Page 81 - ARTE!Brasileiros #47
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MAXWELL ALEXANDRE, TREM CARAVELAS DE HOJE, 2016
eu quis ter alguma diversidade regional, porque eu Acho que o Brasil está em um momento muito crítico em
acho importante fazer o exercício de olhar para lugares termos políticos, nas suas relações sociais, na maneira
menos óbvios, e houve um exercício para tentar quebrar de construir seus lugares de afeto e as possibilidades
um pouco essa estrutura em que as exposições são de encontro. Isso para não falar das questões mais
majoritariamente feitas por homens brancos. Então estruturais no que tange à cultura. Mas não acho que
tem mais não brancos do que brancos e mais mulheres o Panorama seja uma resposta, porque é tudo muito
do que homens. Isso não era exatamente uma meta a velho e ao mesmo tempo muito novo. Sobretudo do
cumprir, mas acho que todo mundo que atua hoje em dia período eleitoral para cá ficou muito claro que é preciso
tem que se preocupar com outro tipo de representação. se reorganizar, que qualquer estratégia de oposição a
E acho que nesses lugares, que estão menos visíveis esse governo precisa ser reelaborada, porque muitas
ou menos representados, é onde normalmente, por táticas e práticas foram superadas, vencidas. E acho que
natureza, há mais experimentação e resistência. Mais isso tange à arte também, para pensarmos como a arte
dessa “arte sertão”. vai reagir. Acho que qualquer reação imediata vai ser
panfletária e superficial. O que às vezes é necessário, no
Quando você fala em resistência, impossível não pensar no con- calor do momento, mas acho que talvez esse Panorama
texto político que estamos vivendo, com um governo conservador tente discutir mais o que seria um pensamento tático
e discursos muito contundentes contra a arte e a cultura. A linha ou estratégias de reorganização dessa resistência do
curatorial do Panorama é também um tipo de resposta a isso? que trazer respostas ou oferecer um confronto frontal
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