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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO






             DIFERENTES ASPECTOS DA VIDA


             E OBRA DE PAUL KLEE





             MOSTRA NO CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL EM SÃO PAULO NOS APROXIMA DA GENIALIDADE DO ARTISTA SUÍÇO


             POR MARIA HIRSZMAN


             TENTACULAR, A EXPOSIÇÃO DE PAULO KLEE em          Artes de Munique em 1898) e a posterior libertação de
             cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de   uma arte que apenas reproduz o visível; os interessantes
             São Paulo apresenta um retrato diversificado do artista,   estudos que realiza na primeira década do século XX que
             permitindo a expressão de toda sua genialidade. Eviden-  recebem o título de “Invenções”, nos quais cria figuras
             temente, seu protagonismo na arte moderna e seu estilo   estranhas, precocemente surreais, com certa ironia e
             absolutamente pessoal – em diálogo com várias das   acidez; a importância de viagens como as que fez para
             correntes hegemônicas da primeira metade do século   a Itália (1901), França (1912) e sobretudo para a Tunísia
             XX – estão na base da mostra, que traz mais de 120   (1914); a presença da família (nos retratos e nos fantoches
             trabalhos. No entanto, a maior qualidade de “Equilí-  que fazia para o filho); a descoberta da cor; e a intensa
             brio Instável” reside na estratégia de mostrar não uma   relação com outras formas de expressão artística como
             trajetória única e coerente do pintor, mas sim iluminar   a música e o teatro.
             diferentes aspectos de sua vida e obra, compondo um   Os movimentos são complementares, combinando fatos
             panorama – evidentemente não exaustivo – de múltiplas   biográficos marcantes com seus principais veios de pes-
             questões caras a Klee e a sua época.              quisa e estudo, como os trabalhos de viés mais expressio-
             Assim, o que poderia ser uma retrospectiva tradicional que   nista, desenvolvido nos anos 1910 (quando participou do
             referenda a narrativa oficial sobre a trajetória de um artista   grupo “Der Blaue Reiter”, com artistas como Kandinsky e
             profundamente coerente e prolífico, acaba se espraiando   Macke) ou os persistentes desenhos de modelos geomé-
             por pesquisas, temas, técnicas e momentos distintos. Essa   tricos que realiza nos vários anos em que foi professor
             abordagem por capítulos, que respeitam uma cronologia   da Bauhaus, período em que se dedica a compreender e
             tênue, também responde à difícil arquitetura do espaço,   sintetizar as relações formais da representação plástica.
             fragmentado em múltiplas salas desconectadas uma da   Ora o visitante é colocado em contato com trabalhos que
             outra. Com isso, o visitante acompanha o artista desde a   marcam sua relação com o mundo à volta, ora tem diante
             infância, num conjunto de desenhos singelos, represen-  de si o resultado de um esforço constante para dominar e
             tando, por exemplo, cenas familiares de natal. A presença   criar uma nova arte. Disciplinado ao extremo, Klee tinha
             de tais peças na exposição se explica tanto pela importância   por norma não passar nem um dia sem traçar uma linha.
             do Zentrum Paul Klee (instituição suíça organizadora da   Apesar da importância normalmente atribuída à contri-
             mostra e depositária de sua obra) para a preservação de   buição do artista para o desenvolvimento da abstração na
             sua história, como pelo fato curioso de o próprio pintor ter   arte moderna, poucas foram as oportunidades do público
             incluído esses trabalhos, que a seu critério já apresentariam   brasileiro ver de perto sua produção, como mostra Roberta
             “autonomia produtiva”, no exaustivo registro que manteve   Saraiva Coutinho em estudo publicado no catálogo de
             a vida inteira de sua produção.                   “Equilíbrio Instável”. Tal ausência é ainda mais estranha
             O visitante vai pouco a pouco acompanhando seu cami-  se levarmos em consideração a grande influência – formal
             nhar, presencia por meio de obras selecionadas seu desejo   ou teórica – de suas pesquisas no modernismo local, num
             de aperfeiçoar-se no estudo acadêmico do corpo humano   diálogo a distância que o Zentrum Paul Klee pretende
             (que já havia lhe custado uma vaga na Academia de Belas   mapear melhor e apresentar futuramente ao público suíço.


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