Page 70 - ARTE!Brasileiros #46
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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO











                                                                            FARNESE DE ANDRADE, NARCISO, 1982


             sua versatilidade – “ele fazia                                como diz Mattar,  “paralisar
             tudo ao mesmo tempo”, diz                                     o tempo”.
             Denise –, esse enorme painel                                  Os temas são recorrentes. Há
             evidencia alguns interesses                                   as anunciações, os mergulhos
             do artista, como um fascí-                                   nas memórias afetivas rela-
             nio pela sensualidade do                                     cionadas às figuras paterna e
             corpo humano (não apenas                                     materna, uma longa série de
             de cunho homoerótico) e sua                                  trabalhos intitulados “Viemos
             capacidade de reinventar                                     do mar”, e outros campos de
             formas de fazer arte. Nes-                                   pesquisa aos quais retorna de
             ses casos, por exemplo, ele                                  forma obsessiva e compulsiva,
             desenvolve uma técnica parti-                                como que num esforço de
             cular, que ele chama de “tinta                               expurgo e organização interna.
             transformada” e que consiste                                 Há algo de lúgubre, nostálgico,
             na aplicação de aquarela mis-                                neste retorno ao passado, que
             turada com um produto quí-                                   reabrem feridas, deixam sen-
             mico secreto no avesso da tela                               timentos à mostra. Como bem
             já pintada, transferindo para a                             definiu Charles Cosac no texto
             obra manchas de cores e for-                                de abertura do catálogo, “ele se
             mas sedutoras, sobre as quais                               alimentou de saudade”.
             tinha controle apenas parcial. O                            E nos contagia nesse processo.
             segundo é um conjunto de mono-                           Suas peças colocam à flor da pele
             tipias feitas a partir de objetos que encontra à   emoções que deveriam ficar sepultadas, sobretudo
             beira-mar ou em aterros no início dos anos 1960   num país que apostava na via unívoca, redentora
             e que em pouco tempo seriam incorporados em   de uma arte de ângulos retos e símbolos abstratos,
             suas colagens tridimensionais.              deixando para trás seus pés de barro, suas madei-
             Iniciadas em 1964 e produzidas de forma inces-  ras roídas por cupins, uma sensualidade estranha e
             sante até sua morte, em 1996, essas peças que   seus santos decapitados. Ao contar suas histórias,
             reúnem madeiras carcomidas; carcaças de bone-  marcadas por memórias coletivas terríveis como o
             cas; santos de devoção popular; objetos garimpa-  afogamento de seus dois irmãos alguns anos antes
             dos em antiquários, no lixo ou nas ruas; conchas   de seu nascimento e por um estado depressivo mar-
             encontradas ao acaso ou imagens herdadas de um   cado por várias crises, Farnese ecoa em cada um
             tio fotógrafo formam o corpo da exposição. Embal-  de forma subjetiva. Porém, inevitavelmente mexe
             samados em um ambiente de resina, encerrados   de forma intensa com sentimentos que vão muito
             em oratórios que passa a adotar no período em   além da razão.
             que reside em Barcelona, protegidos por redomas
             de vidro ou abrigados nos ocos das tradicionais   Farnese de Andrade - Memórias Imaginadas
             gamelas de madeira usadas na cozinha popular   Curadoria de Denise Mattar
             de sua Minas Gerais natal, essas composições ao   Até 25 de maio
             mesmo tempo angustiantes e sedutoras – de um   Galeria Almeida e Dale:
                                                         Rua Caconde, 152 - Jardim Paulista, São Paulo - SP
             preciosismo formal impressionante – parecem,


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