Page 58 - ARTE!Brasileiros #46
P. 58
EXPOSIÇÃO SÃO PAULO
opostas à cachoreira. No chão, a instalação Onda de Sal (2010),
sendo uma figura formada pela palavra “onda”, escrita em um
código criado pela dupla: “Uma parte grande da nossa criação
diz respeito ao desenvolvimento de novas tipografias. Nos
interessamos muito pelos alfabetos, as diferentes formas de
escrita pelo mundo”. A geometria das letras nesse alfabeto cria
diferentes modulações para a onda.
Já em outra parede, o público se depara com as 28 Luas (2014),
uma videoinstalação onde a figura é formada pelo texto (assim
como em Ulysses). No caso, a figura de uma lua é construída
pelo texto de Galileu Galilei na primeira vez que observou o
satélite, cada um dos vinte e oito minutos pelos quais o vídeo
se estende forma um estado da lua a cada 28 dias de sua
variação durante um ciclo. Outra experiência com a lua
espera o público no subsolo: Mares da lua (2018) é
uma videoinstalação que reflete em telas com-
postas por pedrinhas de jardim o nome
dos mares presentes no satélite,
como Mar da Tranquilidade e
Mar das Ilhas. A luz cai sobre
posições de letras, como
uma gota, também em um
código, formando as palavras
e se abrindo pelas telas.
Para trazer uma reflexão sobre os
problemas contemporâneos que envolvem um espectro
geopolítico, Detanico Lain achou pertinente que a obra
Ruído branco (2006), que teve estreia durante a Bienal de
Veneza, fosse incluída na mostra. Fechando o percurso
de 14 obras, várias imagens de satélite de um espaço
da Floresta Amazônica são colocadas em camadas,
aos poucos isso ganha intrusões de um branco,
sendo apagado continuamente, fazendo referência
aos problemas do desmatamento e as questões
climáticas: “Se em 2006 isso era importante”,
começa Angela e Rafael completa: “Agora isso
é urgente”, finaliza.
Detanico Lain: Meteorológica
Curadoria de Rodrigo Villela
Até 21 de abril
Espaço Cultural Porto Seguro:
Alameda Barão de Piracicaba, 610 – Campos
Elíseos, São Paulo – SP
DETANICO LAIN, ULYSSES,
2017. CADA PASSO É UMA
PÁGINA DO CLÁSSICO DE
JAMES JOYCE
58
ARTE_46_Marco2019.indb 58 25/03/19 14:34