Page 72 - ARTE!Brasileiros #46
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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO
STEPHEN DEAN, A COR
COMO CONEXÃO DO OLHAR
O ARTISTA FRANCO–AMERICANO TRABALHA O VIDRO DICROICO COM SATURAÇÃO, REFLEXIVIDADE E TRANSPARÊNCIA
POR LEONOR AMARANTE
A OBRA DE STEPHEN DEAN se comunica com o público escultura como em instalações e obras sobre papel e
de forma singular, por meio de relações interpessoais e de vídeo, em que a cor entra no processo como um conector,
contexto do lugar. Em Rehearsal with Props, em exposição agente para alterar as relações espaciais, formais. “Tento
na Casa Triângulo, o artista franco-americano trabalha com me manter no meio de um triângulo, em que um ângulo
vidros dicroicos que têm a propriedade de exibir mais de chega ao documentário e os outros à pintura e à vídeo-
uma cor em certas condições de iluminação. “A concepção arte”. Com esses elementos ele problematiza a “tela como
desta mostra parte da conexão permanente da cor em meu suporte-transparência”.
trabalho, que é próximo à música”. A particularidade de seu Contrapondo-se a Ladder, a série Atlas, mais parece obra de
trabalho se anuncia neste jogo de transparência, saturação gabinete, uma coleção de pequenas aquarelas, que ele chama
e no deslocamento dos corpos. Não se trata de um olhar de “esquetes de obras espontâneas” e que têm a capacidade
estático, há deslocamentos no espaço e no tempo. de expandirem os limites da cor, mesclando pinturas sobre
A identificação imediata do visitante com a obra de Dean papel transparente de cigarro. “É um material bem resistente,
se dá com a escultura Ladder. É uma escada sem base que suporta a luz e é usado pela NASA”. Com esse tipo de
fixa, com paineis de vidro dicroico, material ao mesmo papel pode-se enrolar um baseado e, com humor, Dean o
tempo reflexivo e translúcido e um dos pontos chave do chama de “maconha dicroica”. Os pequenos desenhos são
discurso dele. Ao realçar a interioridade do vidro, ele cria como esboços preparatórios, muito espontâneos, quase
uma espécie de membrana transparente onde o mundo se como em gesto, motivados por paisagens, elementos abs-
projeta e se condensa em cores, como um divisor entre a tratos, coisas simples que formam um caleidoscópio que
superfície do vidro e a profundidade simulada do “espe- não se esgota. A pintura com superfície saturada é povoada
lho”. Na abertura da mostra, quase ninguém resistiu a de imagens “aplainadas”, agrupadas em conjuntos de cinco
fotografar-se diante dessa escultura enigmática que seduz peças dispostas sobre uma mesa vitrine. Esses pequenos
o visitante ao refleti-lo, criando uma nova obra a cada cli- retângulos podem ser articulados de várias formas, com dia-
que, com reflexividade e cruzamentos de olhares. Vista gramações diferentes e traduzem momentos únicos, etéreos.
de perto, pode-se ver a densidade e a saturação do mate- Dean promove a reinvenção de formas ou eventos preexis-
rial, a cor, a tentativa de recontextualizar formas comuns. tentes em vários materiais, tendo o vidro como elemento
Dean é um artista multimídia que se expressa tanto em pendular em seus discursos, desde o seu início na arte. Esse
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