA NA PINACOTECA
POR FABIO CYPRIANO
“É IMPENSÁVEL NÃO SE POSICIONAR naquilo
que nós fazemos. Se eu não me posiciono naquilo
que eu faço, então minha posição é de poder e
de privilégio tão grande, que eu não preciso me
mencionar, e sendo um exercício de poder, então
é um exercício colonial”, defendeu a artista Grada
Kilomba em debate na Pinacoteca do Estado na
abertura de sua mostra Desobediências Poéticas,
em cartaz até 30 de setembro.
Kilomba respondia a uma pergunta da plateia
sobre as razões dos elementos biográficos em sua
obra, portanto posicionar aí denota esse caráter de
primeira pessoa: “É importante explicar porque se
escrever em primeira pessoa; eu não falo sobre os
outros, eu tenho que falar sobre eu mesma, sobre
as minhas questões”, disse ao lado de Djamila
Ribeiro, filósofa que hoje encarna o debate em
torno do lugar de fala, um dos elementos presentes
no debate da Pinacoteca.
Para Kilomba, assumir uma postura representa
uma quebra importante na história da arte, já
que “muitos artistas e muitas artistas mulheres
também brancas baseiam seu trabalho na explo-
ração absoluta da negritude, dos depoimentos, da
língua, do discurso, das imagens, dos arquivos e
da performance da negritude”. Escrevendo isso, FOTO LEVI FANAN
lembro das pinturas em que Adriana Varejão se
34
BOOK_ARTE_48_AGOSTO2019.indb 34 30/08/19 19:33