Page 86 - ARTE!Brasileiros #47
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PERFIL MAX PERLINGEIRO








                                                               texto sério, profundo e de conteúdo”. Adotando o
                                                               mesmo procedimento para sua atuação como editor
                                                               de livros de arte, ele é enfático: “Não faço álbum
                                                               de figurinhas, livros têm que ter conteúdo”. Em sua
                                                               atuação no mercado livreiro tenta a mudança desse
                                                               cenário com um conjunto de estratos de informação.
                                                               “A consulta em nosso banco de dados conta com
                                                               1516 itens e a pesquisa é intensa”. Em Fortaleza, a
                                                               Multiarte mantém 120 alunos divididos em 10, 12 por
                                                               turma. “Com esse trabalho criamos conteúdos para
                                                               publicação e formamos pessoas. Hoje a instituição
                                                               recebe cerca de 200 visitantes por semana”.
                                                               A historiografia da arte brasileira se compõe, em
                                                               grande parte, de textos curtos publicados em jor-
                                                               nais e revistas, além de catálogos, que nem sempre
                                                               apresentam ensaios de fôlego. O buraco ainda per-
                                                               siste. Perlingeiro se especializou em edição de livros
                                                               exclusivamente voltados para a história da arte bra-
                                                               sileira, dos séculos 19 e 20, com extensa investigação.
                                                               Entre as publicações vale destacar: Antônio Bandeira
                                                               1922-1967; Coleção Airton Queiroz Fortaleza/Ceará;
                                                               Frans Post; Coleção Edson Queiroz - catálogo, entre
                                                               outras. O reconhecimento editorial veio com o Prêmio
                                                               Jabuti, atribuído pela Câmara do Livro em três anos
                                                               diferentes, além de outras láureas na área de artes.
                                                               Hoje o sistema de arte participa diretamente das leis
                                                               do sistema midiático e econômico. Para dar conta de
                                                               sua agenda, Perlingeiro criou uma plataforma que
                                                               divide com seus filhos Amanda, Max e Victor. “Um
                                                               terço do meu tempo é empregado na administração de
                                                               18 coleções particulares e institucionais importantes,
                                                               locadas em Fortaleza, Alagoas, Rio de Janeiro e São
                                                               Paulo. Meus filhos se ocupam das exposições, dos
                                                               livros e de outras questões mais particulares”.
                             BRUNO GIORGI, RETRATO DE LEONTINA GIORGI, DÉCADA DE 1970
                                                               Com trabalho prospectivo em setembro próximo Per-
                                                               lingeiro, galerista de longa data, vai revelar em exposi-
             outra no cotidiano do empresário, demarcado pela   ção o que motivou Antonio Dias a seguir e colecionar
             coexistência entre todas as atividades com as quais está   a produção de Leonilson, cuja representação preferida
             envolvido. Pesquisar é, para ele, peça fundamental, o   é o universo dele mesmo. Perlingeiro é o co-curador
             que o torna crítico da superficialidade de alguns traba-  da mostras: “O principal é Antonio Dias”, diz ele com
             lhos curatoriais. Aprofundar o conhecimento é tornar o   o humor de quem lida com artistas desde a década de
             campo da arte em um espaço complexo e dinâmico, mas   60. Esta mostra é o desdobramento do projeto iniciado
             nem sempre é assim. “Quando surge uma exposição   com Bruno Giorgi e Alfredo Volpi agora em cartaz na
             há curadores que aplicam o processo do copy/paste,   Pinakotheke do Rio, que envolve amigos artistas e suas   FOTO JAIME ACIOLI
             em trabalhos já editados. Não se preocupam com um   afinidades vivenciais e artísticas. Vamos aguardar.


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